espacojames



Página Inicial
Listar Saiba Mais




Artigo N.º 4739 - A Páscoa - Simbolos
Artigo visto 5574




Visto: 5574
Postado em: 30/03/10 às 08:34:48 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=4739
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais


A Páscoa é o maior símbolo da cristandade, uma data onde os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo, a vitória sobre a morte após sua Crucifixão, reforçando a crença na vida eterna.

A Páscoa cristã não possui uma data fixa, cada ano ela cai em um dia diferente, isso porque, segundo a tradição cristã o dia da Páscoa é determinado como sendo o primeiro domingo após a lua cheia seguinte à entrada do equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, fenômeno natural que ocorre sempre entre o dia 22 de março e 25 de abril. Anualmente, após ser definida a data da Páscoa, outras datas comemorativas são definidas. Por exemplo:

- O carnaval é uma data definida para acontecer quarenta e sete dias antes da Páscoa.
- A Quaresma - tem início na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de Ramos.
- Domingo de Ramos - É a celebração da entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Essa data ocorre sempre no domingo anterior à  Páscoa.
- Ascensão do Senhor - Cai no sexto domingo após a Páscoa.
- Pentecostes (à espera do Espírito Santo) - É celebrado no sétimo domingo após a Páscoa, ou 50 dias após a Páscoa.
- Santíssima Trindade - O domingo após o Pentecoste.
- Corpus Christi (corpo de Deus) - Celebrado na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.


A Páscoa - Simbolos

A Páscoa é o maior símbolo da cristandade, uma data onde os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo, a vitória sobre a morte após sua Crucifixação, reforçando a crença na vida eterna.
A Páscoa cristã não possui uma data fixa, cada ano ela cai em um dia diferente, isso porque, segundo a tradição cristã o dia da Páscoa é determinado como sendo o primeiro domingo após a lua cheia sequinte à entrada do equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, fenômeno natural que ocorre sempre entre o dia 22 de março e 25 de abril. Anualmente, após ser definida a data da Páscoa, outras datas comemorativas são definidas. Por exemplo:

- O carnaval é uma data definida para acontecer quarenta e sete dias antes da Páscoa.
- A Quaresma - tem início na quarta-feira de cinza e termina no domingo de Ramos.
- Domingo de Ramos - É a celebração da entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, essa data ocorre sempre no domingo anterior a Páscoa.
- Ascensão do Senhor - Cai no sexto domingo após a Páscoa.
- Pentecostes (à espera do Espírito Santo) - É celebrado no sétimo domingo após a Páscoa, ou 50 dias após a Páscoa.
- Santíssima Trindade - O domingo após o Pentecoste.
- Corpus Christi (corpo de Deus) - Celebrado na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

A Páscoa Cristã não pode ser confundida com a Páscoa comemorada pela religião judaica.


Símbolos da Páscoa:

O Cordeiro - Na Páscoa cristã, Jesus ofereceu seu corpo e sangue assumindo metaforicamente o duplo sentido da Páscoa judaica: sentido de libertação e de aliança. No Novo Testamento, Cristo é o Cordeiro de Deus, sacrificado em prol da salvação de toda a humanidade. É a nova Aliança de Deus realizada por seu filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.


O Sino - Seu som festivo anuncia o ressurgimento de Jesus no domingo de Páscoa.

O Círio pascal - É uma vela acesa que significa o renascimento, a luz de Cristo que ilumina os caminhos. No círio Pascal aparecem os símbolos alfa e ômega, significando Deus como príncipio meio e fim de tudo.

O Girassol - simboliza que a humanidade deve seguir o caminho da luz de Deus, assim como a flor segue em direção à luz.

 

O Pão e o Vinho - em referência à Santa Ceia, onde Jesus sabedor de sua morte, convida os apostólos para a Santa Ceia e oferece a seus díscipulos o pão e o vinho, significando o corpo e sangue de Cristo em busca da vida eterna.

A Colomba Pascal - é o pão no formato de uma pomba, criada por um confeiteiro italiano, representa a vinda do Espírito Santo sobre o povo Cristão, além de simbolizar a Paz de Cristo.

O Peixe - a relação com a Páscoa se acha no fato de as aparições de Jesus, após a Ressurreição estarem ligadas à presença do Peixe.


Ovo de Chocolate - Alguns historiadores acreditam que os ovos de chocolate , ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa, são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre (celebração pagã) que, depois foram assimilados às celebrações cristãs.
O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França, antes eram usados ovos de galinha para celebrar a data. O ovo é um símbolo de vida nova, de vida que está para nascer; é um símbolo de começo.

Lava Pés - Mas foi também durante a última ceia que Cristo lavou os pés de seus discípulos. Pondo uma toalha na cintura, Jesus despejou água numa bacia, começou a lavar os pés de cada um dos apóstolos e enxugou-os com a toalha. Jesus fez isso para dar uma lição de humildade, simplicidade, igualdade, solidariedade, amor e serviço aos irmãos, que nada mais é do que a grande lição pascal. O lava-pés é, pois, um símbolo, um exemplo. " Dei-lhes o exemplo para que, como eu fiz, assim façam também vocês.

A Cruz - Mistifica todo o significado da Páscoa, na ressurreição e também no sofrimento de Cristo. No Conselho de Nicea em 325 d.C, Constantino decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo. Então não somente um símbolo da Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica.

Vestes Brancas e o Aleluia - As vestes brancas e paramentos, que se usam na noite da vigília Pascal, recordam a alegria dos primeiros batizados, que se revestiam de vestes brancas, simbolizando a vitória sobre a morte. As Igrejas se adornam com toalhas de linho e flores brancas. Essa cor foi adotada pelos primeiros cristãos como símbolo da alegria, da vitória e da pureza de Deus. O Cântico do Aleluia é um dos símbolos mais expressivos das aclamações de louvor e de alegria. É uma expressão hebraica: HALLELUI-YAH que significa: Louvai o Senhor.

Coelho da Páscoa - No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem.

Maracujá, o símbolo da Paixão - Os maracujás ou flores-da-paixão - seus frutos e suas flores - já eram muito conhecidos e utilizados na América antes da chegada dos primeiros europeus que, desde cedo, encantaram-se com a sua exuberância. Em seu afã religioso da conquista, os missionários estrangeiros viram nessas flores e frutos muito mais do que beleza e perfume. Os religiosos viram naquela formação complexa e admirável, um verdadeiro presente de Deus para iluminar seu trabalho de catequese, encontrando em suas formas e cores exóticas, a metáfora perfeita para explicar aos infiéis indígenas a "truculenta história da Paixão de Cristo". Assim, em primeiro lugar, associaram-se às cores com que a natureza premiou as belas flores do maracujá, aos vermelhos e aos roxos utilizados nos rituais cristãos da Semana Santa. Além das cores, a coroa floral completamente filigrada, transformou-se na própria imagem da coroa de espinhos com que Cristo foi crucificado; os três estigmas da flor passaram a ser os três cravos que o prenderam na cruz; suas cinco anteras estariam representando as cinco chagas de Cristo; as gavinhas eram vistas como os açoites que o martirizaram; e o fruto redondo era a representação do mundo que o Cristo veio redimir. Desde então, as flores dos maracujazeiros começaram a ser chamadas de "as flores-da-paixão", da Paixão de Cristo.

 

 


www.bethccruz.com



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.852.795
Visitas Únicas Hoje: 1.119
Usuários Online: 321