espacojames



Página Inicial
Listar Terço e Rosário




Artigo N.º 7442 - Terço em reparação dos pecados do carnaval
Artigo visto 5096




Visto: 5096
Postado em: 09/03/11 às 14:30:00 por: James
Categoria: Terço e Rosário
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=37&id=7442
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Terço e Rosário


(mistérios dolorosos)


1) AGONIA DE JESUS

Jesus agoniza porque, sendo Ele o Filho de Deus, o Imaculado, sem qualquer mancha de pecado, ao assumir em Si os pecados de todos os homens, desde o início ao fim do mundo, torna-Se, por assim dizer, o pecador universal. E se um simples pecado O faz agonizar, o que mais O faz sofrer são os pecados de todos os cristãos que repetem ora a dormição dos três apóstolos preferidos no Jardim das Oliveiras, ora o beijo de Judas,ora a fuga dos apóstolos, ora as negações de S. Pedro. E tal acontece sobretudo nesta quadra, em que muitos se comportam como autênticos pagãos. E tanto assim é que há quem diga, já a gozar, que
estes dias são para se divertirem e a 4ª. feira de Cinzas é para fazer penitência destes dias de Carnaval.

2) FLAGELAÇÃO DE JESUS

Se neste mistério Jesus sofre pelos pecados com o corpo, quanto não sofrerá Ele pelos pecados sensuais cometidos durante os dias deCarnaval. Quantas aberrações corporais cometidas durante estes dias por qualquer um dos sexos.

3 ) COROAÇÃO DE ESPINHOS

Jesus repara o mau uso que os homens fazem da sua inteligência. E se Jesus sofre com a imaginação corrupta e depravada que provocam certas cenas de carnaval naqueles que apenas assistem a ele, quanto mais razão de queixa tem dos que passam o ano inteiro a aplicar a sua inteligência a preparar cenas licenciosas para o carnaval seguinte, cenas que sendo provocadoras terão como consequência levar os que assistem a deleitarem-se nessas cenas. Já dizia S. Tiago: “cada qual é tentado pelos desejos maus, que o arrastam e procuram atrair. Depois, os maus desejos concebem e dão origem ao pecado, e o pecado, uma vez
consumado, gera a morte” (1, 14-15)

4) JESUS A CAMINHO DO CALVÁRIO COM A CRUZ AOS OMBROS

Disse Jesus à Irmã Lúcia (de Fátima, Portugal): ” A penitência que hoje peço e exijo é o cumprimento dos deveres, cada qual no seu estado”. Ora, o cumprimento dos deveres implica levar a nossa cruz, pois muitas vezes eles são bem pesados. Também o carnaval deveria ser vivido cristãmente . Jesus pediu, em fins de 1940 por meio da Irmã Lúcia, a supressão destas festas e a sua substituição por oração e penitência, com preces públicas pelas ruas. Talvez por isso há hoje quem queira tornar estes dias mais cristão: divertimentos, sim, mas sem exageros, com tempos de oração. Faz lembrar S. João Bosco que dizia aos seus alunos: “Diverte-te, sim, mas não peques”

5) MORTE DE JESUS

Durante o ano, muitos cristãos são-no apenas de nome: crêem em tudo o que obriga a uma vida santa e inocente e procedem de um modo que desmente tudo o que crêem. Durante o Carnaval, a máscara cai e aproveita-se a licenciosidade destes dias para se praticar, à luz do dia, o que vai no coração. Vive-se segundo a carne, e não segundo o espírito. No fundo, a máscara do carnaval é um símbolo da contradição existente entre fé cristã e vida pagã. No Calvário, o Coração de Jesus foi trespassado pela lança de Longuinhos. Com quanta propriedade se pode dizer que a referida contradição estava presente naquela lançada.

Mas Jesus, Rei de Amor, pagou tal facto com um ato de amor: o Sangue e a Água que saíram do Seu Coração lavaram tais pecados. Rezemos para que os cristãos correspondam a tal ato de amor.

 


Fonte: http://www.aascj.org.br/home/2011/03/08/terco-em-reparacao-dos-pecados-do-carnaval/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.861.860
Visitas Únicas Hoje: 1.997
Usuários Online: 572