

Postado em: 17/07/10 às 06:38:35 por: James
Categoria: Biblia em Audio
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=164&id=5697
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Biblia em Audio

Salmo: Abertura
O livro dos Salmos é uma coletânea de 150 orações do povo israelita.
A palavra Salmo, em grego, significa orações acompanhadas do saltério, um instrumento musical muito usado nas atividades religiosas do povo.
Nascidos do culto e feitos para o culto, os Salmos valorizam o mistério da salvação.
Mesmo quando o salmista coloca diante de Deus um problema particular, naqueles momentos referentes especificamente à história da salvação, ele sempre fala como participante de um povo essencialmente religioso. E isso torna a oração de súplica ou de louvor uma oração comunitária.
Os Salmos foram escritos por diversos autores, num período estimado em mais ou menos oitocentos anos. Entretanto, o mais famoso dos salmistas é o rei Davi, que viveu no século X, a.C. – poeta e músico extraordinário, e grande profeta. Era profundamente religioso, sendo o responsável pela utilização do canto para solenizar as reuniões de adoração ao Senhor Deus de Israel.
Por haver escrito muitos Salmos, e por haver profetizado sobre o sofrimento do Messias, no Salmo 22, Davi recebe um lugar de enorme destaque na história da poesia lírica religiosa.
Há vários tipos de Salmos. Salmos de louvor, Salmos de lamentação e súplica, Salmos para ensinar as pessoas a praticarem o bem.
A forma de narração mais comum na poesia dos Salmos é a repetição de uma ideia várias vezes, com palavras diferentes. A riqueza de efeitos e as simbologias e comparações alcançadas por esse método conferem profunda graça e beleza à poesia hebraica.
Por sua extraordinária riqueza espiritual, o Livro dos Salmos é o mais valioso livro de oração e louvor para toda a humanidade, em todos os tempos.
Os Salmos têm sido uma fonte de inspiração e devoção nas igrejas cristã, no mundo inteiro, e têm iluminado o trabalho missionário daqueles que falam em nome de Deus.
Os Salmos foram citados mais de cem vezes pelos autores do Antigo Testamento.
O Senhor Jesus cantou Salmos!
E até no momento supremo, quase na hora da Sua morte na Cruz, Ele citou um dos Salmos, o de número 22, que contem estas inesquecíveis palavras:
“Meu Deus, Meu Deus, por que Me abandonaste?”.
Milhões de pessoas em todo o mundo abrem diariamente o Livro dos Salmos em busca de alento para a alma e incentivo para louvar e agradecer ao Senhor, o Deus do Universo.
Por meio dos Salmos, elas trazem à tona seus sentimentos mais profundos, guardados no íntimo do coração.