Nova evangelização: uma prioridade para o próximo papa
Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 10680 - Nova evangelização: uma prioridade para o próximo papa
Artigo visto 2129




Visto: 2129
Postado em: 26/02/13 às 22:20:01 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=10680
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Roma, 26 de Fevereiro de 2013 (Zenit.org) John Flynn, LC | 49 visitas

O papa Bento XVI não deixará apenas de publicar a sua terceira encíclica sobre as virtudes teologais, que trataria da fé, como também deixará incompleta a exortação pós-sinodal sobre a nova evangelização.

Em sua homilia na missa de encerramento do Sínodo dos Bispos sobre a nova evangelização, em outubro passado, Bento XVI falou da "urgente necessidade de reanunciar o Cristo onde a luz da fé enfraqueceu, onde o fogo de Deus se reduziu a brasas que devem ser reavivadas, para se tornarem chama viva que dá luz e calor à casa inteira" (28 de outubro de 2012).

Um dos participantes do próximo conclave é o cardeal Donald Wuerl, arcebispo de Washington, DC. O cardeal foi o relator geral do sínodo de outubro e publicou um tratado de 90 páginas, intitulado “Nova Evangelização: a transmissão da fé católica hoje”.

Descrevendo o sínodo, Wuerl usa três palavras: positivo, unidade e pastoral.

Os últimos dez anos têm sido turbulentos, reconhece Wuerl, mas "estamos vivendo uma nova fase na vida da Igreja e caminhamos na direção certa", completa.

O cardeal observa que uma característica do último sínodo foi a unidade entre os bispos e a clareza em se reconhecer que todos os bispos presentes compartilharam uma profunda unidade na fé e uma convicção comum na necessidade de uma nova evangelização.

Este objetivo, explica Wuerl, não inclui apenas a pregação da mensagem do evangelho àqueles que não conhecem Jesus, mas também o auxílio, aos que já foram evangelizados, para redescobrirem a fé e retornarem à prática religiosa.

Esta nova evangelização parte da experiência de Jesus Cristo: este amor por Jesus e pelo evangelho deve ser compartilhado com os outros. "A missão principal da Igreja é a evangelização", explica o arcebispo de Washington.

Um dever

É importante compreender, prossegue Wuerl, que este dever de anunciar a verdade da salvação que encontramos em Cristo não é de responsabilidade exclusiva do clero ou dos religiosos. Citando o Vaticano II, o cardeal sublinha o papel vital dos leigos em dar testemunho da própria fé e em anunciar aos outros a mensagem de Cristo.

Apesar de Paulo VI já ter identificado a necessidade de um novo período de evangelização, é João Paulo II, no parecer do cardeal, quem pode ser definido como o verdadeiro pai da nova evangelização. Durante as suas muitas viagens ao redor do mundo, em que falou em vários idiomas, o papa polonês levou o ministério universal até os confins da terra.

Hoje em dia, há uma necessidade real e urgente de uma nova evangelização. Nós vivemos a nossa fé no meio de uma cultura altamente secularizada. Esta concepção limitadamente secularista da vida mudou radicalmente o contexto em que vivemos e transmitimos a nossa fé, considera Wuerl.

Estamos, portanto, em uma situação em que duas gerações de católicos não têm o conhecimento da oração, não percebem a importância da missa e do sacramento da penitência e, em muitos casos, perderam o sentido da transcendência.

Citando a encíclica Evangelium Vitae, de João Paulo II, o cardeal Wuerl afirma que em muitos países há um "eclipse do sentido de Deus" (Par. 21).

A nova evangelização começa através da Igreja, que é o instrumento de Cristo no mundo de hoje, observa o cardeal. É através dos sacramentos da Igreja que a obra redentora de Cristo continua.

Os sacramentos

"Nós acreditamos que os sacramentos são, e sempre foram, os braços do próprio Salvador, por meio dos quais ele estende a sua ação no espaço e no tempo para dar a vida, abençoar, renovar, curar e multiplicar o pão da vida".

Depois de refletir sobre cada um dos sacramentos, Wuerl explica o significado das paróquias na obra da nova evangelização, bem como na contribuição dos novos movimentos e comunidades.

Um capítulo posterior é dedicado aos objetivos teológicos da nova evangelização. O cardeal identifica o que chama de "marcos dos fundamentos teológicos":

- As bases antropológicas, que identificam a fonte da dignidade humana.

- Os fundamentos cristológicos, que explicam quem é Cristo, a sua divindade e humanidade e a realidade da sua morte e ressurreição.

- Os fundamentos eclesiológicos, que reconhecem que Cristo continua a sua obra de redenção através da Igreja.

- As bases soteriológicas, que nos permitem ver que o Reino de Cristo já está entre nós e que as nossas vidas fazem parte do trabalho de construção do Reino de Deus.

Enquanto esperamos pela decisão do próximo conclave, já sabemos, com toda a clareza, que para o próximo papa, assim como para João Paulo II e para Bento XVI, a nova evangelização continuará a ser uma prioridade.


Fonte: http://www.zenit.org/pt/articles/nova-evangelizacao-uma-prioridade-para-o-proximo-papa



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.835.261
Visitas Únicas Hoje: 1.228
Usuários Online: 233