COMO REZAR O ROSÁRIO COMPLETO
Espacojames



Página Inicial
Listar Terço e Rosário




Artigo N.º 3159 - COMO REZAR O ROSÁRIO COMPLETO
Artigo visto 271615




Visto: 271615
Postado em: 20/09/09 às 22:59:10 por: James
Categoria: Terço e Rosário
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=37&id=3159
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Terço e Rosário


 ATENÇÃO! Links atualizados: 

http://espacojames.com.br/terco
http://espacojames.com.br/rosario

http://espacojames.com.br/viasacra
http://espacojames.com.br/divinamisericordia/
http://espacojames.com.br/15oracoes

-------------

Com a mão direita aberta, faça com o dedo polegar uma pequena cruz na testa, outra nos lábios e outra no peito enquanto reza: 

 
PELO SINAL da Santa Cruz, livrai-nos, Deus, Nosso Senhor, dos nossos inimigos. 
 
Ainda com a mão direita aberta, faça uma grande Cruz, tocando com as pontas dos dedos na testa, no peito, no ombro esquerdo e no ombro direito enquanto diz:

EM NOME DO PAI, e do Filho e do Espírito Santo. Amém.


 

ORAÇÃO PREPARATÓRIA

VINDE ESPÍRITO SANTO, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.
Oremos: Deus que instruístes os corações de vossos fiéis com a Luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.

OFERECIMENTO DO TERÇO

Divino Jesus, ofereço-vos este terço que vou rezar, contemplando os mistérios da nossa redenção. Pela intercessão de Maria, vossa Mãe Santíssima, a quem me dirijo, concedei-me as virtudes para bem rezá-lo e a graça de ganhar as indulgências desta santa devoção.

Segurando a Cruzinha do Terço, reze:

CREIO EM DEUS PAI Todo-poderoso, Criador do céu e da terra e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos; creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne e na vida eterna. Amém.

Na primeira conta grande, reza-se:

PAI NOSSO, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O PÃO NOSSO de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém.

Em cada uma das 3 contas pequenas, reza-se:

AVE MARIA, cheia de graça, o Senhor é Convosco; bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o Fruto do Vosso ventre, Jesus. SANTA MARIA, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores,agora e na hora de nossa morte./ Amém.

No intervalo entre estas 3 contas e a próxima conta grande, reza-se:

GLÓRIA AO PAI, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém.
Ó MEU JESUS, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas para o céu e socorrei principalmente as que mais precisarem.

MISTÉRIOS DO SANTO ROSÁRIO

Atualizados de acordo com a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae (O Rosário da Virgem Maria), de Sua Santidade, o Papa João Paulo II, publicada no dia 16 de outubro de 2002


Mistérios gozosos (1º Quarto do Rosário)
A serem rezados as segundas e sábados

 

1º mistério: A anunciação do Anjo Gabriel a Nossa Senhora. (Lc 1, 26)

Na conta grande reze: Pai-Nosso...
Nas primeiras 10 contas pequenas, reze: Ave Maria...
No intervalo reze: Glória ao Pai... e: Ó meu Jesus...

2º mistério: A visita de Maria sua prima Isabel. (Lc 1, 39)

Como no mistério precedente, reze Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória ao Pai e Ó meu Jesus, e assim por diante, nos demais mistérios.

3º mistério: O nascimento do menino Jesus em Belém. (Lc 2, 1) Pai-Nosso, 10 Ave Marias e as jaculatórias.

4º mistério: A apresentação do menino Jesus no Templo. (Lc 2, 22) Pai-Nosso, 10 Ave Marias e as jaculatórias.

5º mistério: A perda e o encontro do menino Jesus no Templo. (Lc 2, 41) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
 

Mistérios da Luz (2º Quarto do Rosário)
Somente às quintas feiras

1º mistério: Batismo de Jesus no Jordão: "Aqui, enquanto Cristo desce à água do rio, como inocente que se faz pecado por nós (cf. 2 Cor 5, 21), o céu abre-se e a voz do Pai proclama-o Filho dileto (cf. Mt 3, 17), ao mesmo tempo que o Espírito vem sobre Ele para investi-lo na missão que o espera." Senhor, lavai minha alma de todo pecado e toda mágoa, ressentimentos passados. Vinde sobre mim, com vosso Espírito! Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

2º mistério: Auto-revelação de Jesus nas Bodas de Caná: "Mistério de luz é o início dos sinais em Caná (cf. Jo 2, 1-12), quando Cristo, transformando a água em vinho, abre à fé o coração dos discípulos, graças à intervenção de Maria, a primeira entre os crentes." Senhor, assim como transformastes a água em vinho, por amor a vossos filhos, transformai tudo o que impede de vos causar alegria. Transforma o meu coração, em o vosso coração. E a nossa Mãe Santíssima, advogada dos pobres pecadores que somos nós, peço que interceda junto a Deus, por mim e por toda a humanidade. Amém. Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

