Espacojames


Página Inicial
Listar Artigos Levi Sousa




Artigo N.º 12887 - SANTO ANTÃO - Gigante combatente dos demônios
Artigo visto 4124




Visto: 4124
Postado em: 30/12/14 às 12:22:23 por: James
Categoria: Artigos Levi Sousa
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=200&id=12887
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Artigos Levi Sousa

Levi L. O. Sousa

Bom dia James, irmãos!
Que a Paz do Senhor JESUS, o amor de Maria e a justiça de Jose estejam convosco.

Santo Antão:
                                                                                     




Nota:

Como em Santo Antão, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO vem viver, vem sofrer, vem padecer e combater todos os tipos de adversidades, males, dores e sofrimentos que  atravessamos em nossas vidas, tanto na condição física, quanto especialmente na condição espiritual. Somos tão tolos, pequeninos e insensatos, que sequer conseguimos perceber ou assimilar, que O SENHOR esta em nós e através de nós - Se faz presente, unido, envolvido, comprometido e determinado pelo Seu INFINITO AMOR e PAIXÃO.

Neste Vale de lagrimas ao qual vivemos, sabemos que há muitas provações, grandes desafios, dolorosas tribulações e pouquíssimos frutos a serem colhidos, especialmente para aqueles que escolheram seguir com amor e fidelidade à NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

Não podemos esquecer jamais, que todos aqueles que passam por extensas provações, contínuas tribulações e terríveis desertos, acumulam em vida um grande tesouro no Céu, especialmente aqueles que se submetem espontaneamente – resignadamente ao SENHOR.

 

 


A VIDA DE SANTO ANTÃO

Depois da morte de seus pais, tendo ficado sozinho com uma única irmã ainda pequena, Antão, que tinha uns dezoito ou vinte anos, tomou conta da casa e da irmã.

Mal haviam passado seis meses desde o falecimento dos pais, indo um dia à igreja... refletia consigo mesmo sobre o motivo que levara os apóstolos a abandonarem tudo para seguir o Salvador... Entrou na igreja no exato momento em que se lia o evangelho, e ouviu o que o Senhor disse ao jovem rico:  Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres. Depois vem e segue-me, e terás um tesouro no céu (Mt 19,21).

 

 

Antão considerou que a lembrança dos santos exemplos lhe tinha vindo de Deus, e que aquelas palavras eram dirigidas pessoalmente para ele.

Logo que voltou da igreja, repartiu com os habitantes da aldeia as propriedades que herdara da família... para que não fossem motivo de preocupação, nem para si próprio nem para a irmã. Vendeu também todos os móveis e distribuiu com os pobres a grande quantia que obtivera, reservando apenas uma pequena parte por causa da irmã.

Entrando outra vez na igreja, ouviu o Senhor dizer no evangelho: Não vos preocupeis com o dia de amanhã (Mt 6,34). Não podendo mais resistir, até aquele pouco que restara, deu-o aos pobres.

Santo Antão do Deserto, também conhecido como Santo Antão do Egito, Santo Antão, o Grande, Santo Antão, o Eremita, Santo Antão, o Anacoreta, ou ainda O Pai de Todos os Monges, foi um santo cristão do Egito, um líder de destaque entre os Padres do Deserto. Ele é cultuado em muitas igrejas nos seguintes dias de festa: 30 de Janeiro no velho-calendário da Igreja Ortodoxa e da Igreja Ortodoxa Copta; 17 de Janeiro, no novo calendário da Igreja Ortodoxa, na Igreja Ortodoxa Búlgara, na Igreja Católica Romana e na Igreja Católica Copta.

Uma vez que o seu nome latino é Antonius, em traduções displicentes de obras onde o seu nome figura para a língua portuguesa, o nome do santo tem sido vertido como António do Deserto, do Egypto, o Grande, … (nome que, de resto, mantém nas demais línguas europeias), mas que tem suscitado confusões, pela homonímia, com o Santo António. Trata-se, pois, de dois santos distintos e, para melhor diferenciá-los, é preferível optar pelo nome de resto já consagrado pela tradição vernácula, de Santo Antão.

A sua vida foi relatada por Santo Atanásio de Alexandria, na Vita Antonii cerca de 360. Segundo este, teria nascido em 251, na Tebaida, no Alto Egypto, e falecido em 356, portanto com cento e cinco anos de idade.

Cristão fervoroso, com cerca de vinte anos tomou o Evangelho à letra e distribuiu todos os seus bens pelos pobres, partindo de seguida para viver no deserto. Aí, segundo o relato de Atanásio, e tal como sucedera com Jesus, foi tentado pelo diabo, mas por muito mais que os quarenta dias que durou a Jesus, não hesitando os demónios em atacá-lo. Porém, Antão resistiu às tentações e não se deixou seduzir pelas tentadoras visões que se multiplicavam à sua volta.

O seu nome começou a ganhar fama, por ser exímio na arte de pastorar e começou a ser venerado por numerosos visitantes, sendo visitado no deserto por inúmeros peregrinos.

Em 311 viajou até a Alexandria para ajudar os cristãos perseguidos por Maximiano Daia, e regressou em 355 para impugnar a doutrina ariana. Foi considerado santo em vida, capaz de realizar milagres. Levou muitos à conversão. Morreu centenário no ano de 356.

A vida de Santo Antão e as suas tentações inspiraram numerosos artistas, designadamente Hieronymus Bosch, Pieter Brueghel, Dali, Max Ernst, Mathias Grünewald, Diego Velásquez ou Gustave Flaubert.

Os religiosos que, tornando-se monges, adaptaram o modo de vida solitário de Antão, chamaram-se eremitas ou anacoretas, opondo-se aos cenobitas que escolheram viver em comunidades monásticas.
Em 1095, foi fundada uma ordem à qual foi atribuído o seu nome: os Antonianos (Canonici Regulares Sancti Antonii - CRSA).

Santo Antão, rogai por nós!

 

                                                                                                                   

Fonte: PESQNT / Wikipédia / Tesouros da Fé

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO - PARA SEMPRE SEJA LOUVADO.../ SALVE MARIA - SALVE MARIA ... / SALVE JOSE - SALVE JOSE ...

Grande abraço,    




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

LEIA TAMBÉM
Demônio manda SMS para intimidar padre que realizou exorcismo
Líder da Igreja Universal Edir Macedo entre os “110 maçons ilustres”
Epidemia de Demônios
Satanistas anunciam distribuição de livro de adoração ao demônio nas escolas infantis
Perigo Eminente - Fukushima Daiichi
Valdemiro Santiago - " Expulso " da TV Aberta
Justiça Penhora 10% dos Bens da Igreja Universal
Fenômeno "POLTERGEIST" na TV
A hora da insídia do demônio - 3:00 da Madrugada - Saiba como se defender nesta hora
Veja mais artigos relacionados
 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.264.113
Visitas Únicas Hoje: 493
Usuários Online: 204