Como posso aprender a orar constantemente?
Espacojames



Página Inicial
Listar Saiba Mais




Artigo N.º 12680 - Como posso aprender a orar constantemente?
Artigo visto 1920




Visto: 1920
Postado em: 04/10/14 às 17:53:06 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=12680
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais


O cristão não apenas reza: sua vida é oração, o que é bem diferente

Desde a eleição do Papa Francisco, o mundo cristão ouve permanentemente o Papa falando da oração: “Rezem por mim”, “Não se esqueçam de rezar por mim”, “Eu rezo por vocês”. Rezar pela paz, pelos cristãos perseguidos, pelos amigos, pelos inimigos... rezar sempre.

O arcebispo de La Plata, Dom Héctor Aguer, refletiu sobre o tema da oração e da oração constante, em seu programa semanal do canal América TV.

Ele começou dizendo: “Hoje quero lhes falar de um tema que tem muito a ver conosco e com a espiritualidade cristã”. Ele se referia à oração e ao estado permanente de oração.

“Todos nós estamos acostumados a rezar e suponho que vocês e eu rezamos todos os dias – disse o bispo. Mas há algo que talvez não levemos sempre em consideração: nossas orações ocupam um momento, alguns momentos do dia. Além disso, todos nós temos a experiência de distrair-nos muitas vezes; nossa oração é rápida e não deixa uma marca profunda em nosso coração.”

O prelado explicou que “São Paulo, em sua primeira carta aos tessalonicenses, dizia que é preciso orar sem cessar, sempre, sem interrupção. Ele disse isso àqueles cristãos, mas também está dizendo isso a nós hoje. Mas como se pode orar sem cessar, continuamente, orar o tempo todo? Como comentamos, costumamos orar durante um tempo, uns mais, outros menos. Nós, os sacerdotes, rezamos a Liturgia das Horas, que santifica diversos momentos do dia, da manhã até a noite. Mas... rezar o tempo todo, como isso é possível?”, perguntou-se.

Para responder a esta dificuldade, o prelado citou Santo Agostinho, quem, segundo o bispo, resolvia as coisas assim: “Oramos o tempo todo com o desejo contínuo da fé, da esperança e da caridade. Isso quer dizer que podemos, inclusive enquanto estamos fazendo outras coisas, ter o coração em Deus”.

“Isso não é fácil – acrescentou. É fácil falar, mas difícil fazer. Os cristãos do Oriente têm uma fórmula que eles chamam de ‘oração de Jesus’; ela consiste em repetir o tempo todo: ‘Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador’. Com esta frase, estão adorando Jesus, reconhecendo sua divindade e fazendo um ato de contrição, um ato penitencial. Esta breve oração é belíssima.”

“Eles dizem – continuou o bispo – que esta oração não é repetida oralmente, mas que a pessoa se acostuma a dizê-la interiormente, sem verbalizá-la; fazendo assim, esta breve oração acaba acompanhando as batidas do coração e se torna o que eles chamam de ‘oração do coração’. Esta é uma espécie de solução prática a esse mandato do Apóstolo de orar sem cessar.”

Dom Aguer finalizou sua reflexão recomendando “revisar como é nossa relação com Deus e em que medida nos comunicamos com Ele, dialogamos com Ele, exercitamos e nos apoiamos em uma amizade com Ele”.

(Artigo publicado originalmente por AICA)


Fonte: http://www.aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.836.994
Visitas Únicas Hoje: 419
Usuários Online: 193