Cardeal Urosa acusa Chávez de querer tirar Deus das escolas
Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 2130 - Cardeal Urosa acusa Chávez de querer tirar Deus das escolas
Artigo visto 2319




Visto: 2319
Postado em: 11/08/09 às 21:04:31 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=2130
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


CARACAS, 10 Ago. 09 / 09:26 am (ACI).- O Arcebispo de Caracas e Primado da Venezuela, Cardeal Jorge Urosa Savino, assinalou aos meios locais logo depois de presidir uma Missa na Paróquia São Agustín de Guacara, que “o Governo Nacional tem uma atitude extremamente negativa, ao querer tirar a religião e a Deus das escolas”.

Em uma frontal crítica ao projeto de lei de Educação, que elimina a religião e concede ao estado poderes quase absolutos na educação dos menores venezuelanos, o Cardeal Urosa Savino assinalou que “as famílias cristãs e educadores católicos, devem exigir firmemente que se inclua sem dúvida alguma, a possibilidade de que os meninos recebam nas escolas a religião que professem seus pais”.

A Lei de Educação, explicou o Cardeal, “é uma disposição redigida em termos muito ambíguos, na qual se consagra a figura de um Estado que monopoliza a educação e no articulado da mesma não se define a legitimidade nem os direitos que têm sociedades intermédias como a Igreja e organizações de cidadãos, para dirigir centros de educação privada”.

A nova política, ademais, “elimina a religião nas escolas, porque não reitera o artigo 50 da atual Lei Orgânica de Educação vigente, o qual afirma que os pais e representantes têm direito a que seus filhos recebam na educação primária, duas horas de educação religiosa no currículo escolar”.

“O que não se menciona na referida lei é porque está fora; inclusive, faz-se a afirmação de que o Estado é leigo e a educação deve ser leiga, o qual é um conceito que embora possua uma acepção positiva como o fato de que não propícia a uma religião específica, é um conceito ultrapassado de oposição à religião que vem da Revolução Francesa”, explicou também o Cardeal.

“É um fato demonstrado antropologicamente, que a religião é parte integrante da existência humana, e portanto, a sociedade como tal tem direito a praticá-la”, disse o Arcebispo; ao explicar que na Venezuela “é um direito adquirido que as crianças recebam educação religiosa nas escolas”.

O Cardeal Urosa censurou finalmente “a celeridade, rapidez e aprovação de artigos em horas da madrugada, não é respeitar ao povo nem a vontade popular, pois todas as exigências que têm feito os bispos em repetidos documentos e reuniões sustentadas com a Comissão de Educação da Assembléia Nacional, não se respeitaram embora expressem direitos plenamente adquiridos sobre a educação religiosa nas instituições educativas”.



Data da publicação: 10/08/2009


www.cleofas.com.br



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.835.307
Visitas Únicas Hoje: 1.274
Usuários Online: 219