Quantas vezes São João Paulo II foi internado?
Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 16335 - Quantas vezes São João Paulo II foi internado?
Artigo visto 104




Visto: 104
Postado em: 09/07/21 às 08:10:01 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=16335
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Após o episódio dramático do atentado a bala em 1981, o Papa polonês sofreu uma desafiadora trajetória no tocante à saúde física

Quantas vezes São João Paulo II foi internado? Esta pergunta passou pela cabeça, pelos dedos e pelos teclados de computadores e smartphones de milhares de internautas nesta semana, por conta da internação do Papa Francisco e das lembranças que ela evoca do histórico de saúde do Papa polonês.

Francisco passou no último domingo por uma cirurgia de remoção parcial do cólon e deverá permanecer sete dias na Policlínica Gemelli, a mesma em que São João Paulo II era tratado.

Esta foi a segunda cirurgia de Francisco como Papa: a primeira, em 2019, havia sido de catarata.

Já São João Paulo II teve uma trajetória médica bem mais desafiadora. Curiosamente, o Papa polonês era extraordinariamente saudável e atlético, mas o atentado que sofreu em plena Praça de São Pedro no dia 13 de maio de 1981 deixou sequelas importantes – não seria para menos, dado que ele esteve à beira da morte em decorrência dos dois tiros que lhe foram disparados pelo terrorista turco Mehmet Ali Agca.

Quantas vezes São João Paulo II foi internado?

Além do episódio dramático do atentado a bala, São João Paulo II seria diagnosticado, anos mais tarde, com o mal de Parkinson. Somando as diversas provações que sofreu no tocante à sua saúde, o Papa Wojtyla esteve internado nada menos que 10 vezes na Policlínia Gemelli.

Bem-humorado, aliás, ele chegou a “batizar” a clínica de “Vaticano número três” ou “terceiro Vaticano”, considerando-se que o primeiro era o Vaticano propriamente dito e o segundo era a residência pontifícia de Castel Gandolfo.

A Policlínica Gemelli acabou se consolidando como o “hospital dos Papas“. De fato, uma parte do seu 10º andar está reservada especificamente para o atendimento dos pontífices. O quarto que habitualmente foi usado por São João Paulo II é o mesmo em que agora está internado o Papa Francisco. Ele pode ser visto da rua e é facilmente identificável pelos transeuntes por causa das suas cinco janelas com persianas brancas. A relação do hospital com os Papas é tão forte que existe uma estátua de mármore de São João Paulo II na entrada das instalações.

São João Paulo II, por outro lado, não foi ao Gemelli somente na qualidade de paciente. Além das internações, ele fez questão de visitar o hospital em três ocasiões:

- Em 1984, ele celebrou a Santa Missa no pátio do hospital por ocasião do 25º aniversário de falecimento do padre Agostino Gemelli, fundador da instituição;

- Em 1988, ele foi abençoar a nova unidade de terapia intensiva cardíaca;

- Em 2000, ele participou da inauguração do ano acadêmico 2000-2001 da Universidade Católica.
Sobre o hospital Gemelli

O hospital policlínico Agostino Gemelli é um centro de excelência em saúde e tem vínculos antigos com os pontífices.

Em 1934, o Papa Pio XI doou 37 hectares na colina de Monte Mario para a fundação da Faculdade de Medicina da Universidade Católica do Sagrado Coração. Em 1961, São João XXIII inaugurou a Faculdade de Medicina. Em 1964, o Hospital já recebia os primeiros pacientes. Em 17 de junho de 1976, na festa de Corpus Christi, o Papa São Paulo VI celebrou a Santa Missa na praça em frente ao hospital.

 

Hospital Gemelli em Roma
Ma. Paola Daud


Aliás, São Paulo VI e Bento XVI nunca deram entrada no Gemelli como pacientes. Bento, no entanto, recebeu várias vezes a comunidade da Faculdade de Medicina e do Hospital Gemelli e foi à policlínica para visitar o irmão, pe. Georg Ratzinger, então hospitalizado. Ele também visitou o hospital para abrir o ano acadêmico 2005-2006 da Universidade Católica, em evento realizado no auditório da Faculdade de Medicina.


Fonte: www.aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.748.163
Visitas Únicas Hoje: 1.485
Usuários Online: 361