Crise na Igreja – Dom Fernando Arêas Rifan
Espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 6321 - Crise na Igreja – Dom Fernando Arêas Rifan
Artigo visto 2638




Visto: 2638
Postado em: 04/10/10 às 13:14:49 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=6321
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


Por Dom Fernando Arêas Rifan
(Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney)
Ninguém de correta visão pode negar a existência da atual crise na Igreja, afirmada por vários Papas.

Crises, porém, sempre houve e haverá na Igreja, com a permissão de Deus.  E isso desde o princípio do cristinianismo.  São Paulo já fazia referência a essas crises na interior da Igreja de Corinto, inclusive na Liturgia (cf.cismas e contendas: 1 Cor 1,10-12; abusos liturgicos:1 Cor 11, 17-30).

As heresias e os cismas surgiram desde os primeiros séculos.  O arianismo, heresia que negava a divindade de Jesus Cristo, espalhou-se a tal ponto que São Jerônimo chega a dizer, hiperbolicamente, que “o mundo todo se viu ariano”.
No período da Renascença, houve uma terrível crise moral, com a penetração do mundanismo em quase todos os setores da Igreja.  Escandalizado com essa crise, Martinho Lutero se separou da Igreja, levando consigo para o cisma e a heresia grande parte da Europa.  Estamos no século XVI, o tempo da chamada “reforma”, com os reformadores chamados Lutero, Calvino, Zwinglio, etc.
Deus, porém, pela hierarquia da sua Igreja no Concílio de Trento e através de santos, que não se arvoravam em reformadores como Lutero, fez a verdadeira reforma.  João Paulo II dizia que a Igreja não precisa de reformadores, mas de santos.  Por isso, o século XVI, o século do protestantismo, foi também o século de grandes santos como Santo Inácio de Loyola, com a maravilhosa obra missionária da Companhia de Jesus, São Francisco Xavier, São João da Cruz, Santa Teresa de Jesus, São Pedro de Alcântara, São José de Calazans e muitos outros.
Assim, a mesma crise, os mesmos escândalos e erros provocam em uns o cisma e a heresia e em outros a santidade.  Estes, apesar das decadências humanas, não perderam a fé na Igreja nem a fidelidade à Santa Sé Apostólica nem a comunhão com ela.  Não sucumbiram à tentação da crise, mas venceram esta provação com a graça de Deus e a fidelidade à Igreja. A diferença está no modo de considerar a crise e a Igreja, sabendo distinguir a sua parte humana da divina, conservando a fidelidade a ela, como critério de verdade e segurança do reto caminho.
As quedas e atitudes disparatadas durante as crises se explicam todas pela falta de espírito de Fé no Espírito Santo que assiste continuamente a Igreja e na própria Igreja, infalível e indefectível, devido a essa assistência divina, que nunca falta.
É dogma de Fé, definido pelo Concílio Ecumênico Vaticano I, que “esta Sé de São Pedro permanece imune de todo erro, segundo a promessa de Nosso Divino Salvador feita ao Príncipe de Seus Apóstolos : “Eu roguei por ti, para que tua Fé não desfaleça; e tu, uma vez convertido, confirma teus irmãos”. (Lc 22,32). Esse mesmo Concílio Ecumênico Vaticano I define que ” este carisma da verdade e da fé, que nunca falta, foi conferido a Pedro e a seus sucessores nesta cátedra…”
Fonte: Jornal Folha da Manhã do dia 29/09/10


www.fimdostempos.net



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.844.829
Visitas Únicas Hoje: 275
Usuários Online: 139