espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 10308 - O Papa: Pobreza espiritual de muitos é um desafio para todos os cristãos
Artigo visto 2421




Visto: 2421
Postado em: 16/11/12 às 08:49:54 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=10308
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Vaticano, 15 Nov. 12 / 01:58 pm (ACI/EWTN Noticias).- O Papa Bento XVI explicou na manhã desta quinta-feira, 15, que a pobreza espiritual de muitos, que já não consideram a falta de Deus como uma carência, constitui um desafio para todos os cristãos.

Assim o indicou o Santo Padre em seu discurso aos membros e consultores do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos com motivo de sua assembléia plenária dedicada ao tema "A importância do ecumenismo na nova evangelização".

O Papa assinalou que não se pode percorrer um verdadeiro caminho ecumênico "ignorando a crise de fé que atravessam diversas regiões do planeta, entre as quais, aquelas que foram as primeiras em acolher o anúncio do Evangelho e onde a vida cristã floresceu ao longo dos séculos. Por outra parte, não podemos ignorar os numerosos sinais que testemunham a permanência de uma necessidade de espiritualidade que se manifesta de formas diversas".

"A pobreza espiritual de muitos contemporâneos nossos, que já não percebem como uma carência a ausência de Deus em sua vida, representa um desafio para todos os cristãos".

Nesse contexto, "a nós, que cremos em Cristo, nos é pedido que retornemos ao essencial, ao coração de nossa fé, para dar juntos ao mundo um testemunho do Deus vivo".

Bento XVI indicou que "não temos que esquecer o que nos une, quer dizer, a fé em Deus, Pai e Criador, que se revelou no Filho, Jesus Cristo, difundindo o Espírito que vivifica e santifica. Esta é a fé do Batismo que recebemos e é a fé que, na esperança e na caridade, podemos professar juntos".

"À luz da prioridade da fé se entende, também, a importância dos diálogos teológicos e das conversações com as Igrejas e as Comunidades eclesiásticas em que a Igreja Católica está comprometida. Inclusive quando não se avista, em um futuro imediato, a possibilidade do reestabelecimento da comunhão plena, uns e outras, brindam a oportunidade de apreciar, ao lado de resistências e obstáculos, riquezas de experiência, de vida espiritual e de reflexões teológicas, que estimulam um testemunho cada vez mais profundo".

A meta do ecumenismo, sublinhou, é "a unidade visível entre os cristãos separados". A essa tarefa "temos que dedicar todas nossas forças, mas, do mesmo modo, devemos reconhecer que, em última análise, a unidade é um dom de Deus; pode vir somente do Pai mediante o Filho, porque a Igreja é sua Igreja. Com essa perspectiva, é importante invocar do Senhor a unidade visível, mas será possível ter em conta que a busca dessa meta é relevante para a nova evangelização".

"O fato de caminhar juntos para esse objetivo é uma realidade positiva, a condição, entretanto, de que as Igrejas e Comunidades não se detenham no meio do caminho, aceitando as diversidades contraditórias como algo normal ou como o melhor que se pode conseguir. A força presente e ativa de Deus no mundo se fará evidente na plena comunhão na fé, nos sacramentos e no ministério".

O Papa ressaltou ademais que "a unidade é, por uma parte, fruto da fé, e, por outra, um meio e quase um requisito para anunciar,de forma cada vez mais acreditável, a fé aos que ainda não conhecem salvador ou que, tendo recebido o anúncio do Evangelho, quase se esqueceram deste dom precioso".

"O verdadeiro ecumenismo –concluiu– reconhecendo o primado da ação divina requer, acima de tudo, paciência, humildade, abandono à vontade do Senhor. Ao final, tanto o ecumenismo como a nova evangelização, requerem o dinamismo da conversão, entendido como vontade sincera de seguir a Cristo e de aderir plenamente à vontade do Pai".


Fonte: http://acidigital.com/noticia.php?id=24469



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.853.071
Visitas Únicas Hoje: 1.395
Usuários Online: 484