Uma descoberta extraordinária: encontrada na Jordânia a mais antiga igreja do mundo, datada do século I.
Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 11550 - Uma descoberta extraordinária: encontrada na Jordânia a mais antiga igreja do mundo, datada do século I.
Artigo visto 2579




Visto: 2579
Postado em: 30/09/13 às 22:32:31 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=11550
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Da Jordânia vem a notícia de que encontraram o primeiro local de culto cristão, datado do século I. Os arqueólogos estão eufóricos, mas outros especialistas advogam cautela, até que as análises sejam mais conclusivas.

O teólogo Carreira das Neves comenta ao DN (Diário de Notícias, Portugal) esta grande descoberta.


“Extraordinário”, comentam os especialistas

A notícia já tem uns dias, mas o impacto da sua descoberta ainda mal se sentiu: um grupo de arqueólogos jordanianos afirma ter descoberto o mais antigo local de culto cristão do mundo, em Rihab, a 40 quilómetros de Amã. “Deve ter sido construído entre os anos 33 e 70 da nossa era”, explicou Abdul Qader Hassan, chefe do Centro de Estudos Arqueológicos, especificando que, por cima do local se construiu outra igreja, em pedra, em honra a São Jorge.

O templo subterrâneo agora descoberto, de estrutura circular, possui vários escalões e assentos de pedra para os sacerdotes. A tese dos arqueólogos sustenta que o local acolheu os primeiros cristãos, os 70 discípulos de Jesus Cristo, até à data em que os romanos abraçaram a religião católica, tendo então sido construída a igreja de São Jorge. Nesta existe um mosaico onde se mencionam “os 70 amados por Deus”.

As primeiras reações não se fizeram, esperar. O historiador Thomas Parker da Universidade da Carolina do Norte Raleigh, que conduziu a descoberta da igreja de Aqaba, considera que enquanto não visitar o local as interpretações devem ser cautelosas. “Uma descoberta extraordinária como esta exige provas extraordinárias”, comentou o especialista, que defende que “precisamos de ver os artefactos encontrados, datá-los para saber se a sua ocupação data do século I”.

“Eu até me benzo…”

“Isto é muito… isto é espantoso. Eu até me benzo! É muito mais do que as últimas descobertas, há cerca de 40 anos, respectivamente da Casa de São Pedro e da Casa de Nossa Senhora da Nazaré, dos finais do século I”, comenta, ao DN, o padre Carreira das Neves, o maior especialista português em questões da Bíblia, que ontem fomos encontrar a assinar obras suas no stand da Universidade Católica na Feira do Livro. Perplexo porque não tivera ainda conhecimento da notícia, que leu atentamente, pelo menos o que está disponível nos media.

O seu primeiro comentário aproxima-se do prestado pelo historiador Parker, de que é preciso algum cuidado e esperar por se saber mais. Mas pelo que leu está de acordo em que o local cristão encontrado seja o mais antigo onde se celebrou Deus, com orações e liturgia. “É absolutamente plausível”, comenta.

A prova mais importante das notícias, em sua opinião, é a citação da inscrição no mosaico da igreja de São Jorge sobre os discípulos -”os 70 queridos [amados] por Deus e pelo Divino”. Carreira das Neves lembra que para ele há aqui “um problema”, já que, explica, “nos primeiros tempos Jesus não era ainda Deus, era o Divino, assim o chamavam nos antigos escritos”. Mas, em contrapartida, lembra que a inscrição no mosaico “é uma prova de Jesus, de que ele não é um mito. Uma prova da existência da igreja primitiva que nos anos 70 da era de Cristo se refugiou para fugir à perseguição romana “.

Carreira das Neves sabe do que fala. Ele próprio, contou-nos, andou nos anos 60 a fazer arqueologia em Israel e na Jordânia durante três anos, como estudante de Exegese Bíblica [interpretação bíblica] . Tinha 26 anos e foi obrigado a estudar toda esta área. Diz, convicto, que “estamos a encontrar cada vez mais dados arqueológicos que nos ligam ao Antigo e Novo Testamento”


Fonte: http://blog.comshalom.org/carmadelio



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.876.997
Visitas Únicas Hoje: 685
Usuários Online: 182