espacojames



Página Inicial
Listar Orações




Artigo N.º 16181 - MÊS DE SÃO JOSÉ: Orações para o 09 dia
Artigo visto 791




Visto: 791
Postado em: 09/03/21 às 13:17:32 por: James
Categoria: Orações
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=10&id=16181
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Orações


Iniciar com:

Invocação ao Espírito Santo

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

OREMOS

Ó Deus, que instruístes os corações de vossos fiéis com a luz do Espírito Santos, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de suas consolações. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

ORAÇÃO PREPARATÓRIA

Com humildade e respeito aqui nos reunimos, ó Divino Jesus, para oferecer, todos os dias deste mês, as homenagens de nossa devoção ao glorioso Patriarca S. José. Vós nos animais a recorrer com toda a confiança aos vossos benditos Santos, pois que as honras que lhes tributamos revertem em vossa própria glória. Com justos motivos, portanto, esperamos vos seja agradável o tributo quotidiano que vimos prestar ao Esposo castíssimo de Maria, vossa divina Mãe a José, vosso amado Pai adotivo. Ó meu Deus, concedei-nos a graça de amar e honrar a José como o amastes na terra e o honrais no céu. E vós, ó glorioso Patriarca, pela vossa estreita união com Jesus e Maria; vós que, à custa de vossas abençoadas fadigas e suores, nutristes a um e outro, desempenhando neste mundo o papel do Divino Pai Eterno; alcançai-nos luz e graça para terminar com fruto este devoto exercício que em vosso louvor alegremente começamos. Amém.


MEDITAÇÃO NONO DIA

O EDITO DO CENSO. ENSINAMENTO SOBRE O AMOR AO ESPOSO E SOBRE A CONFIANÇA EM DEUS.

José vem entrando. Parece que está vindo da cidade, porque está entrando pela porta da casa, e não da oficina. Maria levanta a cabeça e sorri para ele. José retribuiu ao sorriso dela...mas parece que ele faz isso como quem está cansado, preocupado. Maria observa isso. Depois, ela se levanta para pegar o manto, que José está tirando, o dobra e o coloca sobre um baú.

José se assenta junto à mesa. Apóia um cotovelo sobre a mesa e a cabeça sobre a palma da mão, enquanto com a outra mão, alisa a barba, muito pensativo. Tens algum pensamento que te atormenta? Pergunta-lhe Maria.

- Posso te consolar?

- Tu me consolas sempre, Maria. Mas desta vez o meu grande pensamento és...tu.

- Eu, José? O que é?

- Colocaram um edito sobre a porta da sinagoga. Está ordenado o recenseamento de todos os palestinos.

E é preciso que cada um vá recensear-se em seu lugar de origem. Nós temos que ir a Belém.

- Oh! Interrompe Maria, pondo uma mão sobre o ventre.

- Isso te assusta, não é?

- Não José. Não é isso. Penso nas sagradas Escrituras: Raquel, mãe de Benjamim e mulher de Jacó, do qual nascerá a Estrela: O Salvador. Raquel está sepultada em Belém, da qual está escrito: “E tu, Belém Efrata, és a menor entre as terras de Judá, mas de ti sairás o Dominador”. É o Dominador que foi prometido, da estirpe de Davi. Ele vai nascer lá...

- Achas...que já chegou o tempo? E, então, como faremos?
José está completamente perturbado. Ele olha para Maria com dois olhos cheios de piedade.

- Não tenhas medo. Tudo irá sair bem. Deus faz que os animais encontrem uma toca para darem cria. Queres que Ele não faça que achemos um lugar para o nascimento do seu Messias? Nós confiamos Nele. Não é verdade? Sempre confiamos Nele. Quanto mais forte é a provação, mais confiamos. Como duas crianças, colocamos nossas mãos na sua de Pai. Ele nos guia. Estamos completamente entregues a Ele. Olha como nos conduziu até aqui com amor. Um pai, por melhor que seja, não poderia tê-lo feito com maior cuidado. Somos seus filhos e seus servos. Façamos a sua vontade. Pois afinal, quem é Cesar?

Apenas um instrumento de Deus. Desde quando o Pai decidiu perdoar ao homem, Ele dispôs os fatos com antecedência, para que o seu Cristo nascesse em Belém. Esta, a menor das cidades de Judá, ainda não existia, e já a sua glória estava planejada. A fim de que essa glória se realize e as palavra de Deus, não seja desmentida, com o nascimento do Messias noutro lugar, bem longe daqui surgiu um poderoso que nos dominou, e que agora, que o mundo está em paz, quer saber quantos são os seus súditos. Oh! O que é toda esta nossa pequena fadiga, se pensarmos na beleza de momento de paz?

Pensa José. Um tempo em que não há ódio no mundo! Mas que pode ser ainda mais feliz, ao surgir a “Estrela”, cuja lua é divina, e cujo influxo é redenção?

Oh” Não tenhas medo, José. Se as estradas são inseguras e a multidão de gente torna difícil a nossa passagem, os anjos nos defenderão, e abrirão caminho para nós. Não propriamente para nós.  Mas para o Rei deles. Se não encontramos abrigo, eles nos farão uma tenda com suas asas. Nada nos acontecerá de mal. Não pode acontecer. Deus está conosco.

José olha para ela, e ouve extasiado. As rugas de sua fronte parecem diminuir, e seu sorriso volta. Ele se levanta, já sem cansaço e sem desânimo. Sorri.

- Bendita és tu, ó sol do meu espírito! Bendita és tu, que sabes ver tudo através da graça, da qual está cheia!

Quero chamar a atenção para um ponto. Amar não é satisfazer-nos a nós mesmos, buscando a sensualidade e outras vantagens. Amar é contentar a quem amamos, acima daquelas coisas dos sentidos que gostaríamos de ter e usar, dando ao espírito da pessoa que amamos aquela ajuda de que ela tem necessidade, a fim de que sempre possa ter as suas asas abertas, para voar pelos céus da esperança e da paz.

Outro ponto – é a confiança em Deus. Quem tem confiança dá sinal de que tem fé. Quem tem confiança, dá sinal de que espera. Quem tem confiança mostra que ama. Quando alguém ama, espera e crê em uma pessoa, tem confiança. Do contrário não. Deus merece essa confiança. Se a damos aos pobres homens capazes de falhar, porque a negamos a Deus que não falha nunca?

A confiança é também humildade. Deus ao humilde se doa. Mas se afasta de quem é soberbo.
A confiança é tem obediência. Deu ama o obediente. A obediência é sinal de que nós nos reconhecemos filhos Dele e que O reconhecemos como nosso Pai. Ora, um pai não pode deixar de amar, quando é verdadeiro pai. Deus para nós é Pai verdadeiro e Pai perfeito.

Outro ponto: nenhum acontecimento pode suceder, se Deus não o permitir. Não maldigas nunca. Deixa os cuidados a Deus. Ele, que é o Senhor de todos, poderá abençoar e amaldiçoar a suas criaturas.

ORAÇÃO FINAL

Deus, que por vossa inefável Providência vos dignastes eleger o bem-aventurado São José para Esposo de vossa Mãe Santíssima concedei-nos, nós vos pedimos, que mereçamos ter como intercessor no céu aquele a quem veneramos na terra como nosso Protetor. Vós que viveis e reinais com Deus Padre na unidade do Espírito Santo.

Amém.




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.851.567
Visitas Únicas Hoje: 1.860
Usuários Online: 349