Espacojames


Página Inicial
Listar Saiba Mais




Artigo N.º 1516 - Tríduo Pascal - como celebrar?
Artigo visto 2495




Visto: 2495
Postado em: 26/04/09 às 21:25:19 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=1516
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais

O Tríduo é a realidade das Páscoa do Senhor, celebrada sacramentalmente em três dias, a Sexta-feira: paixão; Sábado Santo: sepultura; domingo: ressurreição. O ponto principal dos três dias é a Vigília Pascal, com a celebração eucarística. A Quinta-feira santa não pertence ao Tríduo como antigamente. A missa “in cena Domini”, transmite a dimensão ritual, fornece o momento sacramental do mistério, atuando-o e perpetuando através dos tempos.


Celebrar a Páscoa é celebrar o rito eucarístico, é preciso considerar quatro Páscoas da história da salvação: Páscoa do Senhor ­­­­– passagem do Senhor na saída do Egito; Páscoa dos judeus – celebração do memorial; Páscoa de Cristo – imolação sobre a cruz; Páscoa da Igreja – celebrada sacramentalmente no rito eucarístico.
O rito pascal está ligado à Páscoa histórica que é memorial, presença real da salvação e anúncio do cumprimento definitivo. A ceia pascal se une à Páscoa, sendo evento histórico è também simbólico, está voltado para a libertação realizada por Cristo, em sua passagem redentora, é anúncio da redenção completa quando “todos os homens” celebrarem a “Páscoa de Cristo”.

Quando termina a celebração da missa, as sagradas espécies são levadas em procissão a um lugar devidamente preparado para serem adoradas e conservadas para a comunhão da Sexta-feira Santa. A adoração, nesta noite dedicada à lembrança da eucaristia, conserva a presença permanente de Cristo nas espécies eucarísticas. A adoração precisa terminar antes da meia-noite para respeitar o significado da celebração que é própria destes dias, ou seja, da traição, a prisão, paixão e morte de Cristo. Celebra-se o Tríduo Pascal na sexta-feira, sábado e domingo.

Na missa “in cena Domini” toda a comunidade está sob o julgamento da eucaristia celebrada. A celebração da ceia do Senhor é o encontro principal da comunidade com Cristo. Ressuscitado e com os irmãos no amor do Pai celeste, mas é necessária a abertura ao amor de Jesus que morre para libertar a todos do pecado e ajudar a encontrar novas relações. É ponto de partida para viver de uma nova maneira, em comunhão com o Pai e com os irmãos.
Verinha


Comunidade Canção Nova



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!



LEIA TAMBÉM
COMO SURGIU O DIA DE CORPUS CHRISTI
CRISMA - SIMBOLOS E GESTOS DA CRISMA
POR QUE O BATISMO CATÓLICO NÃO É POR IMERSÃO
Curiosidades sobre Objetos Usados na Missa
O que é Cardeal, Bispo, Arcebispo, Cônego, Monsenhor?
Beatificação e canonização: diferenças e semelhanças
O que é o Sacrário?
ROSÁRIO OU TERÇO? QUAL O NOME CERTO?
Qual a diferença entre o Terço e o Rosário?
Veja mais artigos relacionados
 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.591.109
Visitas Únicas Hoje: 287
Usuários Online: 145