Tumba em Jerusalém confirmaria autenticidade do Santo Sudário
Espacojames



Página Inicial
Listar Destaque




Artigo N.º 4054 - Tumba em Jerusalém confirmaria autenticidade do Santo Sudário
Artigo visto 2464




Visto: 2464
Postado em: 13/01/10 às 07:11:24 por: James
Categoria: Destaque
Link: http://www.espacojames.com.br/?cat=41&id=4054
Marcado como: Artigo Simples
Ver todos os artigos desta Categoria: Destaque


É o que afirma César Barta, físico do Centro Espanhol Sindologia

Por Nieves San Martín

MADRI, terça-feira, 12 de janeiro de 2010 (ZENIT.org). – A “Tumba do Sudário”, recentemente descoberta em Jerusalém, confirmaria a autenticidade do Santo Sudário. É o que afirma o físico do Centro Espanhol Sindologia, César Barta.

 

Arqueólogos da Universidade Hebraica encontraram, recentemente, fragmentos de um sudário numa tumba da primeira metade do século I, no cemitério de Haceldama, o “Campo de Sangue” que teria sido comprado com as 30 moedas recebidas por Judas. A tumba está localizada no vale inferior do Hinnon, ao lado do túmulo de Anna, sogro de Caifás, o que parece indicar que se tratava de uma pessoa de família nobre ou sacerdotal.

Segundo o especialista em tecidos antigos Orit Shamir, os tecidos utilizados para envolver o corpo são de boa qualidade, condizentes com uma pessoa de posses, mas ainda assim muito menos elaborado que o tecido do Santo Sudário de Turim.

O estudo foi publicado no periódico PloS ONE Journal, apresentando a descoberta como uma evidência que colocaria em dúvida a autenticidade do Sudário de Turim. Os autores “concluem que este último não corresponde à mesma época dos fragmentos encontrados na tumba.

Mas César Barta discorda. “Somente uma interpretação parcial e tendenciosa poderia levar a essa conclusão”, explicou o físico a ZENIT.

Os autores do artigo intitulado “Molecular Exploration of the First-Century Tomb of the Shroud in Akeldama, Jerusalem” são de origem canadense, israelense, austrialiana, inglesa, norte-americana, e não mencionam o Sudário de Turim em seu estudo.

O objetivo principal do artigo foi demonstrar o sucesso de uma técnica experimental que, aplicada aos restos mortais encontrados na tumba, foi capaz de demonstrar que três dos corpos eram de tuberculosos e um deles era leproso.

Para Barta, tudo não passa de um mal-entendido, provocado pela identificação do material arqueológico das tumbas pelo rótulo “the tomb of the shroud”, “a tumba do sudário”, que faz menção ao fato de haver sido encontrado material têxtil – uma ocorrência muito rara.

A idéia de que o corpo de Jesus Cristo tenha sido envolto em um manto, de acordo com o costume judaico, não estava apoiada por qualquer evidência arqueológica. No entanto, no “túmulo do Sudário", foram encontrados indivíduos cobertos no interior da câmara, confirmando a prática, bem como o caráter definitivo da preparação mortuária.

A análise de traços de material orgânico presentes em todas as amostras de tecido confirma que estes cobriam todo o corpo. Vestígios de cabelos também confirmam a prática de cobrir a cabeça do morto.

De qualquer modo, o professor Shimon Gibson, um dos autores, disse à National Geographic que as diferenças nas confecções eram uma evidência de que o Sudário de Turim seria falso.

“Estes dados, ao contrário, suportam a autenticidade da relíquia de Turim”, disse Barta, acrescentando, ainda, que as diferenças na trama e textura dos tecidos quando comparados “não são suficientes para que se questione sua autenticidade”, até porque  “o tecido que constitui o Sudário de Turim é um exemplar único, não tendo sido encontrados tecidos similares nem da época de Cristo nem da Idade Média”.

 


Fonte: zenit.org



Ajude a manter este site no ar. Para doar clique AQUI!

Saiba como contribuir com nosso site:

1) - O vídeo não abre? O arquivo não baixa? Existe algum erro neste artigo? Clique aqui!
2) - Receba os artigos do nosso site em seu e-mail. Cadastre-se Aqui é grátis!
3) - Ajude nossos irmãos a crescerem na fé, envie seu artigo, testemunho, foto ou curiosidade. Envie por Aqui!
4) - Ajude a manter este site no ar, para fazer doações Clique aqui!

Lenço Branco de N. Senhora
Saiba o que é, como fazer e as orações necessárias.
Óleo de São Rafael e Santa Filomena
Saiba mais sobre este santo remédio em tempos difícies
As 15 Orações de Santa Brígida
As promessas de Jesus para a alma que rezar estas orações.
Jesus eu Confio em vós
Nada negarei a alma que às 3 hs da tarde recitar minhas orações
Devoção às Gotas de Sangue de Cristo
Será livrado das penas do Purgatório.
Para os irmãos protestantes
Foi no colo de uma mulher que Deus colocou toda esperança do mundo



Total Visitas Únicas: 8.748.179
Visitas Únicas Hoje: 1.501
Usuários Online: 359