O planeta tem sede
Espacojames



Página Inicial
Listar Marisa Bueloni




Artigo N.º 13379 - O planeta tem sede
Artigo visto 1630




Visto: 1630
Postado em: 28/05/15 às 22:10:19 por: James
Categoria: Marisa Bueloni
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=123&id=13379
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Marisa Bueloni


Marisa Bueloni

     Há muitas formas de fome, de sede e de carências neste mundo de Deus. Contudo, a pior delas deverá ser sempre a que é interpretada literalmente, a verdadeira sede, aquela que nos lembra a água, em primeiro lugar.

     Hoje, com a difusão de conceitos ligados à preservação do meio ambiente, temos conhecimento de práticas que podem interferir negativamente no ciclo natural da vida.

     Se tivermos a consciência de que os elementos da natureza são vitais para a nossa sobrevivência, passamos a vê-los com outros olhos. E quando a escassez destes recursos se faz sentir de forma dramática, atingindo-nos em nossas necessidades e atividades diárias, maior se torna a nossa preocupação.

     Parece simples obtermos a aprovação para a retirada de uma árvore em frente da nossa residência. Contudo, a casa ficará mais quente, sem a proteção contra o sol nos cômodos mais diretamente atingidos. Se poluirmos um rio, suas águas estarão impróprias para a captação e o consumo. Se determinadas áreas passam a ser ocupadas de forma irregular, ocorrem adensamentos demográficos sem planejamento urbano, comprometendo a qualidade de vida daquela população, com riscos para a saúde e a segurança.

     A natureza possui um equilíbrio próprio, mantendo-se e sustentando-se de forma admirável. A ação humana, quando  irrefletida  e predatória, acaba alterando o seu curso, modificando as suas características e causando verdadeiros desastres ambientais. Toda exploração mal feita e criminosa acarretará um terrível dano, muitas vezes de forma irreversível. No caso da água, trata-se de um recurso finito. Ela pode tornar-se dramaticamente escassa e até mesmo vir a faltar se não houver o chamado uso racional e sustentável.

     Há muito tempo, a ONU fez um grave alerta: a água doce está se esgotando de modo assustador em todo o mundo. As reservas já estão super-exploradas, a água está sendo utilizada e poluída de forma catastrófica. Tudo o que for perdido hoje, não se repõe mais e a população mundial está esgotando os recursos do nosso planeta num ritmo jamais praticado. Se este abuso não for contido, corremos o risco de um desastre global.

     É conhecido o fato de que mais de 1 bilhão de pessoas no mundo todo não têm acesso à água tratada e limpa. Nos países em desenvolvimento, é grave a situação com relação aos mananciais: até 90% dos esgotos e 70% dos efluentes industriais são despejados em cursos d’água, sem nenhum tratamento. Não há natureza que resista à tamanha carga de insensibilidade.

O colapso da água era esperado para 2025, mas a escassez antecipou-se e já constitui um sério problema em diversos países, inclusive em muitas regiões do Brasil onde o recurso é mal distribuído, havendo ainda o agravamento da degradação de nossos rios.

A crise hídrica volta a preocupar nestes meses de estiagem e a ordem é economizar. Usar com critério este produto precioso que é a água. Há quem não acredite, mas o planeta tem sede. E que ela não seja mortal...




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.748.096
Visitas Únicas Hoje: 1.418
Usuários Online: 358