espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 11770 - Fiéis caminham 37km por mais de 9h de Mojuí dos Campos até Santarém
Artigo visto 2718




Visto: 2718
Postado em: 04/12/13 às 10:10:46 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=11770
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Nota Espacojames: E a segunda vez que participo desta caminhada e é muito difícil, ainda mais para mim que estou fora de forma, que até para ir na padaria uso o carro, sem contar que o único exercício que faço é o de tocar Bateria. Andar 37 km sem parar para descansar é muito dolorido. Muitos ficam pelo caminho porque sentam e neste momento as pernas travam impossibilitando os romeiros de levantar para continuar, sem contar a assadura e as tonteiras do percurso que torna ainda mais dificultoso.

Foto da saída, grupo de 6 pessoas

 

Saímos em um grupo de 06 pessoas as 20:30 da praça em Mojuí dos Campos e chegamos na Igreja Matriz em Santarém às 05:30,  um membro de nossa equipe passou mau e outro teve que ficar para ajudar, somente 4 completaram o percurso, confesso que no final da caminhada as pernas tremem de tanta dor chegando a ser insuportável. Da primeira vez que tentei fiquei pelo caminho com muita assadura, mas desta vez fui preparado com short térmico o que posso garantir que funciona 100%, fiquei com zero de assadura. A única coisa que passa pela nossa mente naquele momento é o de  chegar até o final para cumprir a promessa e alcançar a graça.


Foto da caminhada durante toda a madrugada


No caminho a solidariedade das pessoas em distribuir gratuitamente água, suco, mingal, sopa e outras fontes de alimento para incentivar os romeiros. Pelo menos uns 5 dias depois da caminhada o corpo começa a voltar ao normal, some os pés inchados, as dores musculares. O esforço vale a pena, pois naquele dia Nossa Senhora ofereceu a Jesus todas as nossas dores que não chega a uma fração do que Jesus sofreu na cruz.

 

Foto chegada na Igreja Matriz, reparem a cara de felicidade!

 

SALVE MARIA SANTÍSSIMA!!!

James

--

 

 

Romaria começou às 21h de sábado e teve fim às 6h de domingo.
Caminhada de Fé com Maria, que tem percurso de 37 km, surgiu em 1995.

Chegada da Imagem à igreja da Matriz, às 6h30 deste domingo (1º) (Foto: Glebson Viana/G1)


Milhares de fiéis participaram no sábado (30) da tradicional Caminhada de Fé com Maria, que tem percurso de 37 quilômetros, com saída do município de Mojuí dos Campos até Santarém, oeste do Pará. Esta é a 19ª edição do evento religioso que ocorre como parte da programação das Festividades de Nossa Senhora da Conceição.

 

O casal Adriana Machado e Djalma Vieira (Foto: Karla Lima/G1)

 

O comerciante Djalma Vieira, que participa pela 10ª vez caminhou com a esposa. “Sempre até o final. Vale muito a pena, é um momento de demonstrar a fé, a devoção. Quem tem fé, não tem distância”.

O casal caminhou junto em agradecimento às graças alcançadas, principalmente pela saúde do neto. “Agradecemos pelo nascimento do nosso neto. Teria um certo problema no parto, mas tudo ocorreu bem e hoje ele está com três meses e  saudável”, afirma Adriana Machado, técnica em instrução.

Diferente de Djalma, que já é caminhante antigo, o auxiliar de serviços gerais, Antônio Francisco de Oliveira participou pela primeira vez da caminhada. “É a primeira vez, vim agradecer ela [Nossa Senhora da Conceição] por mais um ano que me deu com saúde e espero que no próximo ano seja melhor. Que ela dê saúde para todos que estão participando”.

 

Após forte chuva, foi dada a benção da caminhada (Foto: Glebson Viana/G1)

 

Este ano a procissão iniciou com uma hora de atraso por conta da forte chuva que caiu sobre Mojuí dos Campos. Mas nem mesmo o tempo ruim afastou os fiéis. A romaria começou às 21h, após a benção da caminhada. Os primeiros caminhantes chegaram à Igreja da Matriz e foram recebidos pela equipe de vigília às 6h, deste domingo (1º). A Imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou por volta das 6h30.


Transporte e segurança

Cerca de 60 ônibus, com tarifas de R$ 3,00 foram disponibilizados na Igreja de Nossa Senhora Aparecida para levar os fiéis até Mojuí dos Campos. Os ônibus começaram a sair de Santarém com destino ao município por volta de 14h de sábado. Segundo a coordenadora de transporte da Caminhada de Fé, cerca de 10 mil pessoas utilizaram o transporte.

A Polícia Militar garantiu a segurança e manteve a ordem durante o embarque dos participantes. Durante o percurso, a PM instalou dois postos de segurança.

 

Fiéis percorreram 37 km (Foto: Glebson Viana/G1)

 

A Polícia Rodoviária Federal interditou a rodovia BR-163, e durante a ida dos fiéis a Mojuí dos Campos parou os ônibus e realizou vistorias nas mochilas dos passageiros em busca de armas e bebidas alcoólicas. As pessoas que foram pegas portando os objetos foram embarcadas de volta a Santarém.

O Corpo de Bombeiros destacou 12 militares e duas viaturas de resgate para todos os tipos de ocorrências. Muitas pessoas precisaram de atendimento médico, por conta da exaustão física.
Caminhada de Fé com Maria

A Caminhada de Fé com Maria surgiu em 1995 e teve como criador o Padre Aurélio Paulino. Na primeira edição, apenas 300 pessoas fizeram o trajeto de Mojuí dos Campos a Santarém.

Em quase duas décadas de caminhada, o número de fiéis atraídos pela devoção à Maria aumentou. Segundo a coordenação, em 2012 mais de 80 mil pessoas participaram.

 


Fonte: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.859.766
Visitas Únicas Hoje: 1.548
Usuários Online: 409