Caricatura da Igreja
Espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 2057 - Caricatura da Igreja
Artigo visto 2475




Visto: 2475
Postado em: 02/08/09 às 18:52:36 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=2057
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


Por Dom Benedicto de Ulhoa Vieira


Recente discurso do Santo Padre apontava pretensão de quem, “em vez de se inserir na comunhão com Cristo, no Corpo de Cristo que é a Igreja, cada um quer ser superior ao outro e, com arrogância intelectual, quer fazer crer que ele seria o melhor... Assim nasce uma caricatura da Igreja” (20.II.09).

Nestes dias últimos, muitos escreveram atacando grosseiramente a Igreja nos jornais e alguns chegaram até a manifestar o desejo de afastarem-se dela. É necessário compreender e aceitar que a Igreja não é invenção humana, embora constituída de criaturas humanas. Quem a criou foi o próprio Cristo, o que não é novidade para quem conhece os Evangelhos.

Sua doutrina e seus mandamentos estão na Bíblia sagrada, sobretudo nos Evangelhos. Os dez mandamentos não são imposições dos homens, mas determinação divina, como se lê no Êxodo (20, 2-17) e no Deuteronômio (5, 6-21). Por ser lei divina o respeito que se deve ter à vida, é a razão por que não se pode tirá-la de ninguém.

A Didaqué, o mais antigo manual de vida cristã, datada aproximadamente do ano 90 da era cristã, já preceituava: “Não matarás o embrião por aborto e não farás perecer o recém-nascido” (2, 2).

Destas documentadas citações, é fácil perceber que a ilicitude de tirar a vida de um ser humano, mesmo ainda por nascer, não é imposição da Igreja, mas lei explícita de Deus. E se o Direito Canônico coloca uma pena eclesiástica – a excomunhão – sobre quem consciente e deliberadamente efetua um aborto (cânon 1398), é precisamente em decorrência do preceito divino: “Não matarás”. Lamentável erro dos jornais dizerem que, neste caso, é o Bispo que excomungou. Não. É o Direito Eclesiástico que, independente da autoridade episcopal, impõe a pena “ipso facto” a quem comete o ato do aborto, com o efeito desejado.

Os “argumentos” e os ataques à Igreja, o desejo de que ela seja diferente na doutrina e nas suas leis mostram claramente uma “caricatura da Igreja” na qual seja lícito fazer todas as loucuras, até tirar a vida nascente, sem normas, sem que ninguém tenha o direito de dizer-lhe que isto é contra a lei divina. Um ideal de Igreja, que não seria mais a de Cristo, onde cada um faz o que quer e inventa o que lhe apraz.

Os fatos recentes e a repercussão negativa que houve indicam o nível de consciência moral de grande parte da população. Entristece. Se quisermos ir mais fundo e com mais clareza, o grito de revolta não é contra a Igreja, mas contra a própria lei de Deus, que nos mandou respeitar o dom divino da vida, mesmo que ainda não tenha nascido. Não se pode querer uma “caricatura da Igreja”, mas, sim, uma Igreja, como a descrita com singular beleza de imagens, pelo Apocalipse: “esplendorosa qual pedra de jaspe cristalino, cujas muralhas e alicerces são recamados de pedras preciosas” é a esta Igreja que queremos sempre pertencer, apedrejada violentamente nestes últimos dias, como há tempos não se via. A serena entrevista do Arcebispo de Recife nas páginas amarelas da última Veja merece ser lida e meditada.


www.cleofas.com.br



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.883.143
Visitas Únicas Hoje: 209
Usuários Online: 121