Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 10149 - Escritora abraça fé católica ao investigar o possível primeiro beato do Uruguai
Artigo visto 2237




Visto: 2237
Postado em: 20/09/12 às 06:48:39 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=10149
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

ROMA, 14 Set. 12 / 10:09 am (ACI/EWTN Noticias).- Faz uns dias se apresentou em Roma o livro "Dom Jacinto Vera, o missionário santo", uma história novelada sobre o primeiro Bispo do Uruguai, que está cada vez mais perto de converter-se no primeiro beato do país sul-americano. Sua autora, a advogada e escritora Laura Inés Álvarez Goyoaga, revelou que investigar a vida do Servo de Deus lhe permitiu abraçar a fé católica.

Em uma entrevista concedida ao grupo ACI, a escritora confessou que não era católica e foi educada no anticlericalismo.

"Eu não era católica, venho de uma família não católica pelos dois lados, por via materna e paterna, e também bastante anticlerical. Mas, um dia, um pouco compulsivamente, fui a uma Missa onde me encontrei com um sacerdote exemplar, agora Dom Sanguinetti, Bispo de Canelones, que me mostrou um panorama totalmente diferente da fé, e dos preconceitos que eu trazia de uma sociedade tão secularizada como a nossa", recordou.

Álvarez Goyoaga adicionou que "a partir dali surgiu o convite a uma conferência, e disse a mim mesma: vou porque vai ser algo interessante; e me encontrei com este personagem, Dom Jacinto Vera, uma maravilha que realmente mudou minha vida e me fez crescer tremendamente junto com ele, o que é um processo de conversão na fé".

Dom Jacinto Vera, "foi um bispo gaúcho, filho de imigrantes espanhóis das Ilhas Canarias, cresceu no Uruguai sendo um camponês".

"Foi um uruguaio típico, também um sacerdote exemplar, e um homem de uma caridade extrema, impressionante".

Dom Jacinto Vera

O primeiro Bispo de Montevidéu, Dom Jacinto Vera, foi um incansável missionário que durante o século XIX percorreu todo o país em guerra para manter viva a tradição católica do seu povo e está cada vez mais perto de converter-se no primeiro beato uruguaio.

A Positio, o livro que relata a vida, escritos e testemunhos de quem deu testemunho de santidade, já está na Congregação para as Causas dos Santos, conforme se informou desde o Vaticano.

O livro "Dom Jacinto Vera. O missionário santo", de Laura Álvarez Goyoaga se converteu em um best-seller no Uruguai e aproximou a vida deste exemplar pastor a milhares de católicos e não crentes.

O Bispo de Canelones, Dom Alberto Sanguinetti, Vice Postulador da causa de Dom Vera, recorda no prólogo, como este personagem, por sua luta pela paz e pela fé, se converteu "na pessoa mais conhecida pessoalmente e mais querida em todo o Uruguai na segunda metade do século XIX".

O Secretário da Comissão Pontifícia para a América Latina, Dr. Guzmán Carriquiry, assinalou ao grupo ACI, que para a Igreja do país, seria uma graça imensa ver subir aos altares ao Prelado, já que até o momento, "seria o primeiro santo, e o primeiro beato do Uruguai".

"A personalidade, o homem, o uruguaio mais conhecido pelos outros uruguaios e mais querido pelos uruguaios, quem, no século XIX, dedicou-se a reavivar a fé da velha cristandade", adicionou.

Para a escritora, em um mundo onde o secularismo asfixia cada vez mais o católico ao âmbito privado, "Jacinto Vera traz de volta através da sua mensagem de compromisso tão grande com a fé e com a missão essa possibilidade que temos todos os uruguaios e a todos os católicos do mundo, o enfrentar-se às adversidades, à providência, e a partir dai, conseguir resultados de excelência contra todo prognóstico negativo".

"É uma história que eleva a gente, nos faz realmente viver de uma forma diferente a fé e a vida de cada dia, a vida cotidiana", concluiu.


Fonte: http://acidigital.com/noticia.php?id=24149



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

LEIA TAMBÉM
Vídeo mostra como foi a liberação de Rimsha Masih, vítima da lei da blasfêmia no Paquistão
Extremistas muçulmanos matam a dois jovens cristãos no Paquistão
Mulher foi condenada por provocar-se um aborto faltando uma semana para dar à luz
ENCONTRO ENTRE PAPA E PATRIARCA DE MOSCOU PARECE MAIS PRÓXIMO
"OXALÁ OS HOMENS COMPREENDAM QUE SÃO TODOS IRMÃOS!" - Palavras de Bento XVI ao recitar o Angelus durante Viagem Apostólica ao Líbano
"A VOCAÇÃO DA IGREJA E DO CRISTÃO É SERVIR" - Homilia de Bento XVI durante missa no City Center Waterfront de Beirtut
"VOCÊS TÊM UM LUGAR PRIVILEGIADO NO MEU CORAÇÃO E EM TODA A IGREJA" - Discurso do Papa às jovens gerações do Líbano e do Oriente Médio
Filme Vídeo sobre profeta Maomé não pretende insultar os muçulmanos, diz pastor cristão
Ataque suicida contra vídeo de Maomé deixa nove estrangeiros mortos em Cabul
Veja mais artigos relacionados
 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.271.172
Visitas Únicas Hoje: 837
Usuários Online: 251