Espacojames


Página Inicial
Listar Saiba Mais




Artigo N.º 4663 - Conhecendo para AMAR a nossa Igreja: Definição de CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.
Artigo visto 2621




Visto: 2621
Postado em: 23/03/10 às 09:40:42 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=4663
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais

A Igreja Católica é a maior denominação religiosa (organização religiosa) do Cristianismo, com mais de um bilhão de fiéis. Chama-se também Igreja CATÓLICA APÓSTÓLICA ROMANA define-se pelas palavras do Creio Niceno-Constantinopolitano, como:

«Una» porque nela subsiste a única instituição verdadeiramente fundada e encabeçada por Cristo para reunir o povo de Deus, porque ela tem como alma o Espírito Santo, que une todos os fiéis na comunhão em Cristo e porque ela tem uma só fé, uma só vida sacramental, uma única sucessão apostólica, uma comum esperança e a mesma caridade.

«Santa» por causa da sua ligação única com Deus, o seu Autor, porque “o Espírito Santo vivificou-a com a caridade” e porque ela é a “Esposa de Cristo“; também porque ela, através dos sacramentos, tem por objetivo santificar, purificar e transformar os fiéis, reunindo-os todos para o seu caminho de santificação, cujo objetivo final é a salvação, que consiste na vida eterna, na realização final do Reino de Deus e na obtenção da santidade.

«Católica» porque a Igreja é universal e está espalhada por toda a Terra; é portadora da integralidade e totalidade do depósito da fé; “leva e administra a plenitude dos meios” necessários para a salvação” (incluindo os sete sacramentos), dados por Jesus à sua Igreja; “é enviada em missão a todos os povos, em todos os tempos e qualquer que seja a cultura a que eles pertençam“; e nela está presente Cristo..

«Apostólica» porque ela é fundamentada na doutrina dos Apóstolos cuja missão recebeu sem ruptura. Segundo a Doutrina Católica, todos os Bispos da Igreja são sucessores dos Apóstolos e o Papa, Chefe da Igreja, é o sucessor de São Pedro (“Príncipe dos Apóstolos”), que é a pedra na qual Cristo edificou a sua Igreja.

Além disso, a Igreja, de entre os seus inúmeros nomes, também é conhecida por:

<<Corpo de Cristo>> porque os católicos acreditam que a Igreja não é apenas uma simples instituição, mas um corpo místico constituído por Jesus, que é a Cabeça, e pelos fiéis, que são membros deste corpo único, inquebrável e divino. Este nome é assente também na fé de que os fiéis são unidos intimamente a Cristo, por meio do Espírito Santo, sobretudo no sacramento da Eucaristia. A Igreja Católica acredita que os cristãos não-católicos também pertencem, apesar de um modo imperfeito, ao Corpo Místico, visto que tornaram-se uma parte inseparável d’Ele através do Batismo – constituindo assim numas das bases do ecumenismo atual.

<<Esposa de Cristo>> porque o próprio Cristo “Se definiu como o «Esposo» (Mc 2,19) que amou a Igreja, unindo-a a Si por uma Aliança eterna. Ele entregou-se a Si mesmo por ela, para a purificar com o Seu sangue, «para a tornar santa» (Ef 5,26) e fazer dela mãe fecunda de todos os filhos de Deus“.

<<Templo do Espírito Santo>> porque o Espírito Santo reside na Igreja, no Corpo Místico de Cristo, e estabelece entre os fiéis e Jesus Cristo uma comunhão íntima, tornando-os unidos num só Corpo. Para além disso, Ele guia, toma conta e “edifica a Igreja na caridade com a Palavra de Deus, os sacramentos, as virtudes e os carismas“.

 

A Igreja está alicerçada sobre o Apóstolo Pedro, a quem Cristo prometeu o Primado, ao afirmar que “sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” e que “dar-te-ei as chaves do Reino de Deus” (cf. Mt 16, 17-20) 

O atual Papa é Bento XVI, eleito em 19 de Abril de 2005, como sucessor do Papa João Paulo II. Seu nome de batismo é Joseph Ratzinger. De acordo com a doutrina tradicional da Igreja Católica, o Papa, Bispo de Roma, seria sucessor de S. Pedro, sendo este o perpétuo e visível princípio e fundamento da unidade da Igreja Universal, de acordo com a doutrina tradicional da Igreja Católica. De acordo com essa doutrina, o papa é  o vigário de Cristo, cabeça do colégio dos Bispos e pastor de toda a Igreja, sobre a qual, por instituição divina, teria poder, pleno, supremo, imediato e universal.


Fonte:
http://sintoniadejesus.wordpress.com/2009/05/15/conhecendo
-para-amar-a-nossa-igreja-definicao-de-catolica-apostolica-
romana/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

LEIA TAMBÉM
Como o Reza o Papa ? Entrevista com João Paulo II
A Intercessão dos Santos do Céu é Bíblica?
Matrimônio: Os "papéis" - processo para o casamento civil e religioso
Matrimônio: Porquê casar na Igreja?
Matrimônio: O que é o casamento civil?
Matrimônio: Quem pode casar?
Matrimônio: Porquê casar?
O INFERNO NÃO É INCOMPATÍVEL COM O AMOR DE DEUS?
A Infalibilidade do Papa
Veja mais artigos relacionados
 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.265.975
Visitas Únicas Hoje: 602
Usuários Online: 245