espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 16382 - Fim de uma pandemia em Palermo foi atribuído à Santa Rosália
Artigo visto 540




Visto: 540
Postado em: 10/09/21 às 10:08:32 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=16382
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Como forma de agradecimento, os moradores construíram um santuário dedicado à santa

As visitantes da cidade siciliana de Palermo não podem deixar de ir ao santuário construído em homenagem à padroeira local, Santa Rosália. O santuário imponente foi construído dentro de uma caverna natural no Monte Pellegrino, uma colina imponente com vista para Palermo que inspirou muitos escritores e artistas, incluindo o poeta alemão do século 19 Johann Wolfgang von Goethe.

A primeira evidência de um templo cristão no Monte Pellegrino remonta ao século 12. No entanto, foi no século 17 que o santuário de Santa Rosália foi concluído.

Uma visão de Santa Rosália

De acordo com uma lenda local, o santuário foi construído depois que Santa Rosália ajudou os habitantes de Palermo a combater a praga.

Em 1624, um barco com presentes para o vice-rei da Sicília veio da Tunísia e ancorou no porto da cidade. As autoridades alertaram o vice-rei que as pessoas no navio estrangeiro provavelmente estavam infectadas com a peste e sugeriram um período de quarentena para todos a bordo.

Entretanto, o vice-rei Emanuele Filiberto ignorou os avisos, pois estava ansioso para receber os presentes exóticos. Poucas semanas depois, o governo declarou oficialmente uma emergência pandêmica em Palermo. A praga havia invadido a cidade.

 

O santuário de Santa Rosalia foi construído depois que Santa Rosalia ajudou os moradores de Palermo a combater a praga.



Uma visão de Santa Rosália

Girolama La Gattuta, uma moradora local, escalou o Monte Pellegrino e teve uma visão: Santa Rosália apareceu e revelou o local onde seus ossos haviam sido enterrados. Poucas semanas depois, uma expedição foi pesquisar o local indicado pela mulher. Para a surpresa de todos, alguns ossos humanos brancos e brilhantes estavam entre as rochas. Poucos minutos após a descoberta, um forte cheiro de flores começou a inundar a montanha. A equipe levou os ossos para Palermo, e o arcebispo Giannettino Doria atestou a origem deles.

 

PORTO E MONTANHA
O santuário imponente foi construído dentro de uma caverna natural localizada no Monte Pellegrino, uma colina imponente com vista para Palermo


Um santuário como forma de agradecimento

Um ano depois, em 9 de junho de 1625, a cidade organizou uma procissão em homenagem a Santa Rosália, carregando seus ossos. A pandemia devastadora começou a desaparecer e, alguns meses depois, Palermo conseguiu acabar com a praga. Em um sinal de gratidão, a cidade construiu o lindo santuário, que ainda hoje se ergue sobre Palermo.

Visitar o santuário é uma experiência única. A pequena fachada despretensiosa revela uma igreja elaboradamente decorada e um convento escavado a 25 metros na montanha. Estátuas de mármore, altares e crucifixos destacam-se das paredes de rocha, fazendo parecer que a igreja se desenvolveu naturalmente a partir do interior da montanha.

Longe de ser apenas uma atração turística, o santuário é um local ativo de adoração com milhares de pessoas subindo a montanha todos os dias para orar. Todos os anos, no dia 4 de setembro, dia da festa de Santa Rosália, dezenas de milhares de pessoas vão descalças até a igreja para mostrar seu respeito à santa que ajudou a combater a peste.

saint rosalia church
 

O santuário está aberto aos visitantes todos os dias das 8h às 20h, com ônibus de transporte público que circulam regularmente do centro de Palermo. As missas acontecem às 9h00, 11h00 e 18h00, de segunda a domingo, e às 11h00 e às 18h00 aos domingos.


Fonte: aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.862.414
Visitas Únicas Hoje: 458
Usuários Online: 444