espacojames



Página Inicial
Listar Saiba Mais




Artigo N.º 16466 - Como é definido no nome do Papa eleito?
Artigo visto 415




Visto: 415
Postado em: 22/12/21 às 10:39:41 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=16466
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais


Mais do que apenas uma troca de nome, o que existe por trás desta escolha é um contexto profundo e que possui íntima ligação com a forma que o Pontífice irá conduzir a Igreja nos anos de seu ministério

Um dos momentos mais aguardados pelos fiéis logo após a famosa fumaça branca do conclave é a revelação do novo Papa, bem como qual será o nome do Papa eleito.

Como o Papa eleito escolhe seu nome?

Esta pergunta é muito interessante e nos remete a uma tradição antiga da Igreja, que tem sua base nas Sagradas Escrituras. Como se sabe, todo Papa eleito é considerado o sucessor do Apóstolo São Pedro, que tinha por nome Simão, mas o próprio Cristo muda seu nome.

Vejamos:

“Ele o conduziu a Jesus. Fitando-o, disse-lhe Jesus: ‘Tu és Simão, filho de João; chamar-te-ás Cefas’ (que quer dizer Pedra).” (Jo 1, 42)

Mais do que apenas uma troca de nome, o que existe por trás desta escolha é um contexto profundo e que possui íntima ligação com a forma que o Pontífice irá conduzir a Igreja nos anos de seu ministério.

O nome escolhido pelo Santo Padre é uma forma de mostrar ao mundo e aos fiéis da Igreja a linha pastoral de sua caminhada na Igreja como Pastor do rebanho de Cristo.

Há relatos interessantes sobre o ano de 2013, ano da eleição do atual Pontífice. Dizem que, ao ser eleito, um cardeal brasileiro que é considerado seu amigo, Dom Claudio Hummes, aproximou-se dele e disse a seguinte frase: “Não se esqueça dos pobres…”. Esta pequena frase dita pelo Cardeal Hummes fez com que o atual Papa recordasse de São Francisco, grande santo que viveu a pobreza e buscou a paz.

O Sumo Pontífice portanto, escolhe o nome de Francisco. E nós Percebemos, então, o quanto este Papa busca aproximar a Igreja dos pobres e mais abandonados, e incessantemente promovendo a paz entre os povos.

A escolha do nome do Papa Bento XVI

Não foi diferente com os antecessores do Papa Francisco: cada pontificado traça uma linha pastoral para o seu ministério. Outro exemplo é a escolha do nome do Papa Emérito “Bento XVI”, que faz referência a São Bento, grande evangelizador da Europa.

Esta é uma das tradições que a Igreja possui em relação ao seu Pastor.

Que, inspirado pelo Papa Francisco, possa cada fiel da Igreja se fazer próximo dos pobres e abandonados, promovendo entre todos a paz para a humanidade. Rezemos portanto, pelo nosso Papa Francisco, para que persevere e tenha forças para conduzir a Igreja de Cristo!


Fonte: aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!



Total Visitas Únicas: 9.186.972
Visitas Únicas Hoje: 303
Usuários Online: 136