espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 3570 - Apesar de desaprovar: Presidente Checo assinou Tratado de Lisboa que pode agora avançar
Artigo visto 2946




Visto: 2946
Postado em: 05/11/09 às 22:36:49 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=3570
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


“Anuncio que assinei o Tratado de Lisboa pela República Checa hoje às 15h00″, disse o presidente numa conferência de imprensa transmitida em directo pela televisão pública do país. Chega assim ao fim o processo de ratificação pelos 27 Estados-membros do documento reformador das instituições da União Europeia.

Era o passo final que faltava para que o Tratado de Lisboa pudesse avançar. A aprovação pela República Checa esteve dependente de alterações exigidas pelo país quanto à aplicação da Carta dos Direitos Fundamentais, que foram ultrapassadas na quinta-feira, durante um encontro dos líderes europeus.Após a deliberação positiva, esta manhã, do Tribunal Constitucional checo sobre a constitucionalidade do Tratado de Lisboa, restava a assinatura de Vaclav Klaus, que acabou por acontecer esta tarde.

“Esperava esta decisão do Tribunal Constitucional e respeito-a, embora a desaprove fundamentalmente”, disse. “Com a entrar em vigor do Tratado de Lisboa a República Checa deixa de ser um Estado soberano”, argumentou Vaclav Klaus.

Tratado “simbolicamente liga Portugal ao projecto europeu”

O ministro português dos Negócios Estrangeiros revelou “grande satisfação pelo facto de o Tratado ter sido finalmente ratificado por todos os Estados-membros”. Luís Amado considera que o documento é “uma boa solução para a Europa, no momento difícil em que se encontra e em que grandes expectativas recaem sobre a Europa”.

“Hoje estamos no coração do projecto europeu e a circunstância de termos um Tratado que, simbolicamente, nos associará para sempre, representa também o culminar de um intenso trabalho político e diplomático de sucessivos governos que se empenharam em fazer de Portugal um país europeu e moderno”, acrescentou o ministro.

“O importante” agora “é negociar sob os auspícios da presidência sueca as condições para que o Tratado possa entrar em vigor em Janeiro de 2010, como foi decidido por todos os chefes de Estado e de governo e no Conselho Europeus”, acrescentou.

fonte: TV1 -RTP


Fonte: http://fimdostempos.net/presidente-checo-assinou-tratado-lisboa.html



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.826.563
Visitas Únicas Hoje: 952
Usuários Online: 270