Espacojames



Página Inicial
Listar Protestantes/ Seitas




Artigo N.º 6557 - Quanto vale a Bíblia?
Artigo visto 2635




Visto: 2635
Postado em: 04/11/10 às 20:06:36 por: James
Categoria: Protestantes/ Seitas
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=119&id=6557
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Protestantes/ Seitas


Para a Igreja, que viu a Bíblia formar-se em seu seio, as Santas Escrituras constituem um valor inestimável, digno de veneração. Entre os patriarcados ortodoxos (que hoje somam algumas dezenas), a Bíblia também tem imenso valor, e poderíamos até dizer que as poucas divergências teológicas entre estes grupos se dá exatamente pelo respeito com que tratam a Bíblia.

A partir do século XVI, acontece uma reviravolta no papel que a Bíblia ocupa na Cristandade. Vejamos:

- Protestantes: Lutero introduz o princípio da "Livre Interpretação da Bíblia", pela qual cada ser humano tem o poder de entender a Bíblia conforme lhe parecer. Ora, desta forma, a Bíblia, verdade revelada e objetiva, fica submetida ao subjetivismo de cada um. É com este princípio que começam as múltiplas divisões no Cristianismo e uma queda no valor da Bíblia para muitos.

Partindo da teoria para a prática, é o próprio Lutero quem resolve fazer um tradução da Bíblia a seu modo. Esta tradução, cheia de erros, é atacada ferozmente pelos próprios reformadores. Zwinglio, em seu livro "Dos Sacramentos" acusa Lutero de ter "corrompido a palavra de Deus". Realmente, um exemplo que encontramos é a inserção da palavra "só" em Rm 3,28, que simplesmente não existe no original, mas foi ali acrescentada para facilitar o principio luterano da "sola fides". Esta versão da Bíblia, por seus erros, fez com que o rei Henrique VIII, também reformador, pedisse uma nova tradução da Bíblia, conhecida como "A Bíblia do Bispo", pronta em 1586. Como ainda estava impregnada de erros, só e finalmente em 1881 os anglicanos ganham uma Bíblia melhor, conhecida como a "Versão Revisada" ou "Bíblia do Rei Jacó".

Não bastasse, é também Lutero quem retira determinados livros da Bíblia. Depois desta totalmente traduzida, com seus 73 livros, o reformador percebe que alguns livros causariam problemas para suas teses. Não hesita e suprime vários livros do Antigo Testamento, e a Carta de São Tiago, no Novo Testamento, considerada uma das "cartas católicas". É novamente o barulho dos reformadores que faz Lutero recuar e aceitar como inspirada a incômoda Carta de São Tiago.

- Mórmons: inserem na já sofrida Bíblia um livro advindo de uma "terceira revelação", entregue pelo anjo a Joseph Smith. Este "Livro de Mórmon", até hoje ninguém viu os originais (tábuas de ouro), exceto o próprio Joseph Smith e algumas poucas testemunhas.

O dito livro se confronta diretamente com os demais livros da Bíblia. Seja materialmente, seja formalmente. Em termos de doutrina, mas parece uma novela para adaptar a Bíblia aos ensinos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Em termos de forma, estranhamente o livro já veio dividido em capítulos e versículos, quando sabemos que tal divisão foi feita pela Igreja, não sendo originária da Bíblia. O livro de Mórmon também traz uma série de nomes "montados", usando termos judaicos e norte-americanos.

- Espíritas: também como terceira revelação, agora dirigida ao francês Allan Kardec. Aparece o "Pentateuco Espírita", conjunto de 5 livros que se choca fortemente com o Antigo Cânon e também serve para adaptar o Cristianismo ao Espiritismo. Adaptações mal feitas, logo aparecem no "Evangelho segundo o Espiritismo", onde temos uma interpretação extremamente livre do Cristianismo. O pior encontramos no livro "A Gênese", onde a passagem para justificar a "terceira revelação" e a "missão de Kardec" simplesmente é uma montagem de trechos bíblicos, fraude tão grosseira, embora engenhosa, onde acontece até troca de sujeitos nas orações. As próprias revelações são desmentidas por um dos co-autores: "São evidentemente o reflexo do que eu sabia, do que pensávamos naquela época."( Camilo Flammarion; in Les morts vivent-isl, p. 89)

- Testemunhas de Jeová: não adotam a técnica da "terceira revelação", mas voltam a antiga prática de fazer traduções dirigidas. Estranhamente, houve uma tradução do inglês para o inglês, já que o fundador de tal religião, Carlos Russell, não sabia grego e ficou conhecido pelo crime de perjúrio, no então tribunal canadense. Melhor seria dizer que a Bíblia aí foi reescrita de modo a anular passagens que iam de contra a doutrina pretendida. Assim, trechos que falam da Divindade de Cristo, da Santíssima Trindade, entre outros, ficaram fortemente prejudicados.

Diante destes fatos, o leitor pode está se perguntando: e minha Bíblia, é confiável ? Basta verificar se sua Bíblia apresenta os 73 livros, e também se consta nela (em geral, na primeira página), o termo latino "Imprimatur" (Imprima-se), o que quer dizer que, ao menos, um bispo católico analisou a edição desta Bíblia.

Outra indagação poderia surgir: tais fatos contribuíram para que muitos não dessem a Bíblia o prestígio que ela merece ? Indiretamente, sim. E a situação se agravaria ainda com alguns filósofos iluministas, que ao zombar da Religião, não podiam deixar de atingir a Bíblia. E o relativismo predominante na sociedade moderna de hoje tem atingido até mesmo muitos católicos. O que podemos fazer é rezar (fé) e procurar instruir as pessoas (obras) ao nosso redor !


Fonte: http://www.veritatis.com.br/apologetica/solascriptura/913-quanto-vale-a-biblia



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.691.161
Visitas Únicas Hoje: 1.296
Usuários Online: 228