Papa Bento XVI denuncia a secularização dentro da própria Igreja
Espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 6352 - Papa Bento XVI denuncia a secularização dentro da própria Igreja
Artigo visto 2298




Visto: 2298
Postado em: 06/10/10 às 16:50:03 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=6352
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


08.03.2008 - CIDADE DO VATICANO - O Papa Bento XVI denunciou neste sábado o fenômeno de secularização que "desnaturaliza o interior da fé cristã", e que, mediante "o hedonismo e o consumismo", se manifesta "dentro da própria Igreja e prejudica a vida eclesiástica".

"A secularização invade todos os aspectos da vida cotidiana e cria o desenvolvimento de uma mentalidade onde Deus está ausente, em parte ou totalmente, da existência da consciência humana", declarou o Papa na assembléia plenário do conselho pontificial para a cultura.

"Esta secularização não é apenas uma ameaça exterior para os crentes, como também se manifesta, há algum tempo, dentro da própria Igreja", enfatizou Bento XVI em um discurso comunicado pelo Vaticano.

"Desnaturaliza, do interior e em profundidade, a fé cristã e, em conseqüência, o estilo de vida e o comportamento cotidiano dos crentes", acrescentou.

O Papa denunciou a "mentalidade hedonista e consumista predominante que favorece, entre os crentes e os guias, uma tendência para a superficialidade e o egocentrismo, prejudicando a vida eclesiástica".

Fonte: Terra notícias

--------------------------------------------------------------------

Lembrando...

Cardeal Rodé questiona impacto de valores mundanos na vida religiosa

18.02.2008 - ROMA - Em uma entrevista concedida à agência ANSA, o Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, Cardeal Franc Rodé, lamentou que os membros de congregações religiosas se secularizem, careçam de obediência e cada vez sejam mais resistentes a vestir-se como religiosos devido à influência de valores mundanos.

Ao absorver os valores da sociedade ocidental, muitos religiosos se interessam cada vez menos pela oração e a vida comunitária e se interessam mais na "liberdade" individual, explicou o Cardeal.

Segundo o Cardeal Rodé, a diminuição no número de vocações ao sacerdócio e à vida religiosa –que em 2006 só foi de 0,7 por cento- não é o que mais preocupa à Igreja. "Caminhar à deriva em direção aos valores burgueses e o relativismo moral são os dois grandes perigos que enfraquecem a vida religiosa", indicou.

Para o Cardeal, "o principal problema atual é o clima de secularização presente não só na sociedade ocidental senão dentro da própria Igreja", e lamentou que em certas comunidades religiosas se observe "liberdade sem limites, um fraco senso de família, um espírito mundano, baixa visibilidade de vestimenta religiosa, desvalorização da oração, insuficiente vida comunitária e um frágil senso da obediência".

"Hoje, muitos jovens se sentem atraidos para as comunidades comtemplativas porque se trata de uma opção radical de vida. Hoje é muito mais atrativo quem se compromete a uma vida de fé sine glossa (sem notas) como estávamos acostumados a dizer no passado", considerou.

O Cardeal Rodé recordou a ANSA que "a vida religiosa joga um papel chave na Igreja, especialmente no mundo da educação e caridade", indicou.

Fonte: ACI

-----------------------------------------------------------------

Nota

Diz na Sagrada Escritura:

"Porque aqueles que foram uma vez iluminados saborearam o dom celestial, participaram dos dons do Espírito Santo, experimentaram a doçura da palavra de Deus e as maravilhas do mundo vindouro e, apesar disso, caíram na apostasia, é impossível que se renovem outra vez para a penitência, visto que, da sua parte, crucificaram de novo o Filho de Deus e publicamente o escarneceram". (Hb 6, 4 - 6)


www.paideamor.com.br



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.693.683
Visitas Únicas Hoje: 889
Usuários Online: 199