Papa apresenta a esperança de Jesus a um mundo em crise
Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 3914 - Papa apresenta a esperança de Jesus a um mundo em crise
Artigo visto 2285




Visto: 2285
Postado em: 26/12/09 às 22:15:47 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=3914
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


Em sua mensagem de Natal


CIDADE DO VATICANO, sexta-feira, 25 de dezembro de 2009 (ZENIT.org).- Bento XVI apresentou em sua mensagem de Natal a esperança representada pelo nascimento de Deus feito homem, Jesus, a uma humanidade que ainda sente crise econômica, social e moral.

Sua mensagem, pronunciada ao meio-dia do balcão da fachada da basílica vaticana, antes de felicitar pelo Natal em 65 idiomas e de dar sua bênção “urbi et orbi”, foi escutada e aplaudida por dezenas de milhares de pessoas congregadas na praça de São Pedro.

A Igreja, assegurou, “oferece ao mundo Jesus, o Filho, que Ela própria recebeu em dom e que veio para libertar o homem da escravidão do pecado”.

“Não O guarda para si: oferece-O a quantos O procuram de coração sincero, aos humildes da terra e aos aflitos, às vítimas da violência, a quantos suspiram pelo bem da paz.”

Deste modo, dirigindo-se “à família humana profundamente marcada por uma grave crise, certamente econômica mas antes ainda moral, e por dolorosas feridas de guerras e conflitos”, assegurou que a Igreja volta a apresentar no recém-nascido de Belém “nossa esperança”.

E esta mensagem a aplicou em primeiro lugar à Terra Santa, “para convidar os seus habitantes a abandonarem toda a lógica de violência e represália e a comprometerem-se com renovado vigor e generosidade no caminho para uma convivência pacífica”.

Logo dirigiu-se aos demais países do Oriente Médio, com esta pergunta: “Como não pensar na atribulada situação do Iraque e no «pequenino rebanho» de cristãos que vive na região?”

“Às vezes sofre violências e injustiças, mas está sempre disposto a oferecer a sua própria contribuição para a edificação da convivência civil contrária à lógica do conflito e rejeição do vizinho.”

Então o bispo de Roma deu uma volta ao mundo com o pensamento, desejando que em todas as partes ressoe a mensagem que Cristo traz no Natal.

Sua palavra passou pelo Sri Lanka, a península coreana e as Filipinas, para ser “fermento de reconciliação e de paz”.

No continente africano, implorou “o fim de toda a prepotência na República Democrática do Congo”; convidou “os cidadãos da Guiné e do Níger ao respeito dos direitos de cada pessoa e ao diálogo”; pediu “aos de Madagascar pede para superarem as divisões internas e acolherem-se reciprocamente”. A todos, lembrou “que são chamados à esperança, não obstante os dramas, provações e dificuldades que continuam a afligi-los”.

Na Europa e na América do Norte, a mensagem de Natal exige “superar a mentalidade egoísta e tecnicista, a promover o bem comum e a respeitar as pessoas mais débeis, a começar daquelas ainda por nascer”.

Mencionou a situação de Honduras, para alentar “a retomar o caminho institucional”; e a de toda América Latina, para lançar um “apelo ao respeito dos direitos inalienáveis de cada pessoa e ao seu desenvolvimento integral, anúncio de justiça e fraternidade, fonte de unidade”.

“Numa palavra –concluiu–, a Igreja anuncia por toda a parte o Evangelho de Cristo, apesar das perseguições, as discriminações, os ataques e a indiferença, por vezes hostil, mas que lhe consentem de partilhar a sorte do seu Mestre e Senhor.”

Ao felicitar pelo natal em língua portuguesa, o Papa disse: “Feliz Natal para todos, e que a Luz de Cristo Salvador ilumine os vossos corações de paz e de esperança!”


Fonte: zenit.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.988.310
Visitas Únicas Hoje: 841
Usuários Online: 209