3º mistério:  Jesus anuncia o Reino de Deus com o convite à conversão: "Mistério de luz é a pregação com a qual Jesus anuncia o advento do Reino de Deus e convida à conversão (cf. Mc 1, 15), perdoando os pecados de quem a Ele se dirige com humilde confiança (cf.Mc 2, 3-13; Lc 7, 47-48), início do ministério de misericórdia que Ele prosseguirá exercendo até ao fim do mundo, especialmente através do sacramento da Reconciliação confiado à sua Igreja (cf. Jo 20, 22-23)." Senhor, dirijo-me a vós, para com total confiança e humildade, reconheço minhas culpas, pedir-vos perdão. Converte-me inteiramente a fim de que eu possa ser instrumento de conversão para muitos de vossos filhos. Amém. Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

4º mistério: Transfiguração de Jesus: "Mistério de luz por excelência é a Transfiguração que, segundo a tradição, se deu no Monte Tabor. A glória da Divindade reluz no rosto de Cristo, enquanto o Pai o acredita aos apóstolos extasiados para que o 'escutem' (cf. Lc 9, 35 par) e se disponham a viver com Ele o momento doloroso da Paixão, a fim de chegarem com Ele à glória da Ressurreição e a uma vida transfigurada pelo Espírito Santo." Senhor, que minha vida seja um vivida como no Monte Tabor, extasiada com vossos prodígios e santidade. Reluz em minha face o brilho da vossa face e concedei-me a graça de viver unicamente para vós em todos os momentos de minha vida. Amém. Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

5º mistério: Instituição da Eucaristia: "Mistério de luz é, enfim, a instituição da Eucaristia, na qual Cristo se faz alimento com o seu Corpo e o seu Sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando 'até ao extremo' o seu amor pela humanidade (Jo 13, 1), por cuja salvação se oferecerá em sacrifício." Senhor, eu vos dou graças por terdes permanecido entre nós, em especial na Santa Eucaristia. Dou-vos graças pelos sacerdotes, pois somente por eles pode ocorrer um sublime milagre da transubstanciação. Fazei descer o Espírito Santo sobre os sacerdotes do mundo inteiro, sobre todo o clero, a fim de que possamos ver neles, vossa divina e gloriosa face. Amém. Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
 

Mistérios dolorosos (3º Quarto do Rosário)
Rezados as terças e sextas-feiras

1º mistério: A agonia de Jesus no horto da Oliveiras. (Mc 14, 32) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

2º mistério: A flagelação de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Jo 19, 1) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

3º mistério: A coroação de espinhos. (Mt 27, 27) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

4º mistério: Jesus é condenado à morte. (Lc 23, 24) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

5º mistério: A crucificação, sofrimento e morte de Jesus. (Jo 19, 25) Pai Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
 

Mistérios gloriosos (4º Quarto do Rosário)
Rezados às quartas-feiras e domingos

1º mistério: A ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. (Mc 16, 1) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

2º mistério: A ascensão de Jesus Cristo ao céu. (At 1, 1) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

3º mistério: A descida do Divino Espírito Santo. (At 2, 1) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

4º mistério: A assunção de Nossa Senhora ao céu. (Lumen Gentium 59) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.

5º mistério: A coroação de Maria como Rainha do céu. (Ap 12, 1) Pai-Nosso, 10 Ave-Marias e as jaculatórias.
 

TÉRMINO DO TERÇO – AGRADECIMENTO


Infinitas graças vos damos, soberana Rainha, pelos benefícios que todos os dias recebemos de vossas mãos liberais. Dignai-vos agora e para sempre, tomar-nos debaixo de Vosso Poderoso Amparo e, para mais Vos obrigar, Vos saudamos com uma Salve Rainha:

SALVE RAINHA,/ Mãe de misericórdia,/ vida, doçura, esperança nossa,/ salve!/ A Vós bradamos,/ os degredados filhos de Eva;/ a Vós suspiramos/ gemendo e chorando neste vale de lágrimas./ Eia, pois,/ Advogada nossa/ esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei,/ e depois deste desterro/ mostrai-nos Jesus,/ bendito fruto do Vosso ventre,/ ó clemente,/ ó piedosa,/ ó doce sempre Virgem Maria.


D: Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
T: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Amém.

 




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.844.858
Visitas Únicas Hoje: 304
Usuários Online: 137