Os Dez Mandamentos: Terceiro Mandamento - Guardar domingos e festas de guarda
Espacojames



Página Inicial
Listar Catecismo




Artigo N.º 8999 - Os Dez Mandamentos: Terceiro Mandamento - Guardar domingos e festas de guarda
Artigo visto 2797




Visto: 2797
Postado em: 22/10/11 às 13:19:10 por: James
Categoria: Catecismo
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=17&id=8999
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Catecismo


"LEMBRA-TE DO DIA DO SÁBADO PARA SANTIFICÁ-LO" (Ex 20,8-10)

I - "O dia de Sábado"

O terceiro mandamento nos ensina a guardar o dia do Sábado, pois é o dia do Senhor Deus. Isto porque Ele em sua infinita sabedoria, fez o céu e a terra, o mar e tudo que eles contém em seis dias, mas repousou no sétimo. Eis ai o motivo pelo qual Deus o santificou. 

Na Sagrada Escritura, podemos ver passagens que se referem à libertação de Israel do Egito. Deus, em sinal de sua aliança inquebrável, mandou que Israel guardasse o Sábado para louva-lo às sua obras e ações salvíficas em favor de seu povo. Como Deus "retomou o fôlego" o homem e principalmente os pobres devem tirar os Sábado para descansar em honra do Senhor. É também o dia de protesto à escravidão dos trabalhos e do dinheiro.

No Evangelho Jesus Cristo nos ensina a autêntica e verdadeira interpretação da Lei do Sábado: "O Sábado foi feito para servir o homem e não o homem para servir o Sábado" (Mc 2,27). Por compaixão ao homem, Jesus nos ensinou a preferir fazer o Bem ao mal e a salvar vidas a matar no dia de Sábado.

II - "O Domingo" 

É, para os cristãos, o primeiro dia de todos porque Jesus Cristo ressuscitou no Domingo, o que simboliza a primeira criação. Com a ressurreição relembramos a Nova Criação iniciado por Cristo. É a plenitude do Sábado porque nos anuncia o repouso Eterno em Deus. 

A celebração do Domingo é um culto prestado em honra ao Senhor e é visível, público e nos recorda a Antiga Aliança que Deus fez com seu povo.

Ao participar da celebração do Domingo, da Missa, o cristão pode dar o seu testemunho na Santidade de Deus e na sua esperança de Salvação, bem como confirmar sua comunhão e fé. Pode-se também participar da missa no Sábado à tarde. A sua dispensa só é concedida quando a obrigações sérias: doenças, cuidar de bebes, etc .... ou pelo próprio pastor. Está obrigação deve ser cumprida sempre e sua falta constitui um pecado grave. 

III - "Dia de Graças e interrupção do trabalho"

Assim como o Senhor trabalhou e depois descansou no sétimo dia, todos nós temos uma vida ritmada pelo trabalho e pelo repouso. O dia do Senhor foi santificado para que possamos desfrutar do laser a que temos direito nesse dia.

Os cristãos se dedicam, neste dia, às atividade relativas ao culto a Deus, ao repouso espiritual e corporal, ao relacionamento familiar, social e cultural com as outras pessoas.

Os cristãos devem lembrar-se que é um dia para o descanso, principalmente para os irmão que não podem repousar em virtude de sua pobreza e miséria. Foi um dia criado pela piedade divina aos pobres, à humildes obras para com os enfermos, idosos, etc... 

Comentários Finais 

Como podemos observar, vimos que os três primeiros mandamentos têm uma intima relação entre Deus e o homem. A partir daí, temos a base primordial para nos apoiarmos e o modelo corretíssimo a ser seguido.
Esperamos que estas explicações sejam bastante úteis a todos vocês. Queremos deixar bem claro mais uma vez, que tais explicações foram extraídas do livro "Catecismo na Igreja Católica" e que não temos a intenção de espalharmos a nossa verdade. Queremos apenas expôr o que a Santa Igreja já divulga através da Santa Eucaristia.

Estamos muito agradecidos e sem mais demoras, comecemos o estudo dos outros 7 mandamentos. Mandamentos que, como foi mencionado antes, estabelecem a relação entre o homem e seu próximo.


Fonte: http://www.catequisar.com.br



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.699.447
Visitas Únicas Hoje: 774
Usuários Online: 219