O que são os milagres eucarísticos?
Espacojames



Página Inicial
Listar Saiba Mais




Artigo N.º 16327 - O que são os milagres eucarísticos?
Artigo visto 92




Visto: 92
Postado em: 06/07/21 às 07:51:42 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=16327
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais


São conhecidos muitos destes milagres, antigos e recentes, e usualmente se manifestam de duas formas

Chamam-se de eucarísticos os milagres relacionados diretamente à hóstia e ao vinho consagrados, isto é, ao Corpo e ao Sangue de Cristo, sob as espécies de pão e vinho transubstanciados após as palavras do sacerdote na santa Missa, no momento da Consagração: “Este é o Meu corpo…”, “Este é o Meu sangue…”.

São conhecidos muitos destes milagres, antigos e recentes, e usualmente se manifestam quando o vinho toma a forma do sangue de Cristo e a hóstia aparece sob a forma de tecido do corpo humano (miocárdio, do coração, sempre num estado de estresse muscular relacionado a grande sofrimento físico, de um homem em torno dos 30 anos de vida). Pode-se afirmar, nestes casos, que o sangue e o corpo de Cristo voltam às suas aparências verdadeiras – não mais como pão e vinho.

É importante lembrar que qualquer milagre aprovado pela Igreja depende de estudos e confirmações diversas, usando-se o apoio de abordagens científicas sempre que possível, de forma a que fique claramente determinado que tais fenômenos não têm, realmente, qualquer explicação natural possível. Em relação ao sangue do Senhor, chama a atenção o fato de que, em todos os milagres conhecidos (e também outros relacionados, como resíduos sanguíneos no Santo Sudário), o tipo sanguíneo observado é sempre o mesmo (AB), por sua vez compatível com o tipo sanguíneo judaico do tempo de Jesus.

Há pelo menos três milagres recentes muito parecidos, envolvendo hóstias caídas ao chão que não puderam ser consumidas, sendo colocadas, como é praxe, num recipiente com água para dissolverem naturalmente. Porém, após algum tempo, elas se transformaram em sangue e músculo cardíaco – que se mantêm até hoje incorruptos, sem auxílio de qualquer recurso: em Buenos Aires, Argentina (1996), Sokólka, Polônia (2008), e Legnica, também na Polônia (2013).

Dos mais antigos, dois são especialmente famosos¹. Em 750, na cidade de Lanciano, Itália, a hóstia e o vinho se transformaram em carne e sangue (com as mesmas características citadas acima) no momento em que o padre, que tinha dúvidas sobre a verdade da transubstanciação, fazia a consagração. Houve várias testemunhas, e este Sangue e Carne estão até hoje expostos à visitação; foram cientificamente analisados em 1970.

Já em 1264, em Bolsena, também na Itália, ocorreu algo semelhante, também no momento da consagração, com um padre igualmente em dúvida sobre a transubstanciação. O então Papa Urbano IV e São Tomás de Aquino verificaram pessoalmente o acontecido. Este fato levou o Papa a proclamar mundialmente a festa de Corpus Christi, comemorada até hoje.

Estes milagres, num primeiro momento, levaram a um aumento de fé por parte de sacerdotes em dúvida. Contudo, são dirigidos igualmente a todos os católicos, de todos os tempos, e também aos não crentes. De fato, Deus assim Se manifesta para que toda a humanidade possa ter a oportunidade de reconhecê-Lo e aceitá-Lo… embora sempre seja possível ao ser humano negar, lamentavelmente, até mesmo estas divinas evidências.


Fonte: aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.748.041
Visitas Únicas Hoje: 1.363
Usuários Online: 351