espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 3656 - Beatificação de João Paulo II: entre rumores e certezas
Artigo visto 2927




Visto: 2927
Postado em: 22/11/09 às 11:23:34 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=3656
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Não há data prevista para a beatificação

Por Jesús Colina

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 19 de novembro de 2009 (ZENIT.org).- Nas últimas semanas, multiplicaram-se os artigos de órgãos de imprensa e posts de blogs nos quais se anunciavam datas para a beatificação de João Paulo II. Na verdade, por enquanto, não são mais do que suposições ou cálculos de especialistas.

O cardeal Stanislaw Dziwisz, arcebispo de Cracóvia, durante 40 anos seu secretário particular, de visita na Argentina, respondia na quarta-feira: “Tudo depende do Papa”.

As informações se multiplicaram por ocasião da reunião de cardeais e bispos que se realizou no dia 16 de novembro na Congregação para as Causas dos Santos, para pronunciar-se sobre a heroicidade das virtudes de Karol Wojtyla.

Dado que o voto dos participantes está submetido ao segredo pontifício, perguntar ou publicar o resultado significa colaborar na violação desse segredo.

Segundo o processo das causas dos santos, no caso de que o resultado tenha sido positivo, corresponde ao Papa agora assinar o decreto de virtudes heroicas. Em caso de que tudo tenha seguido um itinerário positivo, segundo o calendário, o decreto poderia ser publicado em dezembro.

Se for assim, João Paulo II receberia o título de “venerável”. Trata-se de um passo importante, mas não decisivo, para sua elevação aos altares. Depois será preciso analisar um milagre atribuído à sua intercessão depois de falecido, por parte de uma comissão médica, uma comissão de teólogos e uma comissão de cardeais.

Somente depois do parecer positivo destas 3 comissões, Bento XVI poderia assinar o decreto de reconhecimento do milagre, que abriria as portas para a beatificação de João Paulo II.

Segundo informações de imprensa, que haveria de confirmar quando se der o novo passo no processo, parece que o milagre que está sendo apresentado pela postulação é o experimentado por uma religiosa francesa que foi curada inexplicavelmente de Parkinson (a mesma doença de Wojtyla).

Quanto tempo pode levar cada um dos passos deste processo? Ninguém pode saber. Os especialistas em informação vaticana podem fazer cálculos comparando outros casos, mas não são mais do que cálculos.

De fato, o processo está seguindo o itinerário habitual, pois Bento XVI só o eximiu do período de espera de 5 anos para abrir a causa, como havia acontecido também no caso da Madre Teresa de Calcutá.

O cardeal Dziwisz afirmou que nem ele nem seus irmãos bispos estão fazendo pressões. “Não queremos apressar o Papa; ele deve analisar bem, porque ele também está unido à figura de João Paulo II”, esclareceu em uma coletiva de imprensa na pinacoteca da nunciatura apostólica em Buenos Aires.

A quem lhe perguntou se João Paulo II realizou milagres em vida (que não são analisados no processo como condição para a beatificação), o purpurado polonês respondeu: “Disso não podíamos falar, era proibido, mas já morto, há muitas coisas registradas e documentadas”.

O arcebispo de Cracóvia deu o exemplo de um bispo que foi curado de câncer e disse que alguns atribuíram o milagre a João Paulo II; este, ao ouvir o relato, interrompeu-o, dizendo: “Não é obra do homem, é obra de Deus”.




Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!




Total Visitas Únicas: 9.849.607
Visitas Únicas Hoje: 1.468
Usuários Online: 307