Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 3621 - Papa a bispos italianos: “questão de Deus” é prioridade
Artigo visto 2683




Visto: 2683
Postado em: 11/11/09 às 06:03:04 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=3621
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Destaca a urgência educativa e os sacerdotes

Por Inma Álvarez

ASSIS, terça-feira 10 de novembro de 2009 (ZENIT.org).- O Papa afirma, em sua mensagem aos bispos italianos reunidos em sua 60ª Assembleia Geral em Assis, que o maior desafio da Igreja neste momento é “voltar a apresentar Deus” a um mundo que se esqueceu d’Ele.

A mensagem, divulgada hoje pela Santa Sé, está dirigida ao cardeal Angelo Bagnasco, presidente da Conferência Episcopal Italiana, e aponta dois grandes temas: a educação e o ministério sacerdotal.

Ambos os aspectos foram apresentados como relacionados entre si, frente à nova evangelização.

Com relação à urgência educativa, que o Papa qualificou como “sinal dos tempos”, trata-se de um desafio que “atravessa todos os setores da Igreja e exige enfrentar com decisão as grandes questões do tempo contemporâneo”.

Estas questões são, afirmou, “a relativa à natureza do homem e à sua dignidade – elemento decisivo para uma formação completa de pessoa – e a ‘questão de Deus’, que parece o mais urgente em nossa época”.

Retomando seu próprio discurso pronunciado na catedral do Vale de Aosta no dia 24 de julho de 2009, o Papa afirmou que “quando falta Deus, quando se prescinde de Deus, quando Deus está ausente, falta a bússola para mostrar o conjunto de todas as relações para encontrar o caminho, a orientação sobre aonde ir”.

“Deus! Devemos levar outra vez a este nosso mundo a realidade de Deus, dá-lo a conhecer e torná-lo presente”, acrescentou.

O Papa instou os bispos italianos a “colocar a formação das novas gerações no centro da atenção e do empenho de cada um, segundo as respectivas responsabilidades e no quadro de uma ampla convergência de intenções”.

“A educação é uma exigência constitutiva e permanente da vida da Igreja”, reafirmou.

Ano Sacerdotal

Em conexão com a questão educativa, o Papa sublinhou a necessidade de reviver o ministério sacerdotal, pois “é necessário que nós, em primeiro lugar, queridos irmãos bispos, com todo o nosso ser, sejamos adoração vivente, dom que transforma o mundo e o restitui a Deus”.

“Esta é a mensagem profunda do Ano Sacerdotal, que constitui uma ocasião extraordinária para ir ao coração do ministério ordenado, reconduzindo à unidade, em cada sacerdote, a identidade e a missão.”

Recordou que a história da Itália “é também a história de uma inumerável multidão de sacerdotes que se inclinaram sobre as feridas de uma humanidade extraviada e sofredora, fazendo de si mesmos uma oferenda de salvação”.

“Espero que possais recolher abundantes frutos desta oração e meditação comum sobre o dom do sacerdócio, que brota do coração de Cristo para a salvação do mundo.”

Exéquias

Com relação aos demais temas da agenda da Assembleia, o Papa falou sobre a questão do Meridione, das relações entre o norte e o sul da Itália e do desenvolvimento deste último, e também da nova edição italiana do ritual de exéquias.

“O momento das exéquias constitui uma importante ocasião para anunciar o Evangelho da esperança e manifestar a maternidade da Igreja”, advertiu o Papa.

“Em uma cultura que tende a eliminar o pensamento da morte, quando inclusive não deixa de exorcizá-la, reduzindo-a a espetáculo ou transformando-a em um direito, é dever dos crentes projetar sobre este mistério a luz da revelação cristã”, concluiu.


Fonte: www.zenit.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.691.201
Visitas Únicas Hoje: 1.336
Usuários Online: 225