espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 1697 - Santarém - Pa - Mais fotos e nada das águas baixarem
Artigo visto 5506




Visto: 5506
Postado em: 06/06/09 às 21:55:37 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=1697
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Rio supera o cais e invade Avenida Tapajós


Ondas chegaram a um metro de altura

Santarém - Temporal que atingiu Santarém nesta terça-feira (02) assustou quem estava na orla. Fúria das águas e ventania deixou donos de embarcações em alerta.

A mudança no clima no final da tarde de ontem, surpreendeu quem estava em frente à cidade. As ondas chegaram a atingir um metro de altura e avançaram sobre o cais de arrimo indo parar na Avenida Tapajós que teve seu nível novamente elevado.

Mesmo com a intensidade das águas muitos barcos continuaram atracados no local. As estacas de ferro fincadas no cais evidenciaram ainda mais a fragilidade da estrutura de concreto que tem mais de 20 anos e ameaça desabar.

De acordo com o comandante Evandro Oliveira, da Delegacia Fluvial de Santarém, o temporal só não causou maiores problemas porque boa parte das embarcações já estava ancorada do outro lado do rio, no Igarapé do Padre.

“A orientação para os comandantes que navegam nos rios da bacia amazônica é que assim que começar um temporal, em especial aqueles que vêm acompanhados de fortes ventos que procurem imediatamente um abrigo. Se estiverem no meio do rio que procurem a margem para amarrar as embarcações.” Explicou.

Ainda segundo Oliveira, o temporal que ocorreu nesta terça é definido com um dos mais perigosos para a navegação, uma vez que é formado por ventos oriundos do Oceano Pacífico que entram na Amazônia através dos Andes.

“Em território brasileiro os ventos ganham uma intensidade ainda maior. Aqui podem trazer muito mais prejuízos. Para se ter uma idéia da força desses ventos basta lembrar o temporal que atingiu Santarém em setembro de 2007, quando diversos barcos foram a pique e um homem morreu.” Disse.

Apesar da intensidade nenhuma ocorrência foi registrada durante o temporal.

“Foi tudo tranqüilo, haja vista que assim que o tempo começou a ser formar com banzeiros em frente à orla de Santarém os comandantes de embarcações procuraram logo abrigo.”Finalizou o comandante.


Fonte: notapajos.com



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.852.792
Visitas Únicas Hoje: 1.116
Usuários Online: 321