EVOCAÇÃO DE ESPÍRITOS X INVOCAÇÃO DOS SANTOS (Leia com atenção)
Espacojames



Página Inicial
Listar Saiba Mais




Artigo N.º 10226 - EVOCAÇÃO DE ESPÍRITOS X INVOCAÇÃO DOS SANTOS (Leia com atenção)
Artigo visto 3602




Visto: 3602
Postado em: 19/10/12 às 21:52:25 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=10226
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais


Espacojames: Uma grande colaboração de José Marinaldo Gleriani que acessa nosso site, ele enviou um email com a seguinte informação

_________________________

Saude e Paz!
Favor verificar no link - Biblica Catolica - deutoronomio cap 18: 11

"11. à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou â invocação dos mortos,"

Parece ser a traducao da Bilbia Ave Maria - a minha tbem esta assim
parece que o correto é EVOCACAO - CHAMAR (PARA CONVERSAR - ESPIRITISMO)
INVOCACAO - CHAMAR (AUXILO ESPIRITUAL) -
Conforme o link: http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/2234373

ATT

______________________

Grande observação meu amigo, baseado neste questionamento encontrei o seguinte artigo:

----

EVOCAÇÃO DE ESPÍRITOS X INVOCAÇÃO DOS SANTOS

Por Renato Colonna Rosman

Na leitura das novas edições da Bíblia Sagrada Ave-Maria (ou de qualquer outra Bíblia se for o caso), o leitor atento deve substituir o termo "invocação" por "evocação" em Deut 18,10-12, que está redigido assim:



"Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à invocação dos mortos, porque o Senhor teu Deus abomina aqueles que se dão a essas práticas". (Deut 18,10-12) [grifo meu]


Esclarecimento:

O uso do termo "invocação" no contexto citado acima está errado. Nós católicos invocamos os santos que intercedem por nós a Deus. O que Deus proíbe é a evocação dos mortos.

Infelizmente nas novas edições da Bíblia Sagrada Ave-Maria foi substituído erradamente o termo "evocação" por "invocação" em Deut 18,10-12.

Na edição antiga da Bíblia Sagrada Ave-Maria, Edição Claretiana, Editora Ave Maria Ltda., 9a Edição, São Paulo, SP, 1966, [imprimatur Carolus, Card. Archiep. Sti. Pauli, 26-XII-1957, imprimi potest Pe. Joannes de Castro Engler, C.M.F., Superior Provincialis, Sti. Pauli, 16, julii 1959] em Deut 18,10-12 é utilizado corretamente evocação e não invocação, como mostrado abaixo:


"Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à evocação dos mortos, porque o Senhor teu Deus abomina aqueles que se dão a essas práticas". [grifo meu]

[Observação: a Bíblia Sagrada Ave-Maria, Edição Claretiana, Editora Ave Maria Ltda., 9a Edição, São Paulo, SP, 1966, é uma tradução dos originais hebraico, aramaico e grego, mediante a versão francesa dos Monges Beneditinos de Maredsous (Bélgica) pelo Centro Bíblico de São Paulo. Portanto, é uma tradução a partir do texto em francês para o português].


Na Bíblia Sagrada, Edição da Família, Editora Vozes, 50a Edição, Petrópolis, RJ, 2005 [imprimatur, Brasilia, DF, 17 de dezembro de 1996, Dom Lucas Cardeal Moreira Neves, Arcebispo de São Salvador, BA, Primaz do Brasil, Presidente da CNBB]; Deut 18, 10-12 também está citado corretamente, como mostrado abaixo:


"Não haja em teu meio quem faça passar pelo fogo o filho ou a filha, nem quem se dê a presságios, nem haja astrólogo, adivinho ou feiticeiro, nem quem se dê à magia, consulte necromantes, interrogue espíritos ou evoque os mortos. Pois o Senhor abomina quem se entrega a tais práticas". [grifo meu]

[Observação: a Bíblia Sagrada, Edição da Família, Editora Vozes, 50a Edição, Petrópolis, RJ, 2005, é uma tradução direta dos originais hebraico, aramaico e grego para o português, conforme o progresso das ciências bíblicas].


No livro Kloppenburg, Frei Boaventura, Espiritismo - Orientação para os Católicos, Edições Loyola, São Paulo, 1986, na página 49 é tratado sobre a Evocação, que é definida como: "Acudir ao nosso chamado". "A Evocação ou a manifestação provocada das almas dos falecidos, que são os espíritos do espiritismo, especifica, caracteriza e define o movimento suscitado por Allan Kardec. Sem evocação não há espiritismo".


O Catecismo da Igreja Católica - edição tipica vaticana, diz em seu parágrafo 2116 o seguinte:


"2116. Todas as formas de adivinhação devem ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demónios, evocação dos mortos ou outras práticas supostamente «reveladoras» do futuro (45). A consulta dos horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e de sortes, os fenómenos de vidência, o recurso aos "médiuns", tudo isso encerra uma vontade de dominar o tempo, a história e, finalmente, os homens, ao mesmo tempo que é um desejo de conluio com os poderes ocultos. Todas essas práticas estão em contradição com a honra e o respeito, penetrados de temor amoroso, que devemos a Deus e só a Ele."

