Espacojames


Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 12420 - Conheça o responsável católico pelo maior site cristão do mundo: "New Advent"
Artigo visto 2253




Visto: 2253
Postado em: 27/06/14 às 15:27:24 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=12420
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque

Em abril de 2014, a ChurchRelevance.com publicou a sua 11ª lista anual dos 300 principais sites cristãos, que inclui blogs católicos, evangélicos, cristãos reformados e de praticamente todos os ramos da cristandade.


No topo da lista vem o New Advent, grande portal católico criado e mantido por Kevin Knight. O New Advent conquistou o primeiro lugar com uma pontuação superior a 41.000 no índice Alexa, classificação baseada em fatores como tráfego e links de direcionamento que apontam para o site.

Não é o primeiro prêmio importante conquistado pelo New Advent. Em 2012, a Lista de São Pedro o classificou como o número 3 entre os 10 principais sites de notícias católicas do mundo, explicando: “O New Advent é um dos mais populares sites católicos de notícias e pesquisas. A proposta simples e bem feita contém uma página inicial agregadora de notícias diárias, uma enciclopédia católica on-line completa, a Summa Theologica de Santo Tomás de Aquino, um índice de escritos da Igreja primitiva, uma Bíblia on-line e uma biblioteca repleta de documentos da Igreja”.

Como o 20º aniversário do site está se aproximando, fui conversar com Kevin sobre a sua fé e sobre o New Advent, além de lhe perguntar como ele reúne os artigos em destaque no maior e mais popular agregador de notícias católicas do mundo.

Ele explicou que foi batizado na Igreja católica, mas nem sempre seguiu a fé. Passou por uma “deriva cultural”, confessou, e abandonou a Igreja sem olhar para trás. Depois, como jovem adulto, ele sentiu, quase que da noite para o dia, uma intensa moção interior. Foi através da natureza que ele encontrou o caminho de volta para a fé, vendo Deus em todas as maravilhas da criação e percebendo que “tinha que existir um Criador”.

Kevin descreve esse período como “quase uma busca científica”, voltada a encontrar provas e mantida sem desistência até a conclusão. Ele tem a certeza de que, mesmo que não tivesse sido criado como católico, a sua pesquisa metódica o teria levado, com base na evidência científica e histórica, a abraçar a fé católica.

Em 1993, durante a visita do papa João Paulo II a Denver, nos EUA, para a Jornada Mundial da Juventude, Kevin se viu inspirado a publicar a edição de 1913 da Enciclopédia Católica na internet. No início de 1995, aos 26 anos de idade, ele fundou o site New Advent. Teve ajuda de voluntários dos Estados Unidos, Canadá, França e Brasil para transcrever o material original, disponível em domínio público e não mais sujeito a restrições de direitos autorais.

Quando começou a sua busca pela verdade, Kevin lia anonimamente, sem compartilhar essa tarefa pessoal com a família nem com os amigos. Mais tarde, depois de voltar para a Igreja católica, ele entendeu, por experiência própria, que a internet poderia oferecer privacidade a quem, como ele, estava começando a descobrir a fé em meio a um contexto de ateísmo ou agnosticismo e preferia viver o processo “em segredo”. Ele sabia que um site como o New Advent poderia ser de ajuda tanto para os não crentes quanto para as pessoas firmes na fé.

E de onde vêm as notícias publicadas pelo site? Kevin explicou que recebe cerca de 500 fluxos de notícias todos os dias, além de links de escritores de todo o país. O New Advent oferece um mix de observações culturais, temas católicos, artigos diferenciados e histórias motivadoras. Ao escolher as histórias que vão ao ar, Kevin procura ficar longe de polêmicas, de discussões entre lados contrários, como, por exemplo, as longas disputas sobre a liturgia. Ele procura escritores que conversem com a Igreja e destaca notícias católicas apresentadas de um ângulo diferente. Se um escritor está apenas repetindo o que outros especialistas já estão dizendo, alinhando-se marcadamente numa perspectiva conservadora ou liberal, o mais provável é que o seu texto não apareça no New Advent.

No caso de problemáticas de grande impacto popular, como o aborto, a cujo propósito os católicos tendem a compartilhar o mesmo ponto de vista, Kevin procura artigos que ofereçam novos ângulos ao debate.

O que o futuro reserva a Kevin Knight e ao New Advent?

Os planos ambiciosos de Kevin incluem uma expansão da Enciclopédia Católica, bem como recursos adicionais para estudos e pesquisas. Kevin espera incorporar as obras dos Doutores da Igreja ao site, que já oferece os escritos dos Padres da Igreja. Ele prevê um esforço colaborativo em grande escala e acredita que, com as ferramentas de comunicação disponíveis hoje, os voluntários podem trabalhar de forma mais eficiente do que no primeiro projeto de digitalização da Enciclopédia, quando a comunicação ainda era feita via e-mail.

“O meu sonho”, conta Kevin, “é começar a reunir esses recursos em páginas que possam ajudar as pessoas a percorrerem a história e a teologia, como quem caminha de mãos dadas com elas por entre essas montanhas de material”.


fONTE: http://blog.comshalom.org/carmadelio/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

LEIA TAMBÉM
Catolicismo na Coreia do Sul não cessa de crescer!
Sacerdotes estão em primeiro lugar na lista das “profissões” mais felizes do mundo.Veja lista!
Copa 2014: O testemunho católico do único jogador não islâmica na seleção do Irã.
Dois milhões de europeus viram essa recente entrevista do Papa. Veja também!!
Conheça o país onde todos torcem na Copa pelo Brasil ou pela Argentina como se fossem brasileiros ou argentinos.
Sacerdote revoluciona paróquia católica em bairro muçulmano em Marselha,França. Veja o seu segredo!
Papa Francisco reafirma posição da Igreja contra à legalização das drogas:” a droga não se vence com a droga!”
Notas Musicais! A Igreja católica e mais essa contribuição ao mundo
Jogadores Católicos que assumem sua fé de forma pública e estão na Copa 2014.
Veja mais artigos relacionados
 

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!


Total Visitas Únicas: 8.509.761
Visitas Únicas Hoje: 148
Usuários Online: 221