Espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 3339 - Satanás existe e atua
Artigo visto 2562




Visto: 2562
Postado em: 11/10/09 às 20:04:53 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=3339
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


3º Congresso Nacional de Exorcistas no México

A Arquidiocese do México realizará o 3º Congresso Nacional de Exorcistas de 16 a 20 de julho na sede da Conferência Episcopal Mexicana em Cuatitlán Izcalli (DF), que contará com a presença de especialistas internacionais. (fonte acidigital.com).

O evento está dirigido a exorcistas, sacerdotes em geral e auxiliares da pastoral de libertação. No caso dos leigos, devem apresentar uma carta expedida por um sacerdote que certifique seu trabalho ativo no Ministério dos exorcistas.Entre os apresentadores destacam o presidente da Associação Internacional de Exorcistas, Pe. Gian Carlo Gramolazzo; Pe. Gabrielle Nanni, autor do livro “O exorcismo“; e o Pe. Francisco Bamonte, autor de “Possessões demoníacas e exorcismo”.

Os temas a serem tratados são “Demonologia e satanismo segundo o magistério da Igreja: O que são? O que podem fazer? E o que podem fazer Satanás e os demônios?”, “Critérios práticos para o exercício da pastoral da cura, a pastoral da libertação e do exorcismo propriamente dito”, entre outros. Além disso, será analisada a Instrução Pastoral dada em 2000 pelo então Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Cardeal Joseph Ratzinger, sobre as orações para pedir a cura dos doentes.

O que O Catecismo da Igreja nos ensina sobre o demônio:

§414- Satanás ou o Diabo, bem como os demais demônios, são anjos decaídos por terem se recusado livremente a servir a Deus a seu desígnio. Sua opção contra  Deus é definitiva. Eles tentam associar o homem à sua revolta contra Deus. 

§391 – Por trás da opção de desobediência de nossos primeiros pais há uma voz sedutora que se opõe a Deus (Gen 3,1-5) e que, por inveja, os faz cair na morte (Sab 2,24). A Escritura e a Tradição da Igreja vêem neste ser um anjo destronado, chamado Satanás ou Diabo (Jo 8,44; Ap 12,9). A Igreja ensina que ele tinha sido anteriormente um anjo bom, criado por Deus.  – “Com efeito, o Diabo e outros demônios foram por Deus criados bons em (sua) natureza, mas se tornaram maus por sua própria iniciativa.” (IV Conc. Latrão, 1215)§392 – A  Escritura fala de um pecado desses anjos (2Pe 2,4). Esta “queda” consiste na opção livre desses espíritos criados, que rejeitaram radical e irrevogavelmente a Deus e seu Reino. Temos um reflexo desta rebelião nas palavras do Tentador ditas a nossos primeiros pais: “E vós sereis como deuses” (Gn 3,5). O Diabo é pecador “desde o princípio” (1Jo 3,8), “pai da mentira” (Jo 8,44).§393 – É o caráter irrevogável de sua opção, e não uma deficiência da infinita misericórdia divina, que faz com que o pecado dos anjos não possa ser perdoado. “Não existe arrependimento para eles depois da queda, como não existe para os homens após a morte.” (S. João Damasceno; De fide orthodoxa. 2,4).§394 – A Escritura atesta a influência nefasta daquele que Jesus chama de “o homicida desde o princípio” (Jo 8,44) e que até chegou a tentar desviar Jesus da missão recebida do Pai (Mt 4, 1-11). “Para isto é que o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo” (1Jo 3,9). A mais grave dessas obras, devido às suas conseqüências, foi a sedução mentirosa que introduziu o homem a desobedecer a Deus.

§395 – Contudo, o poder de Satanás não é infinito. Ele não passa de uma criatura, poderosa pelo fato de ser puro espírito, mas sempre uma criatura: não é capaz de impedir a edificação do Reino de Deus. Embora Satanás atue no mundo por ódio contra Deus e seu Reino
em Jesus Cristo, e embora a sua ação cause graves danos – de natureza espiritual e, indiretamente, até de natureza física – para cada homem e para a sociedade, esta ação é permitida pela Divina Providência, que com vigor e doçura dirige a história do homem e do mundo. A permissão divina da atividade diabólica é um grande mistério, mas “nós sabemos que Deus coopera em tudo  para o bem daqueles que o amam” (Rm 8,28).

 



Prof Felipe Aquino
Site: www.cleofas.com.br



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.689.686
Visitas Únicas Hoje: 1.402
Usuários Online: 320