espacojames



Página Inicial
Listar Saiba Mais




Artigo N.º 10879 - O que é O NEOCATECUMENATO? O que diz a mensagem linhas vermelhas passadas ao vidente Claúdio sobre isso?
Artigo visto 11497




Visto: 11497
Postado em: 11/04/13 às 10:23:21 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=10879
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais


Observação enviada por email ao espacojames: Patrícia Teixeira

Nas linhas vermelhas passadas ao confidente Cláudio, no Tríduo de carnaval de 2012... O Senhor Jesus disse-nos:

"O Neo catecumenato, que faz vítimas letais, que agridem furiosamente e até matam as almas, é o anti-cristo"

Leia a mensagem completa no link abaixo:

Artigo N.º 9465 - Quem são os Anti-Cristo - Desde o dia 15 a Besta comanda a Nova Ordem Mundial

 

O que é O NEOCATECUMENATO?

Segundo a wikipédia, é o caminho neocatecumenal (ou neocatecumenato) é um itinerário de formação cristã, iniciado na Espanha em 1964, por iniciativa do pintor Kiko Argüello e de Carmen Hernández, como resposta às novas diretrizes trazidas pelo Concílio Vaticano II, cujo objetivo consiste em abrir um caminho espiritual concreto de iniciação, renovação e valorização do sacramento batismal, que permita ao "catecúmeno" descobrir o significado concreto de ser cristão. Mais tarde se uniria a eles o sacerdote Mario Pezzi. A Igreja Católica reconhece o Caminho Neocatecumenal como "Um itinerário de formação católica válido para a sociedade e os dias de hoje" que busca a redescoberta do Batismo. Se encontra atualmente difundido em mais de 100 países, incluindo alguns que não são tradicionalmente cristãos como China, Egito, Coréia do Sul e Japão.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caminho_neocatecumenal

--

 

 

Caminho Neocatecumenal? Na Igreja primitiva, no meio do paganismo, quando alguém queria tornar-se cristão, tinha que fazer um itinerário de formação ao cristianismo, que se chamava "Catecumenato", da palavra "catechéo", que significa "ressonância", escuta. O processo de secularização tem levado muita gente a abandonar a fé e a Igreja. Por isso, é necessário abrir de novo um itinerário de formação ao cristianismo. O Caminho Neocatecumenal não pretende, portanto, formar um novo movimento em si, senão ajudar as paróquias a abrirem um caminho de iniciação ao Batismo, que faça descobrir o que significa ser cristão. É um instrumento ao serviço dos Bispos nas paróquias para recuperar a fé de tantas pessoas que a tem abandonado. Hoje, no Ocidente, muitas Dioceses estão tentando fazer uma catequese para adultos. 

O Neocatecumenato é uma síntese teológico-catequética, um catecismo, um catecumenato para adultos, um itinerário de formação cristã para o homem contemporâneo. Na Igreja primitiva , o catecumenato estava formado por uma síntese entre Palavra (kerygma), Moral e Liturgia. A Igreja antiga tinha, sobretudo um Kerygma, isto é, um "anúncio da salvação". Este anúncio do Evangelho, feito pelos apóstolos itinerantes como Paulo e Silas , causava nos que o escutavam uma mudança moral. Mudavam de vida ajudados pelo Espírito Santo que acompanhava aos apóstolos. Esta mudança moral era selada e ajudada por meio dos sacramentos. Concretamente, o Batismo se administrava por etapas. Assim, a catequese primitiva era uma "gestação" à vida divina.

Quando nos séculos posteriores desaparece o catecumenato, esta síntese (Kerygma- Mudança de vida - Liturgia), se perde. O Kerygma como chamada à fé, que implica uma decisão moral, já não existe, transforma-se em "doutrina escolástica". A moral vem a ser "foro interno", isto é, privado. A Liturgia chega a ser única para todos. O Caminho Neocatecumenal quer recuperar de novo esta "gestação", esta síntese, entre Kerygma, mudança de vida (moral) e Liturgia.

Por que se chama Neocatecumenato? Porque o Caminho Neocatecumenal é fundamentalmente para gente já batizada, que não tem, porém, uma suficiente formação cristã. A "Catequesis Tradendæ" afirma que a situação de muitos cristãos nas paróquias é de "quase catecúmenos". A grande novidade desta carta do Santo Padre é que reconhece no NEOCATECUMENATO uma iniciação cristã para adultos, de tipo catecumenal, oferecendo às Dioceses um instrumento concreto de evangelização sem transformá-lo numa associação particular, num Movimento ou uma Ordem Religiosa. Muitas vezes, na história da Igreja, os Santos têm tentado fazer reviver o espírito do Evangelho no povo de Deus, sem ter forçosamente que circunscrevê-lo a uma Ordem Religiosa. Os tempos não eram maduros. Hoje, depois do Concílio Vaticano II, a situação contemporânea de ateismo e secularização coloca a Igreja numa posição na qual é imprescindível recuperar o catecumenato dos adultos. O Papa, com esta Carta, confirma 25 anos de experiência, iniciada num dos subúrbios mais pobres de Madrid, extendida hoje em 87 nações, 600 Dioceses, 3.000 Paróquias, com um total de mais de 10.000 comunidades, reconhecendo os frutos de conversão pessoal e o impulso de evangelização. A renovação que se tem levado a cabo nas paróquias graças ao neocatecumenato , tem provocado de fato um surpreendente impulso missionário que tem feito que muitíssimos catquistas e famílias inteiras se ofereçam para ser enviados àqueles lugares da terra onde for necessário evangelizar. Outro fruto importante na Igreja local é o florescimento de numersíssimas vocações: somente na primeira metade de 1990, mais de 1.500 jovens provenientes das comunidades neocatecumenais têm sentido o chamado aos presbiterato. E têm dado lugar ao surgimento de Seminários Diocesanos Missionários que possam acudir em ajuda - neste momento de falta de vocações - de tantas Dioceses, que se encontram em dificuldade. A novidade destes Seminários é a de unir uma iniciação cristã séria, como é o Neocatecumenato, à formação dos presbíteros. Assim, em pouco tempo, muitos Bispos têm decidido abrir novos seminários em suas Dioceses: como em Roma, Madrid, Varsóvia, Medellin, Bangalore (India), Callao (Peru), Newark (Estados Unidos), Takamatsu (Japão) e em muitos outros países. Com esta carta, o Santo Padre , depois de ter comprovado os frutos em todo o mundo, reconhece formalmente o Caminho Neocatecumenal como um "itinerário de formação católica, válida para a sociedade e para os tempos de hoje" e deseja vivamente que todos os Bispos, junto com seus presbíteros, ajudem e valorizem este caminho em suas Dioceses.

Fontehttp://www.angelfire.com/ri/comunidade/oneocat.html

--

 




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.850.229
Visitas Únicas Hoje: 522
Usuários Online: 294