Espacojames


Página Inicial
Listar Resposta Católica


Como Baixar o vídeo para seu computador? Copie o link deste vídeo [ https://www.youtube.com/watch?v=YFKFQGWYt-I ] depois, entre neste site: [ http://pt.savefrom.net ] cole o link no campo indicado e clique na seta > para baixar. Não precisa instalar nada, todo o processo é online.


Artigo N.º 15750 - 258 – A Resposta Católica: De que carne se abster?
Artigo visto 253




Visto: 253
Postado em: 25/03/20 às 18:47:37 por: James
Categoria: Resposta Católica
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=197&id=15750
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Resposta Católica

É de lei divina que todo cristão deve fazer penitência. E, para concretizar os meios de nos mortificarmos, a Igreja prescreve que em certos dias do ano nos abstenhamos de carne. Mas de que tipo de carne, afinal?

O que não podemos comer nos dias em que a Igreja preceitua que nos abstenhamos de carne? A resposta é simples e direta: nos dias de abstinência, que são todas as sextas-feiras do ano, além da Quarta-feira de Cinzas e da Sexta-feira Santa (nas quais temos de guardar também o jejum), devemos abster-nos de carne animal, tanto bovina e suína quanto de aves, com exceção da carne de peixe e dos frutos do mar.

Trata-se de um preceito eclesiástico, e não de uma lei divina, e apesar de obrigar gravemente, não é um mandamento promulgado de forma direta por Nosso Senhor. O que, sim, é de lei divina é a nossa obrigação, como católicos conscientes, de fazer penitência (cf. CDC, cân. 1249). Entretanto, Cristo deixou à Igreja a liberdade de determinar, segundo as circunstâncias e necessidades de cada tempo, os meios concretos de os batizados porem em prática o espírito de mortificação que nos deve animar a todos.

E a Igreja, ao definir canonicamente sua disciplina penitencial, preferiu excluir do conceito “carne” tanto a carne de peixe quanto os frutos do mar, não por fazer uma distinção entre “carne vermelha” e “carne branca”, nem por algum motivo simbólico ou de ordem teológica, mas por uma questão eminentemente prática: ao contrário da carne de boi ou de porco, a de peixe é de mais fácil digestão e causa menor impressão de saciedade; por isso, é um alimento mais adequado para aqueles dias em que, de modo especial, somos chamados a unir-nos às dores de Nosso Senhor.

Vale lembrar ainda que, desde 1983, com a promulgação do atual Código de Direito Canônico, estão obrigados a guardar nos dias prescritos a devida abstinência de carne todos os fiéis que já completaram os 14 anos de idade (cf. CDC, cân. 1252), embora a Igreja recomende vivamente aos pais que desde cedo inspirem aos filhos o espírito de penitência e os eduquem, logo nos primeiros anos, a ver na escolha de uma alimentação mais pobre e simples, feita regularmente e em família, uma maneira de corresponder ao amor daquele que tanto nos amou.


Fonte: www.padrepauloricardo.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

LEIA TAMBÉM
257 – A Resposta Católica: Como e quando guardar o jejum e a abstinência?
256 – A Resposta Católica: É pecado quebrar a penitência quaresmal?
255 – A Resposta Católica: Jesus nasceu mesmo no dia 25 de dezembro?
254 – A Resposta Católica: Jesus nasceu mesmo no “ano zero”?
253 – A Resposta Católica: É necessário comungar sob as duas espécies?
252 – A Resposta Católica: O que Igreja pensa dos métodos orientais de meditação?
257 – A Resposta Católica: O que a Igreja ensina sobre doação de órgãos?
256– A Resposta Católica: É proibido fazer penitência aos domingos?
255 – A Resposta Católica: Uma única Missa vale para dois preceitos?
Veja mais artigos relacionados
 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.336.400
Visitas Únicas Hoje: 509
Usuários Online: 227