espacojames



Página Inicial
Listar Artigos James




Artigo N.º 3580 - Círio de Nossa Senhora da Conceição2012
Artigo visto 6019




Visto: 6019
Postado em: 06/11/09 às 22:32:42 por: James
Categoria: Artigos James
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=104&id=3580
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos James


Por James / espacojames.com.br

No mês de novembro é um mês especial aqui na cidade de Santarém/Pará, pois comemora-se o Círio da Conceição padroeira dos Santarenos.

A imagem de nossa Senhora sairá Praça de São Sebastião, a chegada será na Praça da Matriz, num percurso de 7km, são milhares de católicos caminhando pelos bairros da cidade, e outros tantos na grande corda que cerca a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

 

A multidão é tão grande, que tem pessoas saindo e outras chegando ao destino, no percurso são dezenas de homenagens, inclusive da nossa Banda Obra nova (www.bandaobranova.com.br), que durante todo o círio cantararemos músicas marianas.

 

Nossa Senhora da Conceição, com cabelos naturais e manto belíssimo, trabalhado a mão com bordados e pérolas. Todos os anos o manto é retocado pela mesma pessoa, no museu da matriz está exposto diversos mantos de Nossa Senhora, todos valiosíssimos.

Igreja Nossa Senhora da Conceição - Matriz

Todos querem homenagear Maria com músicas, fogos, promessas e muitos outros. Em todo o percurso as ruas são enfeitadas, outros pagam promessas com pedras na cabeça, filhos vestidos de anjinhos, muitos colocam pequenos altares em frente as suas residências com imagens de Nossa Senhora para desta forma também agradecer a mãe de Jesus.

No final da procissão, é realizado como de costume uma missa campal na praça da matriz que fica pequena para tanta gente, católicos de Santarém e de cidades vizinhas vem prestigiar este que é o segundo maior movimento católico do estado do Pará, ficando para trás somente de Belém com o Círio de Nazaré. 

No primeiro domingo após o círio realiza-se a  Caminha de Fé com Maria, com saída da cidade visinha de Mojuí dos Campos a noite depois da missa, com chegada em Santarém pela manhã com missa campal, são exatamente 37 km de sofrida caminhada, confesso que até tentei participar, mas fiquei pelo caminho, faltou poucos kilometros mas não aguentei, afinal, 37 km são 37 km. As pessoas se preparam bem antes de caminhar, coisa que não fiz e acabei não completando o percurso, mas bem que tentei.

Só vendo para crer, em toda a adrugada aquela imensa multidão caminhado e cantando, nessas horas e que conhecemos que ainda existem milhares de católicos espalhado por este Brasil, são kilometros e kilometros, olhava o horizonte e avistava aquele tapete escuro de cabecinhas, muitos pensam que os católicos diminuiram mas nestas horas vemos que cada vez mais aumentam, todos apertados uns aos outros, alegres e clamando Nossa Senhora da Conceição Rogai por nós!.

Após a missa Campal na frente da Igreja Matriz, e dado início a semana de festas com arraial e atrações todas as noites até o dia 8 de dezembro que finaliza com a queima de fogos, muito lindo por sinal.

Neste ano notei algo diferente já no início de novembro, na missa aqui no bairro o padre benzeu seis imagens em miniatura de Nossa Senhora e disse que as mesmas iriam perigrinar durante o todo o mês, e hoje dia 05 de novembro a imagem veio parar em minha casa, quanto ogulho, recebi-a com muito carinho após rezarmos o terço.

Aproveitei para tirar algumas fotos próximo ao meu pequeno altar, pois era oportunidade única ter aquela imagem em casa.

 

 

 

James, com uma das imagens peregrina de Nossa Senhora da Conceição.

Meu pequeno altar.

 

A noite aquela multidão de devotos vieram em minha casa continuar com a peregrinação, hoje a imagem ficou em outro lar, como sempre reza-se o terço, e no caminho o tempo todo cantando.

Mãezinha querida como te amamos. ROGAI POR NÓS SANTA MÃE DE DEUS.

 

 


Fonte: james/ espacojames.com.br



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.854.618
Visitas Únicas Hoje: 1.074
Usuários Online: 440