espacojames



Página Inicial
Listar Marisa Bueloni




Artigo N.º 3521 - Sinais da natureza
Artigo visto 3098




Visto: 3098
Postado em: 01/11/09 às 08:40:53 por: James
Categoria: Marisa Bueloni
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=123&id=3521
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Marisa Bueloni


Por Marisa Bueloni

O mundo está enfermo, em vários sentidos. Já quase não há amor no mundo e os homens continuam se enfrentando, ferozes, nas guerras e nas lutas fratricidas. Basta olharmos para a situação em Israel – e no Oriente Médio – , para sentirmos a terra tremer.

     E a Terra tem tremido, literalmente. As catástrofes naturais golpeiam as diferentes regiões, deixando em toda parte o rastro da destruição e da morte. Se há inundações numa parte do globo,  em outra há fogo, seca e  a espantosa vazante de rios que  sempre foram caudalosos. 

     Tempestades de chuva, granizo e neve, deslizamentos, tornados, ciclones, furacões, inundações, ondas gigantes, secas, incêndios, frio intenso, calor intenso – os mais atentos conseguem enxergar nestas catástrofes algo mais, além da simples fúria da natureza. São muitos os sinais de que uma possível mudança está em curso. 

     O louco clima da Terra é o tema do momento e os cientistas se debruçam sobre esta matéria, inquietos e temerosos. O aquecimento global é uma realidade e já se pode afirmar que a ação humana tem contribuído para as mudanças climáticas. 

O homem sabe que precisa parar de poluir, ou em breve não terá o que comer e o que beber, nem mesmo ar respirável. Os países industrializados sabem que não podem mais prosseguir com a emissão de gases poluentes, causadores do efeito estufa, que provocam o aquecimento e alterações climáticas. 

     Talvez estejamos vivendo um grande momento histórico. Se é esta presente geração aquela que testemunhará a assombrosa transformação da Terra, não o sabemos. Contudo, são inúmeros os sinais que a natureza tem nos dado, sobretudo para que a ganância humana se conscientize de que foi longe demais. 

     As doenças vão se espalhando, atingindo diversos países; as populações estão em estado de alerta e os homens da ciência buscam soluções, vacinas,  novos remédios capazes de combater os vírus inimigos que atemorizam tanto. O homem do presente tem a difícil missão de lidar com uma realidade cada vez mais desafiadora, de lutar contra montanhas de problemas, cuja solução pode não depender somente do conhecimento científico e tecnológico. 

     Seria este, talvez, o momento de olhar para os céus, de pedir a ajuda divina para um mundo que ultrapassou todos os limites do bom senso, da ética, do respeito à natureza, ao próprio ser humano e à toda forma de vida. Por vezes, sentimos que já não há como prosseguir e que torna-se necessária uma “parada” , uma pausa para reflexão. Um tempo técnico, para que a humanidade possa tomar decisões mundiais, junto aos seus governantes e líderes. 

     Quem tem olhos veja, quem tem ouvidos ouça. Há um cenário escatológico bem à nossa frente e não podemos ser insensíveis a tantos avisos. Seria tarde demais para consertar o mundo e já teria Deus nos dado todas as chances?  Esta pergunta o próprio Deus a responderá.


Marisa Bueloni é formada em pedagogia e orientação educacional.
marisabueloni@ig.com.br



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.852.265
Visitas Únicas Hoje: 589
Usuários Online: 299