Porque os cardeais usam a cor vermelha?
Espacojames



Página Inicial
Listar Saiba Mais




Artigo N.º 10736 - Porque os cardeais usam a cor vermelha?
Artigo visto 3492




Visto: 3492
Postado em: 15/03/13 às 07:15:24 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=10736
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais


O anúncio da renúncia de Bento XVI em 11 de fevereiro último, colocou em cena a figura dos Cardeais, especialmente pelo seu dever, no Conclave, em escolher o sucessor de Pedro. Vestindo o vermelho em todo o período de ‘Sé Vacante’ os cardeais representam a Igreja até à eleição de um novo Papa. Na Igreja Católica, as roupas têm uma função crucial, porque indicam a posição hierárquica ocupada: do cardeal ao simples padre.

Da cabeça aos pés, o emblema distintivo dos Cardeais eleitores, os príncipes da Igreja, é sobretudo a cor vermelha, a dita púrpura cardinalícia, a cor do Senado romano, que também lembra o sangue derramado por Cristo.

No momento em que o Papa cria Cardeal diz: “receba esta púrpura em sinal da dignidade e do ofício de Cardeal, ela significa que você está pronto para executar com força, de modo a dar o seu sangue para o aumento da fé cristã".

 

Como os senadores romanos, que eram definidos metaforicamente como ‘parte do corpo do Imperador’, os Cardeais, que compõem o ‘Senado’ da Igreja, também fazem parte, desde o século XII, ‘do corpo do Papa’. Suas batinas, barrete e mozeta (capa curta) devem ser igualmente vermelhos durante o Conclave, enquanto na vida comum a batina usada é preta com botões vermelhos. Para os cardeais, a cor púrpura é fundamental, pois permite-lhes aproximar-se do Papa simbolicamente, que usa exclusivamente duas cores: branco (batina e solidéu) e vermelho (mozeta e sapatos).

Os cardeais também usam um anel, que é tradicionalmente de safira e, mesmo que não tenha recebido a consagração episcopal, usam a cruz peitoral, a mitra e o báculo. O título específico é de Cardeal da Santa Igreja Romana (Ecclesiae Sanctae Romanae cardinalis).

 

O L’Osservatore Romano publicou no último domingo uma longa matéria sobre o código de vestimenta a ser seguido pelos cardeais durante a missa que antecede a abertura do Conclave, salientando a importância simbólica desses sinais externos de poder.

Até a Instrução Ut sive sollicite, de 31 de março de 1969, eles também usavam o chapéu vermelho cardinalício, o galero, grande chapéu de asa larga que pendia borlas de cada lado até o peito e que foi imposto em consistório. É ele que vemos nos braços dos cardeais.

 

No Império Romano, o título de ‘cardinalis‘ era dado para os oficiais da coroa, generais do exército, ao prefeito pretoriano na Ásia e na África, porque cumpriam as principais funções do império. Na Igreja, os Cardeais eram originalmente membros do clero de Roma, dependentes do bispo de Roma, que era responsável por elegê-los.

Em 1059, na época da reforma gregoriana, o Papa Nicolau II definiu com maior precisão o seu status. Através da Bula ‘In nomine Domini’ reservou a eleição dos Papas exclusivamente aos Cardeais. (JE)


Fonte: http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.849.396
Visitas Únicas Hoje: 943
Usuários Online: 259