Papa: São José pode nos guiar para vencer crise mundial
Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 16452 - Papa: São José pode nos guiar para vencer crise mundial
Artigo visto 103




Visto: 103
Postado em: 18/11/21 às 11:40:36 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=16452
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


José é um "mestre do essencial" e nos lembra de dar importância àquilo que os outros descartam

O Papa Francisco começou nesta quarta-feira, 17, mais um ciclo de catequeses nas suas audiências semanais, agora destacando São José como tema central.

Ele contextualizou a escolha recordando que no próximo dia 8 de dezembro celebraremos 151 anos da proclamação de São José como padroeiro da Igreja universal, por iniciativa do Papa Beato Pio IX realizada em 1870. Por ocasião do 150º aniversário dessa proclamação, no ano passado, Francisco deu início ao Ano Especial de São José, que ainda estamos vivendo. O pai adotivo de Jesus e esposo de Maria “pode ser apoio, conforto e orientação para nós”, disse Francisco, “neste tempo marcado por uma crise global com diferentes componentes”.

O nome José, em hebraico, quer dizer “Deus aumente, Deus faça crescer”, recordou o Papa, ressaltando que São José “é um homem cheio de fé na Providência: acredita na Providência de Deus, tem fé na Providência de Deus. Toda a sua ação, narrada no Evangelho, é ditada pela certeza de que Deus ‘faz crescer’, de que Deus ‘aumenta’, de que Deus ‘acrescenta’, isto é, de que Deus providencia a continuação do Seu desígnio de salvação”.

Francisco observou que “o Filho de Deus não escolheu Jerusalém como o lugar da Sua encarnação, mas sim Belém e Nazaré, duas aldeias periféricas, longe do clamor da crônica e do poder da época (…) O que é periférico e marginalizado é predileto de Deus. Não levar a sério esta realidade equivale a não levar a sério o Evangelho e a obra de Deus, que continua se manifestando nas periferias geográficas e existenciais. Jesus vai sempre às periferias. E isto deve dar-nos muita confiança, pois nosso Senhor conhece as periferias do nosso coração, as periferias da nossa alma, as periferias da nossa sociedade, da nossa cidade, da nossa família, aquela parte um pouco obscura que não mostramos, talvez por vergonha. Neste sentido, a sociedade daquela época não é muito diferente da nossa. Hoje também há um centro e uma periferia. E a Igreja sabe que é chamada a anunciar a boa nova a partir das periferias”.

O Papa então destacou o papel de São José nessa perspectiva do plano de Deus: “José, que é um carpinteiro de Nazaré e que confia no plano de Deus para a sua jovem noiva e para si mesmo, recorda à Igreja que ela deve fixar o olhar naquilo que o mundo ignora deliberadamente. Ele recorda a cada um de nós que temos que dar importância ao que os outros descartam. Ele é verdadeiramente um mestre do essencial: nos lembra que o realmente valioso não atrai a nossa atenção, mas requer um discernimento paciente para ser descoberto e valorizado”.


Fonte: aleteia.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.938.654
Visitas Únicas Hoje: 811
Usuários Online: 196