Quem eram os "demônios caprinos" mencionados na Bíblia?
Espacojames



Página Inicial
Listar Artigos




Artigo N.º 8040 - Quem eram os "demônios caprinos" mencionados na Bíblia?
Artigo visto 3390




Visto: 3390
Postado em: 17/06/11 às 18:13:12 por: James
Categoria: Artigos
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=1&id=8040
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos


A palavra hebraica sair, significando literalmente "peludo ou hirsuto", refere-se usualmente a um bode ou cabrito. (Gên. 37,31; Lev. 4,24) No entanto, em quatro textos, os tradutores costumam, em geral, considerar a palavra hebraica como tendo significado além de seu uso comum. — Lev 17,7; 2Crô. 11,15; Isa. 13,21; 34,14.

Em Levítico 17,7 e 2Crônicas 11,15, o termo (se‘irim, no plural) é usado com referência a coisas a que se dá adoração e se oferecem sacrifícios em conexão com o paganismo. Na Versão dos Setenta grega, a palavra é vertida "coisas sem sentido" e na Vulgata latina, "os demônios" (a versão Ave Maria traduz como "sátiros"). Tradutores modernos e lexicógrafos muitas vezes adotam o mesmo conceito, traduzindo-a por "demônios", "sátiros" (Al, ALA, CBC, PIB) ou "demônios caprinos". — NM; Lexicon in Veteris Testamenti Libros, Hebrew, German and English Lexicon of the Old Testament.

Aparentemente, os israelitas haviam sido influenciados até certo ponto pela idolatria praticada no Egito. (Jos. 24,14; Eze. 23,8,?1) Por isso, alguns eruditos acham que Levítico 17,7 e 2Crônicas 11,15 indicam que existia alguma forma de adoração de bodes entre os israelitas, como havia de modo destacado no Egito. Heródoto afirma que os gregos derivaram deste culto egípcio a sua crença em Pan e nos sátiros, deuses lascivos da floresta, representados com chifres, rabo de bode e pernas de bode.

A Bíblia não diz o que, exatamente, eram tais "peludos ou hirsutos". O termo não necessariamente indica ídolos em forma de bode, pois o uso de "bodes" pode apenas ser uma expressão de desprezo, assim como a palavra para "ídolo" se deriva dum termo que originalmente significava "bolotas de esterco". É possível que "peludos" ou "bodes" simplesmente indicasse que, na mente dos que os adoravam, tais deuses falsos eram concebidos como de forma caprina ou peluda na aparência.

O sentido de se’irim em Isaías 13,21 e 34,14 não é tão claro, visto que não se condena ali diretamente o paganismo. Descrevendo a ruína desolada em que se tornaria Babilônia, Isaías escreveu: "Porém, nela, as feras do deserto repousarão, e as suas casas se encherão de corujas; ali habitarão os avestruzes, e os sátiros pularão ali." (Isa. 13,21) É interessante notar que a Versão dos Setenta diz neste caso "demônios" (a versão da Bíblia Judaica de Lesser diz "espíritos maus" e a Bíblia de Rotherham diz "criaturas peludas"); e em Ap. 18,2, a descrição de Babilônia, a Grande, menciona que ela é moradia de aves impuras e de "demônios".

Por conseguinte, se se’irim, em Isaías 13,21 e 34,14, há de ser entendido como se referindo a algo além do significado de "bode", é apropriada a tradução "demônios caprinos", coerente com a tradução em Levítico 17,7 e 2Crônicas 11,15.

Isaías pode ter intercalado na sua lista de animais e aves literais uma referência aos demônios, não querendo dizer que se materializariam em forma de bodes, mas que os pagãos em redor de Babilônia e de Edom imaginariam que tais lugares fossem habitados por demônios. A História mostra que o povo da Síria e da Arábia já por muito tempo associava criaturas monstruosas com tais ruínas. E se houve animais hirsutos nas ruínas desoladas de Edom e de Babilônia, os observadores talvez fossem induzidos a pensar em demônios.


Fonte: http://www.veritatis.com.br/doutrina/demonios/876-quem-eram-os-qdemonios-caprinosq-mencionados-na-biblia



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.760.438
Visitas Únicas Hoje: 504
Usuários Online: 236