“Que a Igreja seja não apenas compreendida, mas amada”.
Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 11083 - “Que a Igreja seja não apenas compreendida, mas amada”.
Artigo visto 2085




Visto: 2085
Postado em: 20/06/13 às 06:31:18 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=11083
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Entrevista com Prof. Hermes Rodrigues Nery, autor do livro “A Igreja é viva e jovem”

“A Igreja é viva e jovem”, é o nome do livro de autoria do Prof. Hermes Rodrigues Nery, Coordenador da Comissão Diocesana em Defesa da Vida e do Movimento Legislação e Vida da Diocese de Taubaté. O novo livro, que será lançado na JMJRio 2013, é prefaciado por Dom Antonio Augusto Dias Duarte, bispo-auxiliar do Rio de Janeiro, com a apresentação de Dom Carmo João Rhoden, bispo da Diocese de Taubaté.
 
A obra, publicada pela editora Linotipo Digital, traz como subtítulo: “uma carta aos jovens do século 21 sobre a Igreja e a presença de Deus na história”.
 
 
D. Airton José dos Santos, bispo da Diocese de Mogi das Cruzes, Prof. Felipe Aquino e Prof. Hermes Rodrigues Nery
 
 
A um mundo repleto de “Forças hostis, cada vez mais sofisticadas e com amplo poder tecnológico”, que buscam “uma revolução cultural global que visa desconstruir a própria identidade do ser humano como pessoa” este livro procura mostrar “a necessidade de voltarmos a compreender o significado de ser cristão, para que a Igreja seja não apenas compreendida, mas amada”, disse em entrevista a ZENIT o Prof. Hermes.
 
Qual a mensagem de seu livro para o jovem que participará da Jornada mundial da juventude? Qual o foco da sua obra?
 
Prof. Hermes Rodrigues Nery – Dirijo-me de modo especial a cada jovem participante da Jornada Mundial da Juventude, vindo de tantos países, para participar de um evento celebrativo, e ouvir a palavra do Papa: “o mundo precisa de pessoas que descubram o bem, que se alegrem por causa dele e que, desse modo, encontrem a energia e a coragem para o bem”, ressaltou Bento XVI que convocou-os para esta Jornada e está em oração por eles.
 
Esperamos então que o papa Francisco venha reforçar o que Bento XVI anunciara, com emoção: “A Igreja é viva. E a Igreja é jovem (…) porque Cristo é vivo!”
 
Está viva, mas sofre ataques em um nível agudo, sem precedentes na história.  Hoje, de modo mais intenso, emergem como movimentos organizados, forças hostis à fé cristã, dentre elas um ateísmo militante e muitas vezes agressivo. O fato é que já não há mais um ambiente geral cristão.
 
Forças hostis, cada vez mais sofisticadas e com amplo poder tecnológico, influem por uma revolução cultural global que visa desconstruir a própria identidade do ser humano como pessoa, e joga seus dardos contra a Igreja, porque é a instituição que historicamente mais se comprometeu com a defesa e o bem integral da pessoa humana.
 
Como Dentre muitos desafios é como ser Igreja nesta sociedade cada vez mais descristianizada, daí a necessidade de voltarmos a compreender o significado de ser cristão, para que a Igreja seja não apenas compreendida, mas amada.
 
O que esperar do jovem nesse contexto desafiante, no “Ano da Fé”?
 
Prof. Hermes Rodrigues Nery – Os jovens hoje atraídos por Jesus Cristo devem saber que não há glória sem cruz, e de que o seguimento a Jesus implica em sacrifícios, dores e dissabores, humilhações e perseguições, etc.
 
Mas sobretudo as alegrias da fidelidade Àquele que é o Senhor da vida verdadeira. Os que esperam somente sucesso material, status, ou qualquer outro tipo de proveito temporal, poderão se desiludir facilmente, mas se o amor a Jesus for autêntico e se forem capazes da perseverança, descobrirão a alegria daquilo que o apoiam, verdadeiramente, que é uma força que vem do Alto.
 
Digo isto por experiência própria, pois a fé é provada, é atravessada pelo fogo, e é pela fé que somos curados de todas as enfermidades (especialmente as psíquicas) e salvos.
 
A fé tem exigências. Muitos ateus dizem que é mais fácil ter fé do que não ter fé, pois a fé dá segurança, certezas para quem crê. E é mais difícil viver na angústia da dúvida, do que não saber ao que se ater, da aceitação do acaso e da falta de sentido de vida etc. Em conversa com muitos ateus, vários deles inteligências brilhantes, eles me disseram: “eu queria ter a fé que você tem, mas sou realista. Não posso mentir para você e dizer que tive um encontro pessoal com Jesus Cristo, pois eu não tive. Falo sério. Jesus foi um mito construído e eu não posso crer numa falácia. Ainda mais numa instituição que em nome dele cometeu tanta violência!”
 
Era o que eu mais ouvia dos ateus, o mesmo discurso, e muitas vezes, por mais que eu dissesse que aquilo se tratava de uma generalização, batia-se na tecla a mesma história: “sofro mais por não ter fé, mas é uma questão de realismo, ninguém provou nada até hoje. Fico com Stephen Hawking. É tudo obra do acaso. O quanta aparece do nada e pronto.”
 
“Mas o universo teve um início, o próprio Hawking reconhece isso. E os ateus refutam, endossando Hawking: “mas o quanta aparece do nada e pronto”.
 
Respondo aos ateus, em conversas pessoais ou debates públicos, de que não é mais fácil ter fé, pelo contrário, é muito mais difícil. Por dois motivos:
 
1º) a fé tem exigências e 2º): a fé é provada.
 
Nesse sentido, é muito mais cômodo viver a vida, “carpem diem”, pois “quem é que sabe?”, e cada um faça o melhor que puder.
 
É a lógica do darwinismo social. Sejamos realistas!  Os ateus afirmam que “a fé não é necessária em absoluto para dar sentido à própria existência”. E desconsideram a realidade última, sequer levam em conta a aposta de Pascal. Argumentam também que o que temem é o “risco de intolerância, quando a fé pretende justamente ser não apenas fé, mas também culminância da razão”11.
 
Mais do que a soberba da razão, que arrastou muitos a estados agudos de perdição, sabemos que é preciso uma “purificação da razão”. Só assim as razões da fé prevalecerão sobre modos inapropriados de expressões da própria fé.
 
 


Fonte: http://www.comshalom.org/blog/carmadelio/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.748.164
Visitas Únicas Hoje: 1.486
Usuários Online: 361