Quantos “céus” existem?
Espacojames



Página Inicial
Listar Saiba Mais




Artigo N.º 7435 - Quantos “céus” existem?
Artigo visto 3792




Visto: 3792
Postado em: 09/03/11 às 08:09:57 por: James
Categoria: Saiba Mais
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=19&id=7435
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Saiba Mais


Na “Divina Comédia”, Dante é levado através dos céus por Beatrice. Esses céus são baseados em ideias astronômicas. Beatrice o levou até o nono deles antes de chegarem à ultima morada de Deus.

A ideia de existir vários céus não é um conceito original de Dantes. Varias fontes antigas, incluindo passagens bíblicas e escritas judaicas, relatam múltiplos céus.
 
De fato, a palavra hebraica “céu” –shamayim- tem duplo sentido, sugerindo dois céus, mas outras passagens sugerem mais. Particularmente, São Paulo em um determinado ponto fala que foi levado até o “terceiro céu”. (2º Cor. 12,2).
 
Outras fontes antigas relatam mais céus- mais de dez. É claro, a partir dessa tendência que ouvimos falar a expressão “sétimo céu”, significando um estado supremo de felicidade.
 
Podemos lançar mais luz sobre o número de céus?
 
 
 
 
SÃO PAULO E O “TERCEIRO CÉU”
 
A primeira vista, a referencia de São Paulo ao “terceiro céu” pode parecer ser a prova de que existem vários reinos espirituais, mas essa não é uma prova certa.
 
Na linguagem bíblica, as palavras para “céu” (paraíso) são as mesmas para “céu” (espaço), e deve ser  esse ultimo céu que Paulo estava se referindo.
 
Especificamente, pode se ter a sugestão de que ele poderia estar imaginando o primeiro céu como a “atmosfera”, habitado pelos pássaros e o segundo céu como “celestial” habitado pelas estrelas. O terceiro céu seria então a “morada de Deus”.
 
Se fosse assim, quando ele fala que foi levado ao terceiro céu, ele simplesmente quer dizer que foi até a presença de Deus, e a passagem bíblica não sugere que possa existir outros reinos espirituais.
 
 
 A VISÃO CENTRAL
 
A visão central por trás de vários “céus” e que o céu não é um estado singular no qual os santos e os anjos são iguais á todas as pessoas que recebem a mesma recompensa. É mais complexo que isso.
 
A mesma percepção está por trás da maneira que as recompensas dos santos têm sido retratado historicamente.
 
Em seu livro, “Escatologia”, o Papa Emérito Bento XVI escreveu: “A Escolástica pegou essa percepção e deu a ela uma forma sistemática. Moldando, em partes, na extrema tradição venerável, eles falaram de uma “coroa” especial para os mártires, virgem e doutores. Hoje, nós estamos um pouco mais cautelosos onde tais afirmações estão em causa. É suficiente saber que Deus dá para cada pessoa a sua realização de modo peculiar para esse ou para aquele individuo, e que dessa forma cada um terá o seu extremo”  (Escatologia, 236).
 
Dessa forma, ele ligou a experiência do céu com a passagem do Apocalipse onde Jesus promete para aqueles que permanecerem fiéis até o fim, “Eu lhe darei uma pedra branca, com um novo nome escrito na pedra, que ninguém conhece, exceto aquele que o recebe” (Apo 2,17, ver Escatologia, 235).
 
Apesar de sua presença em uma boa parte da literatura judaico-cristã, a ideia de que há um número específico e relativamente pequeno dos céus espirituais não é algo que a Igreja ensina.
 
Em vez disso, ela ensina a ideia central de que isso representa que o céu é experimentado diferentemente por indivíduos que, com base no que eles fizeram na vida e quanto eles abriram-se ao amor de Deus.
 
 Traduzido por Tiago Rodrigo da Silva – Apostolado Spiritus Paraclitus do, do original em inglês “How Many Heavens Are There?” do site catholic.com
 
 


Fonte: http://www.paraclitus.com.br/2013/doutrina/ceu-inferno-purgatorio/quantos-ceus-existem/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.693.618
Visitas Únicas Hoje: 824
Usuários Online: 206