Pe. Lombardi sobre primeira Congregação Geral: foi um encontro sereno e construtivo.
Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 10685 - Pe. Lombardi sobre primeira Congregação Geral: foi um encontro sereno e construtivo.
Artigo visto 1951




Visto: 1951
Postado em: 04/03/13 às 19:12:32 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=10685
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


ACI


Na manhã desta segunda-feira, 4 de março, celebrou-se com a presença de 142 cardeais da Igreja a Primeira Congregação Geral do Colégio Cardinalício. Deste número 103 serão eleitores no próximo conclave. Falando sobre o evento, o Porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi disse aos meios que “poderia definir este primeiro encontro como sereno, construtivo e positivo”.


Das 11:45h às 12:30h os cardeais tomaram a palavra para abordar, sobre tudo, temas relativos à organização destes dias, em particular do calendário das Congregações. Hoje falaram 13 cardeais. A Congregação foi presidida pelo Cardeal Decano Angelo Sodano, acompanhado pelo Camarlengo, o Cardeal Tarcisio Bertone e pelo Secretário do Colégio Cardinalício, o Arcebispo Lorenzo Baldisseri (ex-núncio no Brasil).

Pe. Lombardi revelou que já quase todos os cardeais que confirmaram sua presença para os eventos relativos à eleição do novo pontífice já estão em Roma. Faltam apenas 12 deles para que o número de cardeais votantes esteja completo.

O porta-voz explicou também que por sorteio foram escolhidos os três cardeais que ajudarão o cardeal Bertone, que preside a Câmara Pontifícia, no governo da Santa Sé e da Igreja até que seja eleito um novo Pontífice:

- pela Ordem dos bispos, o cardeal Giovanni Battista Ré, que presidiu a Congregação para o Clero
- pela Ordem dos sacerdotes, o cardeal Crescenzio Sepe, arcebispo de Nápoles
- pela Ordem dos diáconos, o cardeal esloveno Franc Rodé, que presidia o Pontifício Conselho para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica

Segundo informa News.va (o site oficial de informações do Vaticano), o governo da Igreja, no período de Sé vacante, é confiado ao Colégio cardinalício chamado resolver somente as questões ordinárias e a preparar a eleição do novo Papa. Nos cargos permanecem algumas figuras-chave como o Carmerlengo da Santa Romana Igreja, o Penitencieiro Mor, o Cardeal vigário geral para a Diocese de Roma, o Cardeal arcipreste da Basilica Vaticana e o Vigário geral para a Cidade do Vaticano.

Mantêm os seus cargos o substituto da Secretaria de Estado, o Secretário para as Relações com os Estados e os secretários dos Dicastérios da Cúria Romana, como também os núncios apostólicos. Após a comunicação do decano do Colégio cardinalício, os purpurados presentes em Roma são chamados a participar de duas especiais Congregações.

O diretor da Sala de Imprensa vaticana detalhou ainda que até o momento há 4.300 jornalistas creditados para cobrir as informações nestes próximos dias em Roma.

A Congregação começou com a invocação ao Espírito Santo cantando o “Veni Sancte Spiritus”, seguida um discurso de boas-vindas do cardeal Angelo Sodano, decano do colégio cardinalício e a cerimônia do juramento dos cardeais.

«Prometemos, obrigamo-nos e juramos, todos e cada um, observar exata e fielmente todas as normas contidas na Constituição apostólica Universi Domini Gregis do Supremo Pontífice João Paulo II, e manter escrupulosamente o segredo sobre algo que de algum modo tenha que ver com a eleição do Romano Pontífice», leu o Cardeal Sodano perante os cardeais. Em seguida, cada cardeal disse: «Eu prometo, obrigo-me e juro» pondo a mão sobre os Evangelhos.

Por sua parte, o Cardeal Camarlengo da Igreja Romana, Dom Tarcisio Bertone, propôs que o pregador da Casa Pontifícia, ofereça pela tarde a primeira meditação nas congregações gerais. O Colégio de Cardeais também aprovou a proposta do cardeal Sodano de enviar uma mensagem ao Papa emérito.

A data do conclave ainda não foi divulgada, mas deve ser estabelecida nos próximos dias.


Fonte: www.acidigital.com



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.748.137
Visitas Únicas Hoje: 1.459
Usuários Online: 376