Coronavírus: Diocese de Roma cancela todas as missas públicas e anuncia dia de jejum e oração
Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 15706 - Coronavírus: Diocese de Roma cancela todas as missas públicas e anuncia dia de jejum e oração
Artigo visto 534




Visto: 534
Postado em: 10/03/20 às 13:36:51 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=15706
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


A Diocese de Roma cancelou todas as missas públicas até o dia 3 de abril em resposta ao surto de coronavírus. O anúncio do vigário geral da diocese, publicado na noite de domingo, segue um decreto do governo italiano que suspende todas as cerimônias religiosas públicas.

A Igreja de Roma … assume uma atitude de total responsabilidade para com a comunidade, na consciência de que a proteção contra o contágio requer medidas ainda drásticas, especialmente no contato interpessoal. Portanto, até a mesma data de 3 de abril, as celebrações litúrgicas comunitárias são suspensas ”, afirmou o cardeal Angelo De Donatis, vigário geral de Roma, em comunicado em 8 de março.

A estação da Quaresma nos ajuda a viver este grande julgamento evangelicamente. Eu os abençôo, confiando todos vocês a Nossa Senhora do Divino Amor ”, disse o vigário geral.

Os padres que vivem em Roma e na Cidade do Vaticano podem continuar a oferecer missas em particular. As paróquias de Roma permanecerão abertas para a oração pessoal antes do tabernáculo, disse a diocese.

O anúncio da diocese de Roma reflete a ação nacional adotada pela conferência dos bispos italianos.

A conferência também divulgou um comunicado em 8 de março, explicando que o decreto do governo italiano “suspende cerimônias civis e religiosas, incluindo cerimônias fúnebres, em todo o país até sexta-feira, 3 de abril”.

“A interpretação fornecida pelo governo inclui estritamente as missas e os ritos funerários entre as ‘cerimônias religiosas’. É uma passagem altamente restritiva, cuja recepção coincide com sofrimento e dificuldade entre pastores, padres e fiéis ”, disseram os bispos.

“A aceitação do decreto é mediada apenas pelo desejo de fazer sua parte, também nesta situação, de contribuir para a proteção da saúde pública”, afirmou a conferência.

Vídeos da missa diária privada do Papa Francisco, oferecidos em sua residência na Cidade do Vaticano, na Casa Santa Marta, serão transmitidos ao vivo pelo Vatican News no YouTube a partir de 9 de março.

A transmissão do vídeo “permitirá que aqueles que desejam acompanhar as celebrações unidas em oração com o Bispo de Roma”, disse o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

Oitenta e quatro casos de coronavírus foram documentados na Lácio, região em torno de Roma, em 8 de março. Na Itália, 7.375 pessoas contraíram o vírus e 366 pessoas morreram, segundo o Ministério da Saúde.

A Diocese de Roma pediu a todos os católicos em Roma que observassem um dia de jejum e oração pelas vítimas do coronavírus em 11 de março, e convidou as pessoas a assistir a uma missa televisionada especial.

Ouvi o grito da nossa cidade, da Itália e do mundo, neste momento em particular que estamos vivendo. É uma situação à qual não estamos acostumados, que nos preocupa, mas acima de tudo, agora somos chamados a viver com a força de fé, a certeza da esperança, a alegria da caridade ”, escreveu o cardeal Donatis, vigário geral da diocese de Roma, em uma carta em 6 de março.

“Além do jejum … queremos chegar perto, com um sinal de esmola coletando ofertas que doaremos em apoio ao pessoal de saúde que está gastando generosamente e se sacrifica nos cuidados dos doentes”, disse ele.

As missas diárias foram canceladas no início desta semana em Milão, Veneza, Bolonha e outras regiões do norte da Itália, onde ocorreu a maioria dos casos de Covid-19.

O governo italiano impôs uma quarentena rigorosa em 8 de março para as regiões norte e central da Itália, incluindo Milão e Veneza.

O primeiro-ministro Giuseppe Conte também anunciou o fechamento de museus, cinemas, shows, academias e locais arqueológicos em todo o país. Todas as escolas e universidades também permanecerão fechadas.

O Vaticano confirmou em 8 de março que havia apenas um diagnóstico positivo de Covid-19 na Cidade do Vaticano – uma pessoa que teve um resultado positivo em 5 de março durante um exame médico pré-emprego na clínica de Saúde e Higiene do Vaticano.

Cinco pessoas que mantiveram contato próximo com essa pessoa estão em quarentena por precaução, de acordo com a Assessoria de Imprensa da Santa Sé. Os museus do Vaticano estão fechados até 3 de abril.

O Papa Francisco orou pelos que sofrem da epidemia de coronavírus durante seu discurso no Angelus em um vídeo transmitido ao vivo para a Praça de São Pedro, em 8 de março.

“Estou em oração próxima às pessoas que sofrem com a atual epidemia de coronavírus e a todos que cuidam delas”, disse ele.

“Uno-me aos meus irmãos bispos para incentivar os fiéis a viver esse momento difícil com a força da fé, a certeza da esperança e o fervor da caridade”, disse o Papa Francisco.

Traduzido de CNA


Fonte: https://templariodemaria.com.br/



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.889.114
Visitas Únicas Hoje: 203
Usuários Online: 168