Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 10145 - ENCONTRO ENTRE PAPA E PATRIARCA DE MOSCOU PARECE MAIS PRÓXIMO
Artigo visto 1761




Visto: 1761
Postado em: 20/09/12 às 06:48:39 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=10145
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Estudioso italiano há 30 anos na Rússia, Giovanni Guaita conversa com a AIS

ROMA, terça-feira, 18 de setembro de 2012 (ZENIT.org) - "Uma eventualidade que nunca foi descartada no passado e que hoje parece mais próxima": o tão esperado encontro entre Bento XVI e o patriarca Kirill pode não estar muito longe, desde que alguns problemas sejam resolvidos.

É o que declara à fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) o estudioso italiano Giovanni Guaita, há quase 30 anos na Rússia, colaborador do Secretariado para as Relações Entre Cristãos, do Departamento de Relações Exteriores do Patriarcado de Moscou.

O hieromonge, título dado aos monges das igrejas orientais que foram ordenados sacerdotes, conversou com a fundação pontifícia em Moscou, no mosteiro de São Daniel, centro espiritual e administrativo da Igreja ortodoxa, que abriga o departamento presidido pelo metropolita Hilarion.

"O desejo é que o encontro seja um momento de mudança real nas relações entre as duas igrejas, sem se limitar a um aperto de mão na frente dos fotógrafos".

Antes, no entanto, é necessário desatar alguns nós. Não tanto na Rússia, mas em outros países, como a Ucrânia. O desejo de concretizar um encontro face a face entre os chefes das duas Igrejas, de qualquer forma, permanece vivo, e, ironia do acaso, foi discutido em 2005 pelo recém-eleito papa Ratzinger e pelo então "simples" metropolita Kirill.

As relações entre Moscou e a Santa Sé também foram discutidas em julho passado, durante a visita do primeiro-ministro italiano Mario Monti à Rússia. Monti quebrou o protocolo ao encontrar-se com o patriarca ortodoxo ainda antes de encontrar-se com o presidente Medvedev, devido a um conflito imprevisto de agendas.

O hieromonge esteve presente na conversa, que tratou da atual crise econômica, profundamente sentida pelo patriarcado. "A Rússia enfrenta hoje problemas sociais que nunca teve no passado, como a enorme disparidade econômica entre as diversas camadas da população. E a Igreja ortodoxa é cada vez mais ativa nesta área", diz ele.

Outro fenômeno relativamente recente é o da imigração. O que nos tempos soviéticos era simples movimentação interna já se transformou em fluxos migratórios, com consequentes problemas de recepção e integração. "Em Moscou, as comunidades de imigrantes, tanto oficiais quanto ilegais, já são bastante volumosas e vêm principalmente de ex-repúblicas soviéticas de maioria muçulmana. Por isso, foi necessário promover também o diálogo inter-religioso".

O patriarcado ortodoxo russo está fortemente comprometido em dar apoio aos cristãos perseguidos em todo o mundo e em combater a “cristianofobia presente na Europa Ocidental e em lugares onde os fiéis não são diretamente perseguidos, mas socialmente marginalizados, numa tentativa de reduzir a religião a mero assunto particular".

O religioso ortodoxo agradeceu pela ajuda da AIS, considerando-a "uma das primeiras organizações católicas a estabelecer relações tão cordiais com o patriarcado de Moscou".

Imediatamente após o colapso da União Soviética, a tensão entre as duas igrejas era grande, tanto na Rússia quanto em outros países da ex-URSS. A fundação pontifícia, no entanto, sempre apoiou "uma quantidade surpreendente" de projetos da Igreja ortodoxa, em Moscou e em outras regiões da federação. "É em grande parte graças à ajuda da AIS que a relação com o Vaticano é boa. Hoje o patriarcado também conta com a ajuda de outras realidades católicas, mas a Ajuda à Igreja que Sofre faz isso desde sempre”
(Trad.ZENIT)


Fonte: http://www.zenit.org/article-31323?l=portuguese



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

LEIA TAMBÉM
"OXALÁ OS HOMENS COMPREENDAM QUE SÃO TODOS IRMÃOS!" - Palavras de Bento XVI ao recitar o Angelus durante Viagem Apostólica ao Líbano
"A VOCAÇÃO DA IGREJA E DO CRISTÃO É SERVIR" - Homilia de Bento XVI durante missa no City Center Waterfront de Beirtut
"VOCÊS TÊM UM LUGAR PRIVILEGIADO NO MEU CORAÇÃO E EM TODA A IGREJA" - Discurso do Papa às jovens gerações do Líbano e do Oriente Médio
Filme Vídeo sobre profeta Maomé não pretende insultar os muçulmanos, diz pastor cristão
Ataque suicida contra vídeo de Maomé deixa nove estrangeiros mortos em Cabul
Cristo cura um homem surdo e mudo interiormente para que escute a voz de Deus, afirma o Papa
Sinal dos Tempos: Onda de ataques anticristãos varre a Rússia
"A LEI DE DEUS É A SUA PALAVRA QUE GUIA O HOMEM NO CAMINHO DA VIDA"
LEI ANTI-CONVERSÃO É ANTICONSTITUCIONAL
Veja mais artigos relacionados
 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.331.682
Visitas Únicas Hoje: 710
Usuários Online: 227