Livro de Deus, Mãe?
Espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 2024 - Livro de Deus, Mãe?
Artigo visto 2378




Visto: 2378
Postado em: 27/07/09 às 16:09:45 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=2024
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


Nada é tão importante como o exemplo tirado da Palavra de Deus, e que a Bíblia se lê com fé, se ouve com o coração e se transmite com simplicidade, não se tornando um declamador dela”. Papa Bento XV (1914-1922)

Uma tarde, certa mãe muito atarefada, ao promover uma limpeza geral na casa, apelou para o filho de onze anos, pedindo-lhe sua ajuda. Coube a ele, então, o dever de limpar os móveis, começando de cima para baixo, ainda com a responsabilidade de retirar todos os objetos acumulados sobre eles, para que melhor pudesse retirar toda a poeira ali amontoada desde a última faxina.
O garoto, servindo-se de uma pequena escada de dois degraus, iniciou seu trabalho. Depois de algumas horas, estavam limpos os móveis das duas salas e dos quartos. Finalmente chegou aquele quarto onde eram colocados objetos mais antigos – alguns aproveitáveis e outros não.
Havia realmente muito que fazer ali. Quando começou pôr abaixo tudo o que estava colocado em cima de uma velha prateleira, o garoto deparou-se com um volume grosso, já amarelecido, empoeirado e metido entre latas, ferramentas e tantas outras quinquilharias encostadas. Com o livro já nas mãos, o pequeno chamou a mãe e foi dizendo:
-Olha, mãe, achei essa coisa velha, empoeirada e até com cheiro de mofo. Veja só como está horrível...
Posso jogar no lixo?
A mãe, que por um pouco havia deixado os seus próprios afazeres a fim de atender ao chamado do filho, vendo que aquilo que o garoto chamava de coisa era a Bíblia da família, disse-lhe em tom contrito:
-Meu filho, tome cuidado com este livro porque ele é sagrado, é o livro de Deus! Imagine, atirar ao lixo esse volume...
-Livro de Deus, mãe?
Então, antes que as traças o destruam, o melhor é devolvê-lo ao dono, pois aqui em casa nunca o usamos e quem sabe Deus encontre alguém interessado nele...
(Autor Desconhecido)

Torna-se um pecado não ler a Sagrada Escritura, porque desobedece a ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele mandou: “Examinais as Escrituras, pensando ter nelas a vida eterna, e são elas que dão testemunho de mim”, (Jo 5,39). “Estais errados. Não compreendeis a Escritura, nem o poder de Deus” (Mt 22,29).
Quem não guarda a Palavra de Deus em seu coração está morto. Quem não vive o espírito da Palavra da Vida, vive a cultura da morte.
Disse Jesus: “as palavras que vos falei são Espírito e são vida” (Jo 6,63). “Se alguém, guardar a minha palavra, nunca verá a morte” (Jo 8,51).
O personagem central da família é Jesus Cristo e o principal livro de leitura da família é a Bíblia Sagrada.
Só temos paz de espírito, comunhão familiar e vida eterna na obediência dos ensinos contidos nas Sagradas Escrituras. “Feliz quem teme o Senhor e segue seus caminhos.
Viverás do trabalho de tuas mãos, viverás feliz e satisfeito. Tua esposa será como uma vinha fecunda no interior de tua casa.; teus filhos, como brotos de oliveira ao redor de tua mesa. Assim será abençoado o homem que respeita o Senhor” (Sl 128,1-4).

LER E ORAR

Ensina o Catecismo da Igreja Católica: “A Igreja exorta todos os fiéis cristãos, com veemência e de modo peculiar... a que pela freqüente leitura das divinas Escrituras aprendam ‘a eminente ciência de Jesus Cristo’... Lembrem-se, porém, de que a leitura da Sagrada Escritura deve ser acompanhada pela oração, a fim de que se estabeleça o colóquio entre Deus e o homem; pois a Ele falamos quando rezamos; a Ele ouvimos quando os divinos oráculos” (nº 2653).
São Paulo Apóstolo ensinava com rigor a leitura da Palavra de Deus e a oração.
“Dedica-te a leitura e ao ensino” (1 Tm 4,13). “Ser fiel a Sagrada Escritura” (2 Tm 3,14-17).
“Orai sem cessar” (1 Ts 5,17).
“Antes de tudo, peço que se façam súplicas, orações, intercessões, ação de graças, por todas as pessoas”, (1 Tm 2,1.2).
O grande Patriarca dos monges do Ocidente São Bento de Núrsia (480-547), centraliza a sua espiritualidade monástica na Pessoa de Jesus Cristo. Cristo abre a Santa Regra e Cristo a encerra. Sua vida e seu amor constituem toda a inspiração ardente do monge.
“Para combater, junto a Cristo Senhor, o verdadeiro Rei” (Prólogo 3). “Prefiram a Cristo. Que Ele nos conduza juntos para a vida eterna” (RB 72,11.12). “Cumpra, com a ajuda de Cristo esta mínima Regra” (RB 73,8).
A revelação de São bento com a Palavra de Deus é magistral. Ele vivia o ensino sagrado, por isso tinha autoridade para exortar os seus filhos.
“Com efeito, que página ou palavra de autoridade divina, seja do Antigo, seja do Novo Testamento, não é norma seguríssima para a vida humana?” (RB 73,3).
Creio que não existe na História da Igreja um pensamento tão excelente e tão abissal como este dito por São bento: “NADA ESTIMAR HAVER MAIS CARO QUE O CRISTO”, (RB 5,2).
O renomado escritor sacro e grande pregador, daí, ele é considerado o “O Príncipe dos Pregadores’, o inglês Charles H. Spurgeon (1834-1892), leu a Bíblia Sagrada 100 vezes e disse: “Á centésima vez achei-a incomparavelmente mais preciosa, que á primeira”.
Quantas vezes você já leu a Bíblia?
Como conhecer Jesus Cristo e ter experiência com Ele, se não conhece a Sua Pessoa e seus ensinos através do seu único Testamento?
Já Dizia Santo Agostinho de Hipona (354-430): “Ninguém ama aquilo que não conhece”.

CONCLUSÃO

A gloriosa Palavra de Deus é como uma rocha (2 Sm 23,2.3). Ela é a fortaleza inabalável que nos guia para casa fortificada (Sl 31,3.4).
Tudo pode mudar, perecer e passar, menos a bendita Palavra do Senhor, nosso bom e justo Deus: “Passarão o céu e a terra. Minhas palavras, porém, não passarão” (Mt 24,35).
A Bíblia é como uma carta: bem pessoal.
Ela é escrita para MIM.
Todos os conselhos são dirigidos a MIM.
Toda expressão de amor é para MIM.
Nosso Senhor Jesus Cristo morreu por MIM.
Ele oferece uma salvação pessoal a MIM.
Se eu quero ser salvo para gozar no céu a felicidade eterna, devo aceitá-lo como MEU Senhor e Salvador pessoal e viver a fidelidade da Sua Palavra.
A Sagrada Escritura é a poderosa ferramenta de Deus que através dos séculos vem transformando milhares de vidas em novas criaturas para família, igreja, sociedade e as mansões celestiais.
A Sagrada Escritura é o maior tesouro do bom Deus para humanidade.
“São mais desejáveis do que o ouro, muito ouro refinado” (Sl 19,11).

*Pe. Inácio José do Vale
Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo
Professor de História da Igreja
Faculdade de Teologia de Volta Redonda
E-mail: pe.inaciojose.osbm@hotmail.com


www.cleofas.com.br



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.883.160
Visitas Únicas Hoje: 226
Usuários Online: 125