Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 11208 - O Relativismo religioso é incompatível com a verdade e, portanto, com a Fé Católica.
Artigo visto 2626




Visto: 2626
Postado em: 26/07/13 às 12:45:42 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=11208
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

D. José Ignácio Munilla, de San Sebastian-Espanha.

Munilla denuncia duas imagens da New Age, "o vaso e a água" e o "elefante", por serem contrárias à fé.

O bispo de San Sebastian recorda que o pluralismo religioso não é nada novo: já rebateu Santo Ambrósio ao senador Simanco no século IV.
 
Na sua pregação o bispo de San Sebastian (Espanha) qualificou o aborto como “massacre de inocentes” e “holocausto silencioso”, e anunciou o programa da diocese para ajudar as mães em dificuldades. Neste domingo, divulgou um artigo intitulado O vaso, a água e o elefante onde refuta o relativismo religioso da New Age [Nova Era] que difundem duas imagens poderosas, “claramente incompatíveis com nossa fá católica”.
 
Uma é a do vaso e a água: “As religiões seriam como o vaso (há muitos vasos); enquanto que a espiritualidade seria como a água. Se pode beber água em diversos tipos de vasos ou sem necessidade deles”.
 
 
 
Outra é a do elefante: “Representa um elefante rodeado de uma série de personagens vestidos com os trajes típicos de diferentes religiões; todos eles com os olhos totalmente vendados”, que tocam diversas partes do animal. Embaixo da vinheta, um lema: Deus é maior que o que as religiões dizem sobre Ele. “É óbvio”, conclui o prelado basco, “que a conclusão que pretendem fazer-nos chegar com esta imagem do elefante é que todas as religiões se reduzem à uma tentativa infrutuosa do homem de alcançar a Deus”.
 
Ambas remetem ao “pluralismo religioso -ou seja, a apresentação de todas as religiões como igualmente verdadeiras”, que “não é senão a leitura do ato religioso à luz do relativismo”. E “a Nova Era resultou ser uma aliada inestimável para a penetração do relativismo no campo religioso. O que hoje em dia acontece é o sincretismo e o esoterismo, como distintivo de uma espiritualidade que está aberta a tudo, sem necessidade de crer em nada de concreto”. Um pluralismo religioso que permite crer em tudo sem crer em nada.
 
Não é nada novo, adverte monsenhor Munilla, porque já no século IV o senador romano Simanco quis que todas as religiões queimassem incenso à divindade no altar de Vitória, porque “em tão grande Mistério é impossível que se possa chegar por um só caminho”.
 
Os cristãos se negaram, e Santo Ambrósio, bispo de Milão, explicou porque: “Santo Ambrósio mantém que o politeísmo é irracional, e que Deus nos livrou dele graças à Revelação. À diferença de outras religiões, a religião cristã não é uma gnose, uma salvação pelo conhecimento, mas nasce do fato histórico da Encarnação, Morte e Ressurreição de Cristo, graças às quais Deus nos abriu o caminho de acesso ao seu Mistério de vida. Aqui reside a originalidade do cristianismo: o acontecimento central da história humana foi a vinda de Deus, que em Cristo, saiu ao encontro do homem. A teoria do pluralismo religioso é totalmente incompatível com nossa fé na Encarnação”.
 
E nisso quis insistir Dom José Ignácio Munilla por uma razão substancial: “Nós bispos recebemos o ministério de guardar a integridade da fé. Se trata de uma encomenda que abarca três níveis: Ter uma fé coerente, pregar com pedagogia e rebater os erros contrários”.


http://religionenlibertad.com/articulo.asp?idarticulo=28469



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

LEIA TAMBÉM
“Não se imponha a verdade sem caridade, mas não se sacrifique a verdade em nome da caridade”. (Sto Agostinho)
Papa Francisco é o líder mundial mais influente do Twitter.
Lourdes: Igreja divulga 69ª cura reconhecida oficialmente como “milagrosa”- ou seja, “cientificamente inexplicável”.
Lançado aplicativo que permite fazer “Lection Divina” a partir de dispositivos móveis.
Estudos confirmam benefícios para a sociedade do Matrimônio e evidencia sua diferença – nos resultados sociais- da “coabitação”
Hospital “católico” é descredenciado pelo Bispo após aprovação de seus gestores da prática da esterilização.
Deputado cria projeto de lei que proíbe "pares" gays em propaganda para público infantil.
Túmulo de São Francisco teve 18 milhões de visitas pela internet em 3 meses.
Lobbys "impõem" a TODOS as idéias de alguns: “Uma democracia sem valores se transforma facilmente num totalitarismo aberto ou camuflado"( João Paulo II)
Veja mais artigos relacionados
 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.329.159
Visitas Únicas Hoje: 1.836
Usuários Online: 293