espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 16415 - Por que o corpo de São Francisco ficou escondido por quase 6 séculos
Artigo visto 320




Visto: 320
Postado em: 05/10/21 às 08:59:08 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=16415
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Um mistério que deu origem a várias histórias e lendas infundadas

São Francisco morreu em Assis, em 3 de outubro de 1226. Foi sepultado na igreja de São Jorge. Dois anos depois, ocorreu a sua canonização e o lançamento da pedra fundamental da basílica destinada a ele, também em Assis.

Em 1230, quando a basílica estava quase pronta, seu corpo foi trasladado para lá. Foi aí que surgiram inúmeras histórias e lendas sobre o “paradeiro” dos restos mortais do santo padroeiro dos animais.

Mas por que tanta confusão?

O que gerou tantas dúvidas e especulações foi o fato de o corpo de São Francisco ter sido sepultado em um lugar desconhecido dentro da basílica. A medida visava proteger o corpo de possíveis invasores, além de evitar danos aos restos mortais e a retirada de relíquias.

Para se ter ideia, como os fiéis não sabiam onde estavam os restos mortais, muitos saíram dizendo, inclusive, que São Francisco tinha ressuscitado.

O túmulo escondido de São Francisco

Diante de tantos questionamentos sobre onde estava a sepultura de São Francisco, o Cardeal Paolo Emilio Sfrondati determinou a busca pelo corpo. Entretanto, frades e fiéis convenceram o Papa Paulo V a assinar, em 1607, uma bula de proteção aos restos mortais do santo.

No entanto, no início do século XIX, o Papa Pio VII deu aos católicos a permissão para procurar o corpo.

Em artigo no jornal do Vaticano – L’Osservatore Romano -, Dom Felice Accrocca, historiador e especialista em estudos franciscanos, relatou como as buscas ao corpo aconteceram:

“A busca do corpo, que parecia impossível, começou novamente em 1806, quando o ministro geral dos Frades, Nicola Papini, com a ajuda de alguns frades, a conduziu no mais absoluto em segredo, trabalhando à noite e ocultando de manhã o rastro da busca, uma nova escavação. Entretanto, o avanço das tropas napoleônicas no território do Estado pontifício impediu esta obra e fez com que tudo fosse adiado para outros momentos melhores”.

Segundo o especialista, as equipes encontraram os restos mortais de São Francisco em 12 de dezembro de 1818.

Onde estava o corpo?

O corpo foi encontrado em um túnel sob o altar da basílica inferior. Estava em um sarcófago de pedra bruta de 1,2 tonelada, coberto com grande quantidade de barras de ferro. Tudo isso dificultava o acesso a ele.

Diz-se também que junto ao corpo estavam 12 moedas de prata, 29 grânulos, um anel, um pedaço de ferro, e uma pedra sobre a qual a cabeça de Francisco descansava.

Os restos mortais foram trasladados para o sepulcro público da basílica, que é aberto aos visitantes.

A Basílica de São Francisco

Visitar a Basílica de São Francisco em Assis, na Itália, é uma experiência ímpar. A igreja foi tombada como patrimônio da humanidade pela Unesco. Encontra-se no mesmo local onde o santo quis ser sepultado: uma colina que, na época medieval, tinha o nome de Collis Inferni (Colina do Inferno), pois ali eram enterrados os corpos dos condenados à morte. Depois, a colina recebeu o nome de Collis Paradisi (Colina do Paraíso).

A Basílica é uma fusão dos estilos arquitetônicos romântico e gótico. São dois níveis: o superior está enriquecido com importantes afrescos, entre eles, as 28 cenas que contam a vida de São Francisco e que foram pintadas por Giotto.

Já a basílica inferior é mais escura e silenciosa, um convite à meditação. E nao poderia ser de outra forma, já que lá está a cripta com os restos mortais de São Francisco.

Diante da tumba, há uma lâmpada que sempre fica acesa. Quem visita o local, pode acender uma vela e escrever uma oração ao santo.

 


Fonte: www.alteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!



Total Visitas Únicas: 9.182.107
Visitas Únicas Hoje: 164
Usuários Online: 144