Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 15383 - Reconstruindo o rosto de Maria Madalena
Artigo visto 1074




Visto: 1074
Postado em: 24/07/19 às 22:38:56 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=15383
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Pesquisadores reproduzem o rosto de Madalena, baseados em relíquias da Basílica de Maria Madalena na França

O esforço conjunto de um artista e de um cientista produziu imagens de um rosto daquela que poderia ter sido Maria Madalena. A reconstrução facial em 3D foi realizada a partir de um crânio que muitos acreditam ser o verdadeiro crânio da santa, guardado na Basílica de Maria Madalena, em Saint-Maximin-La-Sainte-Baume, na França.
O local de descanso das relíquias está ligado a uma das histórias sobre o que teria acontecido com Maria Madalena depois da ressurreição de Jesus.

Em um relato medieval francês, ela viaja de barco para o sul da França para pregar o Evangelho de Jesus. Lá, segundo a lenda, ela termina seus dias como eremita em uma caverna, sustentada apenas pela Sagrada Comunhão trazida a ela pelos anjos. Mais tarde, peregrinos construíram uma igreja sobre seu local de descanso.

Philippe Charlier, antropólogo da Universidade de Versalhes, e Philippe Froesch, um artista forense visual, conseguiram criar um modelo digital do crânio baseado em 500 fotos da relíquia. Eles disseram que o crânio estava em tão boa condição que não tiveram problemas em determinar a posição do nariz, olhos e boca.

Sarah Gibbens, da National Geographic, relata que, a partir dos estudos, eles descobriram que o crânio pertencia a uma mulher por volta dos 50 anos, de ascendência mediterrânea. Eles foram capazes de preencher as características faciais com base nesses indicadores, bem como os contornos naturais do crânio.

A cor do cabelo baseou-se nos fios de cabelo que ainda permanecem na relíquia, e a cor da pele foi escolhida a partir de uma lista de tons mais comuns da região do Mediterrâneo. Volume e expressão facial, no entanto, foram deixados ao critério de Charlier e Froesch.

Para aqueles que acreditam que o crânio é genuíno, a imagem produzida pelos dois pesquisadores oferece informações valiosas sobre as narrativas bíblicas. No entanto, Charlier observa que o crânio pode não ser o de Madalena.

Não temos certeza de que este seja o verdadeiro crânio de Maria Madalena”, disse Charlier à Net Geo, acrescentando: “mas era muito importante trazê-lo à luz”.

A história dos vestígios guardados na Basílica de Saint-Maximin-La-Sainte-Baume remonta ao século XIII, quando circulavam rumores sobre a autenticidade da relíquia. No entanto, deve-se notar que há pelo menos cinco outros conjuntos de restos mortais que supostamente pertenceriam a Maria Madalena.

Charlier expressou o desejo de trabalhar com o crânio fora de seu relicário, para que ele possa datá-lo e fazer uma análise de DNA; no entanto, esse teste envolve a remoção de peças da relíquia, o que tem sido sido historicamente rejeitado pela Igreja Católica.

Independentemente de a Igreja decidir conceder-lhes maior acesso ao crânio, os pesquisadores declararam que gostariam de continuar o trabalho de reconstrução a partir do restante dos restos, a fim de dar uma representação de corpo inteiro de como Maria Madalena poderia ter sido.



Fonte: www.aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.688.959
Visitas Únicas Hoje: 675
Usuários Online: 261