[cf. http://www.vatican.va/archive/cathechism_po/index_new/p3s2cap1_2083-2195_po.html] [grifo meu]

O Novo Dicionário Eletrônico Aurélio, versão 5.0 [que corresponde à 3ª. edição, 1ª. impressão da Editora Positivo, revista e atualizada do Aurélio Século XXI, ©2004 por Regis Ltda], define corretamente os verbos evocar e invocar. Podemos verificar, abaixo, que os sentidos (em negrito) de ambos os verbos são diferentes e estão de acordo com o entendimento da doutrina católica a respeito.

evocar
[Do lat. evocare.] Verbo transitivo direto
1. Chamar de algum lugar.
2. Fazer aparecer, chamando por meio de esconjuros, invocações ou exorcismos (as almas do outro mundo, os demônios).
3. Jur. Transferir (uma causa) dum tribunal para outro.
4. Trazer à lembrança, à imaginação:
evocar o passado. [Conjug.: v. trancar. Pret. imperf. ind.: evocava,.... evocáveis, evocavam. Cf. evocaveis, pi. de evocavel.]

invocar
[Do lat. invocare.] Verbo transitivo direto
1. Implorar a proteção ou auxílio de; fazer súplicas a; chamar em seu socorro:
invocar os santos;
"Debalde invoca Deus, que o não escuta" (Conde de Monsaraz, Musa Alentejana, p. 185).
2. Pedir, rogar, suplicar: invocar a proteção divina.
3. Alegar em seu favor; recorrer a:
Juridicamente ninguém pode invocar o desconhecimento da lei.
4. Evocar, conjurar.
5. Brás. Gír. Irritar (alguém) repetindo com insistência algo que lhe desagrade.
6. Brás. Gír. Impressionar ou preocupar vivamente:
"As três mulheres do sabonete Araxá me invocam .... me hipnotizam." (Manuel Bandeira, Estrela da Vida
Inteira, p. 135.)
Verbo transitivo indireto
7. Brás. Gír. Antipatizar, embirrar, implicar:
Invocou comigo, e procura prejudicar-me. [Conjug.: v. trancar. Pret. imperf. ind.: invocava,.... invocáveis, invocavam. Cf. invocáveis, pi. de invocável.]

Conclusão:

Deus proíbe a evocação dos mortos (feita pelos espíritas), mas não a invocação dos mortos (santos) (feita pelos católicos).

Fonte: http://catolicoscomfe.blogspot.com.br/2010/09/evocacao-de-espiritos-x-invocacao-dos.html

--

Leia ainda:

Evocação dos Mortos

Bíblia:

Não se ache no meio de ti quem faça passar pelo fogo seu filho ou sua filha, nem quem se dê à adivinhação, à astrologia, aos agouros, ao feiticismo, à magia, ao espiritismo, à adivinhação ou à invocação dos mortos” (Dt 18,10-11).

Fez passar pelo fogo seu próprio filho; entregou-se à magia, à astrologia, à necromancia e à adivinhação. Multiplicou as ações que ofendem o Senhor, provocando assim a sua ira”.(2Rs 21,6).

Josias acabou também com os necromantes, os adivinhos, os terafins, os ídolos e as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, pois queria obedecer às prescrições da lei tais quais figuravam no livro que o sacerdote Helcias descobriu no templo do Senhor”.(2Rs 23,24)

Não vos dirijais aos espíritas nem aos adivinhos: não os consulteis, para que não sejais contaminados por eles. Eu sou o Senhor, vosso Deus”.(Lv 19,31).

Se alguém se dirigir aos espíritas ou aos adivinhos para fornicar com eles, voltarei meu rosto contra esse homem e o cortarei do meio de seu povo”.(Lv 20,6).

Qualquer homem ou mulher que evocar os espíritos ou fizer adivinhações, será morto. Serão apedrejados, e levarão sua culpa”.(Lv 20,27).

Catecismo:

Deus pode revelar o futuro a seus profetas ou a outros santos. Todavia, a atitude cristã correta consiste em entregar-se com confiança nas mãos da Providência no que tange ao futuro...” (§ 2115).

Todas as formas de adivinhação hão de ser rejeitadas: recurso a Satanás ou aos demônios, evocação dos mortos ou outras práticas que erroneamente se supõe ‘descobrir’ o futuro (cf. Dt 18,10; Jr 29,8).

"A consulta a horóscopos, a astrologia, a quiromancia, a interpretação de presságios e da sorte, os fenômenos de visão, o recurso a médiuns escondem uma vontade de poder sobre o tempo, sobre a história e, finalmente, sobre os homens, ao mesmo tempo que um desejo de ganhar para si os poderes ocultos. Essas práticas contradizem a honra e o respeito que, unidos ao amoroso temor, devemos exclusivamente a Deus” (§ 2116).

Todas as práticas de magia ou de feitiçaria com as quais a pessoa pretende domesticar os poderes ocultos (...) são gravemente contrárias à virtude da religião. (...) O espiritismo implica freqüentemente práticas de adivinhação ou de magia. Por isso a Igreja adverte os fiéis a evitá-lo (...)” (§ 2.117).

Fonte: http://www.dicionariodafe.com/index.php?pg=dicionario&id=24




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.945.449
Visitas Únicas Hoje: 326
Usuários Online: 191